30 junho 2011

DOMINGO TEM FINAL

No próximo domingo, dia 03 de julho, acontecerá a final do Campeonato Municipal de Futebol categoria sub 17, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, entre as equipes do Beira Rio e Matrix ( Alto da Divinéia). A competição teve início no mês de maio, contando com 11 equipes divididas em 3 chaves. Duas com 4 times e mais uma com 3. Para se chegar à final, aconteceram 21 jogos. O último confronto será o 22º e acontecerá no Campo do Limão, às 10 horas.
O campeão receberá troféu, medalhas e 800 reais em dinheiro e o vice, além de troféu e medalhas, 500 reais em dinheiro. Serão premiados ainda: o artilheiro, o melhor goleiro, o melhor atleta e o melhor árbitro.

Ascom/PMSC

SÃO CRISTÓVÃO PREPARA FESTA PARA ENTREGA DO TITULO

No próximo dia 08 de Julho, dia da emancipação política do estado, os sergipanos, em especial os sancristovenses terão muito a comemorar. O tão sonhado diploma de Patrimônio da Humanidade conferido à Praça São Francisco será entregue à comunidade.
Organizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, a festa que acontecerá a partir das 16h na Praça São Francisco, em São Cristóvão, promete emocionar e enaltecer o amor pela cultura sergipana.
Representando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que não poderá comparecer devido a outros compromissos no MinC, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, entregará o diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade ao governador Marcelo Déda.
Na oportunidade, Déda também fará a entrega da Ordem do Mérito Aperipê (a mais alta condecoração oferecida pelo Governo do Estado) a personalidades que contribuíram para que a Praça São Francisco se tornasse o 18º Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil. Uma delas é o próprio presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeidak, bem como o historiador sancristovense e diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata.
Além da entrega do diploma, haverá também o lançamento do selo e do carimbo comemorativos feitos pelos Correios e a abertura do Posto de Informações Turísticas, que prestará serviço de qualidade aos visitantes e à própria comunidade.

Texto: Grazziele Santos

28 junho 2011

PROJETO ‘VER E FALAR’ É LANÇADO NA CIDADE HISTÓRICA

Com o intuito de promover a interação e a troca constante de saber, a secretaria da Cultura e Turismo por meio da diretoria de turismo, lançou na manhã de ontem, 27, o projeto intitulado ‘Ver e Falar: construção dos saberes’.
Realizado na sala dos saberes, o projeto que conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu cerca de 20 artesãs, que atentas assistiram ao vídeo documentário chamado Trama Mineira.
Segundo a diretora de turismo, Silene Lazarito, o encontro será realizado a cada 15 dias, onde as artesãs sempre apreciarão um vídeo que relata a história de outras artesãs de diversas partes do país. Após a exibição, formando sempre uma roda, as mulheres discutem o que assistiram e trocam experiências.
“A partir da experiência relatada no vídeo, nós discutimos a nossa experiência, enaltecendo sempre as diversas formas utilizadas na construção de cada produto” explica.
A diretora de turismo informou ainda, que parte dos vídeos documentários que serão exibidos compõem o acervo do Iphan e da secretária da cultura, Aglaé Fontes, que gentilmente disponibilizou ao projeto.

Texto e foto: Grazziele Santos

27 junho 2011

SECRETARIA DA INCLUSÃO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO JUNINA

