06 junho 2011

SECTUR LANÇA PROJETO ENCONTRO NA PRAÇA








Na noite da última sexta-feira, 03, dezenas de sancristovenses comparecerem à Praça da Matriz para prestigiar a I edição do projeto Encontro da Praça. Idealizado pela Secretaria de Cultura e do Turismo, o projeto proporcionou, além, de boa música muitas atrações culturais.
Concentrados no centro da praça, diversos artesãos puderam expor suas peças e mostrar para todo seu talento. Peças de madeira enfeitadas com tecidos de chita serviram como vitrine para bijuterias com coco e bonecas de pano, confeccionadas no curso realizado pela Sectur.
Para os amantes das belas artes, telas e escultura de santos eram feitos em tempo real pelos artistas da terra. Todo o evento, como a apresentação de grupos folclóricos e show musicais foi exibido em tempo real através da Casa Curta-se, que montou um web site do evento, propagando a cultura local aos quatro ventos.
Valdelice Almeida trouxe os filhos e a afilhada para prestigiar o evento. Encantada com a arte do entalhador especializado em santo sacro, Nivaldo Oliveira, Valdelice falou que valeu a pena ter se dirigido à praça e espera que o projeto ocorra mais vezes.
“Achei tudo lindo, cada peça, quadro, tudo muito lindo, mas as peças entalhadas me chamaram mais atenção, se pudesse levaria todas para a minha casa” revela.
Muitos peças expostas na Praça da Matriz foram vencedoras de concursos, a exemplo da tela intitulada ‘Efeito Flores’, da artista Cidinha Carvalho, que estava exposta no Salão dos Novos 2011.
Muitos sancristovenses abriram mão da diversão de outros locais e apostaram no projeto que ganhou nota 10. “Eu sempre saio na sexta-feira, mas geralmente não fico em São Cristóvão. Quando soube do projeto resolvi ficar e vê como era, espero que continue por que eu particularmente amei” disse Adriana Lima.
Além dos sancristovenses, pessoas vindas de outras cidades prestigiaram o evento. Elissandra Barbosa veio da capital a convite de uma amiga e revelou não estar arrependida.
“A organização superou minhas expectativas. Vim com o intuito de agradar uma amiga, mas na verdade me surpreendi e pretendo não somente participar de outras edições, como também convidar outras pessoas para prestigiar” garantiu.
Todos os artistas que se apresentaram no projeto Encontro na Praça são da cidade de São Cristóvão. De acordo com a secretaria a intenção é proporcionar interação entre a população e os artesãos, revelando novos talentos e incentivando a cultura local.
O projeto acontecerá sempre na primeira sexta de cada mês.

Texto e foto: Grazziele Santos