15 junho 2011

MARINETE DO FORRÓ ANIMA CRIANÇAS DO PETI

Trajados de caipira, com direito a bota, chapéu e pintura junina cerca de 150 crianças, que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) desfrutaram nesta manhã, 15, de um passeio pra lá de animado e diferente.
Distribuídos em três ônibus as crianças, acompanhadas dos responsáveis e profissionais do Peti visitaram os principais pontos turísticos da cidade de São Cristóvão. Enfeitados com balões de São João e bandeirolas coloridas os ônibus ganharam cara nova e em pouco tempo se transformaram na ‘Marinete do Forró do Peti’.
Para completar a festa trios de forró pé de serra, montados pelos próprios alunos, garantiram a animação em cada marinete. Tocando músicas do autêntico forró nordestino e canções que embalam os grupos folclóricos do município, os trios colocaram todo mundo para dançar.
Segundo a coordenadora do Peti, Sandra Lima, a atividade faz parte do planejamento do programa, que durante o mês de junho está trabalhando projeto “Sergipe tem Cultura”, cujo intuito é mostrar a diversidade cultural e as riquezas do nosso estado.
“A marinete é super animada. Ao som do forró pé-de-serra eles se divertem e aprendem um pouco mais sobre nossa cidade. Além, da integração com os demais colegas, que compõem as outras unidades do Peti. Essa atividade permitiu que nós reuníssemos todas as crianças” explicou Sandra.
A primeira parada da turma foi na Praça Patrimônio da Humanidade, a Praça São Francisco. Recepcionados pela secretária da inclusão e do desenvolvimento social, Carolina Pereira, as crianças deram um abraço simbólico na frente da igreja São Francisco e se esbaldaram ao som da zabumba e do triângulo.
Entusiasmada com o sucesso da marinete a secretária da inclusão falou que no próximo ano repetirá a dose e pretende estender o passeio aos demais programas.

Animação

Para as pequenas Joicilene Santos e Tainara Conceição, que pela primeira vez entraram numa ‘marinete’, o passeio não poderia ser melhor. “Eu estou amando tudo, a animação, a música, tudo está maravilhoso” confessou Joicilene.
Considerada pela turma uma das mais animadas a funcionária do Peti, Rosilda Santos, soltou a voz e comandou o grupo, que cantou e dançou forró durante todo o trajeto. Após a Praça São Francisco o grupo seguiu para o povoado Rita Cacete, onde os educadores explicaram a importância daquela comunidade para o desenvolvimento turístico de São Cristóvão e os vários benefícios que ela vem recebendo através da gestão municipal.
A atividade também contemplou os pais e responsáveis pelas crianças. Mãe de aluno, Maria José dos Santos, que sempre faz questão de participar das ações desenvolvidas pelo programa, disse que esse passeio possibilita a pessoas como ela, que trabalham diariamente e não tem muito tempo para interagir com os filhos, distração, descanso e mais participação na vida dos pequenos.
“Se eu tivesse que dar uma nota com certeza esse passeio ganharia nota mil” completa.
De volta a marinete o destino foi Bica dos Pintos e bairro Alto da Divinéia, sendo finalizado no Peti da sede.

Texto e foto: Grazziele Santos