Durante dois dias a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência e da Assistência Social (Cras) comemorou os festejos juninos com os demais programas executados pela pasta.
A festa teve início na tarde da última terça-feira, 21, na Casa da Criança e reuniu diversos participantes dos programas, que acompanhados pelos familiares e responsáveis dançaram muito forró.
Já na quarta-feira, 22, a festa aconteceu no Ginásio de Esportes do conjunto Eduardo Gomes. Enfeitado com bandeirolas de todas as cores, balão junino e palhas de coqueiro e bananeira a quadra poliesportiva se transformou num verdadeiro arraial.
Para Carolina Oliveira, secretária da inclusão, a festa é um momento único, onde a interação entre os participantes dos programas e a equipe é posta em prática.
“Essa confraternização serve principalmente para mantermos viva nossa tradição e também para proporcionar um momento de lazer para nossos colaboradores” completou.
Trajados como manda o figurino, com direito a chapéu, camisa quadriculada, bota e vestidos de várias estampas, os pequenos se divertiram e proporcionaram muita alegria aos pais e demais familiares ao se apresentarem.
Sandra Vieira, ficou muito emocionada ao ver sua filha, Sandriane, que participa do Peti dançar e atuar na peça que homenageou a coordenadora Sandra Lima e a educadora Simone.
Entre as apresentações casamento caipira, dança do chinelo, cordel e coral vozes da esperança, e apresentações teatrais garantiram a animação. Além, do desfile de trajes juninos feito pelas participantes do grupo da melhor idade.
Ao término das apresentações, todos se deliciaram com um saboroso banquete junino preparado com muito amor pelas colaboradoras da secretaria.
A tarde seguiu ao som de muito forró de Joilson e banda, não deixando ninguém ficar parado nem mesmo o Prefeito Alex Rocha que fez questão de prestigiar a confraternização.

Texto e foto: Grazziele Santos

SECRETARIA DA CULTURA REALIZA PROJETO “CONVERSANDO COM AS MARIAS”

Na manhã da quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, através das direções de Turismo e Arte e Cultura, realizou a primeira edição do Projeto ‘Conversando com as Marias’, onde reuniu artesãs da Casa dos Saberes, já instalada na secretaria, e demais agentes culturais da comunidade, à qual as portas da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, mantém-se abertas.
A programação foi aberta pela diretora de Turismo, Silene Lazarito, que proferiu a palestra intitulada ‘O valor da comunidade para a atividade turística’. Explanada através de slides decorados com fotografias do patrimônio material e imaterial de São Cristóvão selecionados pela diretora de Arte e Cultura, Ana Molina, pontuou conceitos básicos do turismo, equipamentos para o desenvolvimento desta atividade, potencial turístico, oferta e demanda, comunidade e qualidade do atendimento.
A palestra deu o pontapé inicial para que as ‘Marias’ possam dar continuidade aos próximos encontros, de maneira que nesta primeira oportunidade, aprenderam conceitos de turismo e como a comunidade é importante para o desenvolvimento da atividade em São Cristóvão, rica em conjuntos arquitetônicos históricos, detentora da chancela de Patrimônio Mundial, concedida à Praça São Francisco pela Unesco.
No momento de interação, as cadeiras formaram uma roda e a conversa tomou diversos rumos, através do conhecimento daquelas que imortalizam a cultura da terra, passando-a de geração para geração através das artes ( pintura, bordado, costura, comidas e crendices populares), o que possibilitou a troca dos saberes, registrado pela secretária da Cultura, Aglaé D’ávila Fontes, para a posteridade.
Em meio às bonequeiras, bordadeiras, fazedoras de pé-de-moleque, redendê, patchwork e tantas outras artes, Terezinhas, Lurdinhas, Darcilenes, Madalenas, a secretária tornou-se uma das ‘Marias’ e receitou o seu chá de maracujá, que para ser feito é necessária o cozimento da fruta inteira bem lavada e cortada em cruz, com canela e cravo, além de açúcar a gosto, cozinhando e coando para o saboreio.
Entusiasmadas com a roda, a manhã deu espaço a receitas para arranjar casamento, chamar dinheiro, curar doenças renais, e respiratórias. O multiuso do tipi foi descoberto e todas se interessaram em trazer novas conversas.
As bonequeiras podem ser encontradas na Casa dos Saberes, instalada no térreo da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, onde produzem e expõem a sua arte, imortalizando as histórias, a cultura e a identidade da São Cristóvão quarta cidade mais antiga do país, do folclore, da miscigenação e patrimônio da humanidade.
O folder traz receitas e enfatiza que o ‘Conversa com as Marias’ fala de coisas que as pessoas gostam e, às vezes, ninguém diz o quanto é importante.

