03 junho 2011

INCLUSÃO REALIZA I CAMINHADA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão (Semides), através da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realizou ontem, 02, a I Caminhada de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Partindo da Praça da Bandeira, localizada na sede do município, crianças do Peti, adolescentes do Projovem e do Projeto “Jovens que Encantam” e idosos assistidos pelo Cras, saíram em caminhada levando cartazes, faixas e fôlderes, conscientizando a população sobre a importância da denúncia e da prevenção do abuso à infância e adolescência.

“Faça Bonito” é frase de destaque do folder que convoca todos a proteger as crianças e os adolescentes. No verso, orientações sobre como denunciar anonimamente um caso de abuso ou exploração sexual.

O material explicativo informa como identificar a situação de abuso sexual, enumerando sinais físicos (dilatação do hímen; sangramento; doenças sexualmente transmissíveis; gravidez; infecções e dores na região genital e abdominal) e indicadores sexuais (masturbação excessiva; conhecimento sexual que não condiz com a fase de desenvolvimento em que a criança/adolescente se encontra; comportamento explícito ou embotamento sexual).

À frente do batalhão composto pelas crianças, o carro de som anunciava a caminhada para toda a comunidade que compareceu em peso, ocupando portas e janelas, recebendo o material distribuído pelas crianças, onde o número 100 destaca a cidadania de quem não vai mais ter medo de denunciar casos de abuso ou exploração sexual.

As crianças apresentaram cartazes desenvolvidos em atividades de conscientização sobre os perigos e as formas de pedir socorro contra o abuso sexual. Através de desenhos, revelaram como as crianças se sentem quando são lesadas de seus direitos e quando sofrem diversos tipos de violência, o que foi representado pelo abuso sexual e pelo uso de drogas, uma temática que já é uma realidade e tem sido trabalhada através da rede de proteção do município (Cras, Creas, Conselho Tutelar e CAPS).

A caminhada seguiu pela Praça da Matriz, passando pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, indo até a Praça São Francisco, finalizando o plantio da primeira semente que germinou a flor do folder, conscientizando e munindo a população de ferramentas de combate ao abuso e exploração sexual.

Texto e foto: Yara Santos