28 junho 2011

PROJETO ‘VER E FALAR’ É LANÇADO NA CIDADE HISTÓRICA

Com o intuito de promover a interação e a troca constante de saber, a secretaria da Cultura e Turismo por meio da diretoria de turismo, lançou na manhã de ontem, 27, o projeto intitulado ‘Ver e Falar: construção dos saberes’.
Realizado na sala dos saberes, o projeto que conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu cerca de 20 artesãs, que atentas assistiram ao vídeo documentário chamado Trama Mineira.
Segundo a diretora de turismo, Silene Lazarito, o encontro será realizado a cada 15 dias, onde as artesãs sempre apreciarão um vídeo que relata a história de outras artesãs de diversas partes do país. Após a exibição, formando sempre uma roda, as mulheres discutem o que assistiram e trocam experiências.
“A partir da experiência relatada no vídeo, nós discutimos a nossa experiência, enaltecendo sempre as diversas formas utilizadas na construção de cada produto” explica.
A diretora de turismo informou ainda, que parte dos vídeos documentários que serão exibidos compõem o acervo do Iphan e da secretária da cultura, Aglaé Fontes, que gentilmente disponibilizou ao projeto.

Texto e foto: Grazziele Santos