Texto e foto: Yara Santos

SEPLAN E DELEGADOS COMUNITÁRIOS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO 2012




Na noite da última quarta-feira, 22, a Secretária do Planejamento e Orçamento de São Cristóvão, Nélia Alves, recebeu delegados comunitários, para Audiência Pública sobre o Projeto de Lei Nº 013/2011 que estabelece as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2012. O encontro deu-se no Salão Sagrada Família, no Convento do Carmo.
Desde o ano de 2009, a atual administração, dentro de sua conjuntura, tem realizado o orçamento público precedido de planejamento participativo, debate e envolvimento da sociedade. Oportunidade em que são estabelecidas pela população suas demandas prioritárias e são eleitos os delegados comunitários.
De acordo com a secretária Nélia Alves, no ano de 2009, foram realizadas oito Oficinas Regionais de Planejamento Participativo e, em 2010, 52 Oficinas e oportunidades como essa, têm o objetivo de elaborar a proposta orçamentária para o exercício de 2012, através de audiências públicas a serem realizadas até 22 de agosto de 2011.
A intenção é avançar no processo de elaboração do orçamento público lhe conferindo transparência, coerência, empoderamento da comunidade local, legitimidade e racionalidade técnica na distribuição dos recursos orçamentários.
“Entre as dificuldades e atropelos, enxergo os avanços do orçamento na atual administração. Em São Cristóvão, são 270 delegados representantes de suas comunidades. As oficinas do orçamento geraram o PPA e a Seplan convidará os delegados para o curso de orçamento”, falou a secretária.
Após a fala inicial do gerente geral da CAT (Consultoria e Assessoria Técnica), Valmir dos Passos, sancristovense de coração, a audiência foi conduzida pelo consultor técnico da empresa, Erivander Aquino Silva, definindo significados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual (PPA), além da Lei de Orçamentária Anual (LOA), horizonte a ser traçado para 2012, possível através da participação da comunidade, das audiências públicas.
“Em 421 anos de fundação de São Cristóvão, é a primeira vez em que é apresentada LDO, sendo cumprida a Lei 10.257, que prevê a participação popular dentro de Sergipe. Em 2013, todos os municípios sergipanos serão obrigados a planejar e digitalizar as transações, citando objetivos dos contratos, prazos estabelecidos e custos-benefícios. A população precisa saber o destino dos seus impostos e todo planejamento precisa ser flexível, pois o que é prioridade hoje pode não ser mais amanhã”, disse o gerente.
Dentre os presentes, moradores do conjunto Maria do Carmo, localizado no bairro Rosa Elze, representantes da Associação dos Moradores do conjunto Luís Alves (AMCLA), comunicadores, conselheiros municipais, diretores de Postos de Saúde, a exemplo da diretora do Posto de Saúde do Povoado Parque Santa Rita, Maria Lúcia de Souza, representando a secretaria Municipal da Saúde, além do secretário Municipal da Comunicação, Pedro Rocha.
A LDO tem o mérito de submeter à soberania popular a definição das prioridades para a aplicação dos recursos públicos, o que fortalece o planejamento, apresentando anexo de metas fiscais, reserva para riscos fiscais, regras para o controle de custos e avaliação de resultados.
A questão da economia sancristovense, no que tange aos investimentos na Saúde, Educação, Alimentação e Moradia, a realidade do município de São Cristóvão foi apresentada aos presentes, através do exemplo de Canindé de São Francisco, que tem royalties do Petróleo, arrecada por meio da hidrelétrica, do Turismo, sendo que a população daquele município é menor do que a sancristovense, vindo a arrecadar muito mais em CPMF em um mês, do que a cidade histórica consegue em um ano, fazendo do FPM, a maior receita do município.
“São Cristóvão precisa gerar mais renda, desenvolvimento, enriquecer de maneira que haja um maior número de pessoas empregadas, ganhando melhor, se alimentando melhor e adoecendo menos”, resumiu a secretária do Planejamento.
A próxima audiência pública será realizada no dia 04 de agosto, no salão sagrada família, no Convento do Carmo, às 19h, onde toda a comunidade está convidada.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

