09 junho 2011

COORDENADORIA DE POLITICAS PARA MULHERES FIRMA PARCERIA COM ESTADO

Durante os dias 23, 24 e 25 de maio a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal do Orçamento e do Planejamento participou do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres. Sediado em Brasília, o município esteve presente através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, representado pela Secretária Adjunta da Seplan e coordenadora da pasta, Rosilda Machado.

Promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o evento foi aberto pela ministra Iriny Lopes, da SPM, que ressaltou a importância da criação e atuação permanente das coordenadorias de políticas para mulheres em nosso país. O fórum reuniu coordenadorias de todo o Brasil, em Sergipe apenas 17 estiveram presentes.

De acordo com Rosilda Machado, o fórum impulsionou o trabalho da coordenadoria, que foi a terceira a ser implantada no estado destacando-se pela iniciativa. “Durante o encontro nós absorvemos muita informação, além da troca de experiência com representantes de outros municípios” disse.

O fórum abordou diversos assuntos entre eles os Compromissos e desafios na relação com outros poderes: reforma política, PPA e legislações específicas na construção de políticas para as mulheres, e o fortalecimento e atuação dos organismos de políticas para as mulheres, além dos debates e discussões.


Núcleo de Atendimento para Mulheres

No meado do mês de julho a Seplan em parceria com a Delegacia de São Cristóvão inaugurará a sala de atendimento para as mulheres, o que proporcionará mais agilidade e esclarecimento quanto as denúncias de abuso e até mesmo de agressão.

Segundo Rosilda Machado a sala, que funcionará diariamente em tempo integral, contará com atendimento psicológico e jurídico. “Nós já conversamos com o Governo do Estado, que nos disponibilizou todas as quintas-feiras atendimento com uma delegada da Delegacia da Mulher da capital, assim nós poderemos tratar os casos seriedade e profissionalismo” explica.

Além da sala de atendimento as mulheres também poderão contar, a partir de 1° de julho, com o apoio do Centro de Referência da Mulher de Aracaju. De acordo com a secretária adjunta os casos mais graves serão encaminhados pela coordenadoria ao Centro de Referência, onde serão acompanhados de perto pelo município de São Cristóvão.

Pré-Conferência

Com o objetivo de proporcionar igualdade e propagar o conhecimento pelos direitos adquiridos pelas mulheres a coordenadoria em parceria com a Emdagro, Sindicato das Trabalhadoras Rurais e a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social realizará pré-conferências em todo o município.

“A idéia é explica as mulheres que elas necessitam de um atendimento digno, pois muitas sofrem humilhações e maus tratos caladas e ao menos sabem a quem recorrer. Nós vamos em cada povoado, cada bairro não somente explicar como a mulher deve proceder, mas vamos também alertá-las e informar sobre o nosso trabalho” falou.

Em dezembro a coordenadoria participará da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, apresentará seu desempenho no município.

Texto e foto: Grazziele Santos