22 junho 2011

SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZARÁ II CONFERÊNCIA MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realizará a II Conferência Municipal de Saúde de São Cristóvão, nos próximos dias 06 e 07 de julho, no salão paroquial dos Carmelitas.
As inscrições encontram-se abertas e poderão ser realizadas até o dia 30 de junho. A Conferência tem o objetivo de Impulsionar, garantir e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, elencados na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, a perspectiva de consolidação da Reforma Sanitária no Estado de Sergipe.
Também será avaliado o Sistema Único de Saúde - SUS e propostas condições para melhoria do acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; além da definição de diretrizes e de prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais, em especial o princípio da dignidade de pessoa humana; e, finalmente, o fortalecimento do Controle Social no SUS, assegurando as diversas formas de participação dos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Nos termos do § 4º, do art. 1º, da Lei n.º 8142/90, a representação na 2ª CONFMUS/SC será paritária em relação ao conjunto dos usuários, trabalhadores, representantes do governo e ou prestadores de serviços. sendo 100 o número total, serão 50 inscritos representantes dos usuários; 25% inscritos representantes dos profissionais de saúde; 20 inscritos representantes de gestores; 05 inscritos prestadores de serviços de saúde.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 06 de julho
Das 18h às 19h – Credenciamento
Às 19h - Leitura e aprovação do Regimento;
Às 20h - ABERTURA SOLENE
Às 20h30 - Palestra com o tema central a combinar
Às 21h30 – Coquetel


Dia 07 de julho
Das 08h às 9h – Credenciamento e entrega de material;
Às 9h – Composição da mesa
Às 9h15 – Palestra
Das 9h40 às 10h– Coffee-break;
10h às 12h – Grupos de discussão e Painel de debate;
12h - Almoço
13h30 às 15h – Plenária final para apresentação dos grupos e votação das propostas
15h às 16h – Votação dos representantes do CMS
16h às 17h– Plenária final e eleição de delegados para 2ª CONFMUS/SC.
17h – Coquetel


Texto: Yara Santos

SECRETÁRIOS FAZEM PALESTRA SOBRE CARGOS E SALÁRIOS

Neste 22 de junho, quarta-feira, a Secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de São Cristóvão Nélia Alves de Oliveira, bem como o Secretário Municipal de Administração Manoel Barros, reuniram-se no Salão Nobre da prefeitura, quanto apresentaram a representantes dos Sindicatos dos servidores, SINFISC e SINTAS, projeto para adoção de plano de carreira (cargos e salários) para os funcionários do município. A secretária fez uma longa explanação sobre como a implantação das novas diretrizes podem causar alguns transtornos com relação a ocupação de cargos, ou desvio de função.
Tem-se que ter consciência de repercussão financeira com relação a previsão orçamentária, bem como enquadramento de níveis, uma vez que existe um grande número de servidores em funções que não são aquelas para as quais prestaram concurso e em alguns casos, exercendo essas funções a pelo menos dez anos.
Outro ponto levantado foi com relação aos concursos que pedem escolaridade omitindo experiência, quando para algumas funções a experiência é de extrema importância.
Os servidores receberam um vasto questionário para que possam debater e apresentar aos representantes do executivo municipal seus questionamentos quanto à implantação do Plano.

ASCOM/PMSC

21 junho 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E DO TURISMO REINAUGURA BIBLIOTECA LOURIVAL BAPTISTA

Reinaugurada no último dia 09 de junho, pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de São Cristóvão, a Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, localizada na cidade histórica, será palco para o “Projeto Conversa com as Marias”.
A programação trará a palestra da diretora de Turismo, Silene Lazarito, intitulada “O Valor da Comunidade para a Atividade Turística”. De acordo com a palestrante, as ‘Marias’ já se encontram instaladas na Casa dos Saberes, localizada no primeiro piso do prédio da Secretaria da Cultura, onde produzem artesanato e dão vida, forma e cores à cultura local.
“A palestra será voltada para o âmbito da comercialização do artesanato produzido pelas Marias”, explicou Silene. Ainda na programação do Projeto Conversa com as Marias, a narrativa de vida das próprias e a troca de saberes com a secretária municipal da Cultura e do Turismo, Aglaé D’ávila Fontes.
A Conversa que acontece amanhã, 22, terá início às 9h, e todos estão convidados.

Texto: Yara Santos

VANDALISMO EM SÃO CRISTÓVÃO DESTRÓI PATRIMÔNIO PÚBLICO

A cidade histórica de São Cristóvão amanheceu a segunda-feira, 20, contabilizando prejuízos causados ao patrimônio público, num total de seis bancos destruídos na Praça Getúlio Vargas, a popular Praça da Matriz, possivelmente através de um ato de vandalismo, o que já assusta a população local há algum tempo.

Mesmo havendo policiamento na cidade, os vândalos cometem crimes, até, nas proximidades da Delegacia. A Prefeitura Municipal de São Cristóvão lamenta o ocorrido e tem implementado políticas de preservação do patrimônio, no sentido de reestabelecer a relação do sancristovense com a sua cidade, sendo este um agente da preservação e da fiscalização.


Ascom PMSC

20 junho 2011

AUDIÊNCIA DO IPHAN EM SÃO CRISTÓVÃO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) convoca a todos, para participar da "Audiência Pública", que será realizada no Auditório do Convento São Francisco, situado na Praça São Francisco, hoje, 20 de junho de 2011, às 19h.
Pauta da Audiência: As mudanças na fiscalização feita pelo Iphan ao bem tombado.

Mais informações: 3261-1436

GINA FRANCO PREPARA FESTA JUNINA


A diversão vai rolar solta nessa terça-feira, 21, na Escola Municipal Gina Franco. Sob o comando da diretora Nadja Ivone Andrade, os alunos juntamente com seus familiares festejarão em ritmo de São João o término do semestre.
Segundo a diretora a festa, que terá início às 14h, tem como principal objetivo expandir a integração entre a escola e a família, promovendo um momento de lazer e diversão.
“Nossa festa será animada ao som do trio pé de serra, onde os alunos também se apresentarão no casamento caipira, quadrilhas e coreografia junina, feitas especialmente para o encerramento do semestre” explica.
Todas as turmas participarão do evento, totalizando cerca de 20 apresentações. Além das atividades recreativas direcionadas as crianças, os pais e demais familiares dos alunos também serão contemplados com o sorteio de vários balaios.
“Estamos preparando tudo com muito amor e carinho”. Quem comparecer a festa poderá se deliciar com um delicioso banquete junino preparado especialmente pelas mãos das merendeiras da unidade escolar.
A confraternização junina representa o término das aulas apenas para os alunos que não ficaram em recuperação, os demais estudarão mais quatro dias até que a direção dê por fim o período de recuperação de nota. O segundo semestre está previsto para o inicio de agosto.

Texto e foto: Grazziele Santos

17 junho 2011

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO TERÁ SEIS MESES PARA ADEQUAÇÃO DO MATADOURO

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão vem, por meio deste, comunicar à população, principal alvo de preocupação deste órgão público, que o poder judiciário determinou um prazo equivalente há seis meses para a adequação do Matadouro Izaías Gileno, localizado no município de São Cristóvão, para o retorno do funcionamento regular. A Prefeitura realizará trabalhos para o cumprimento da determinação.

Ascom da PMSC

COORDENAÇÃO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI ORGANIZA PREPARATIVOS EM SÃO CRISTÓVÃO

A festa que celebra a presença real de Cristo na eucaristia é o Corpus Christi, que será comemorado na próxima quinta-feira, 23. No município de São Cristóvão, os fiéis deram início às organizações das comemorações alusivas à data, em reunião realizada na noite de ontem, 16, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, com a presença do Padre Valdson, sob a coordenação de Vânia Correia.
A construção do tapete é tradição e uma manifestação artística popular dos fiéis da Igreja Católica e São Cristóvão prepara-se para a construção do mesmo, que contará com inovações na edição 2011, a utilização de cascas de massunim e de sururu na decoração do tapete.
A pauta foi sobre a apresentação de desenhos dos tapetes de Corpus Christi, roteiro da procissão e distribuição de tarefas às equipes. A coordenadora da organização, Vânia Correia, explicou que a inovação é uma maneira de prestigiar a ‘mãe maré’, detentora de grande riqueza para a sustentabilidade da vida animal e vegetal no planeta.
O percurso do tapete fora definido de forma que iniciará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, passando pelo Carmo, seguindo pela Rua Nossa Senhora das Fontes, Rua Leão Magno, Praça São Francisco, Câmara Municipal dos Vereadores, até a Praça da Matriz.
Ficaram definidas já na primeira reunião, as equipes que ficarão responsáveis pelos sacos de maravalha, sacos de sururu, sacos de folhas secas, monitoramento das tintas, recebimento e acompanhamento dos artistas que desenharão as diversas formas no papel panamá.
Já nesta sexta-feira, 17, os artistas deverão abrir os desenhos que darão forma ao tapete. Os desenhos serão inspirados na Campanha da Fraternidade, patrimônio da humanidade; no simbolismo católico; uma imagem da Irmã Dulce, beatificada como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, próximo ao Carmo; Coração de Jesus; entre outras imagens.
Solicitações como a doação de cereais, preterivelmente, fora do prazo de validade, como o feijão, o arroz e o milho, foram feitas, além do empréstimo de carros-de-mão, que servirão para o transporte do material utilizado na construção do tapete.
Toda a população poderá participar e se somar às equipes, desempenhando atividades diversas, e apoiando em horários noturnos, o que contará com o suporte da Delegacia da sede do município, promovendo a segurança de quem precisará desenvolver trabalhos pela madrugada. No dia 23, a equipe dará início à montagem do tapete ainda pela madrugada.
Participaram da reunião, integrantes da Pastoral Familiar; Renovação carismática; Pastoral do Batismo; Grupo de Canto Nossa Senhora da Vitória; Mãe Rainha; coroinhas; Terço dos Homens; Crisma; Pastoral da Solidariedade; Pastoral da Liturgia; ministros da Comunhão eucarística; Renovação Carismática (Grucic); Prefeitura Municipal de São Cristóvão; Museu Histórico de Sergipe, representado através do diretor do órgão, Thiago Fragata, e voluntários.

Texto e foto: Yara Santos

CAPS DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZAM FESTEJOS JUNINOS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Cristóvão, João Bebe Água e Valter Correia, desenvolvem um trabalho de reinserção social dos portadores de transtornos mentais através de atividades de integração. Diante do período junino, as equipes realizam os festejos que devem integrar funcionários, usuários, familiares e comunidade.
A equipe do CAPS João Bebe Água convida todos a participar da Festa Junina, a ser realizada no dia 17, com a abertura às 14h. De acordo com a coordenadora do CAPS, Rosângela Félix Lima, a programação apresentará casamento caipira; quadrilha; eleição do casal de forrozeiros mais animados; sorteio do balaio; rifa da sandália, e degustação de comidas típicas e forró pé de serra.
No CAPS Valter Correia, não será diferente. A Festa Junina marcada para o dia 21, deve reunir funcionários, usuários, familiares e comunidade. Com início às 14h, com apresentação de quadrilha; casamento caipira; barraca de fotos; sorteio de balaio; e a escolha do rei e rainha do milho, cujos requisitos serão a quantidade de bilhetes vendidos e a caracterização.
Segundo a oficial administrativa do Valter Correia, Cláudia Regina Menezes Ferreira, as usuárias poderão usar os vestidos de quadrilha do CAPS e os usuários usarão os chapéus produzidos durante oficina de artesanato, com Maria José dos Santos, uma das oficineiras veteranas do Centro.
Além disso, os presentes poderão degustar as comidas típicas do período junino, ao som de muito forró, sendo que a comemoração ocorrerá no perímetro externo ao CAPS, no trecho a ser interditado pela SMTT, na Avenida Horácio Souza Lima, n° 146, onde todos serão bem vindos.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

REPRESENTANTES DA REDE DE PROTEÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

“Ele me agride quando chega bêbado em casa, mas não posso denunciar o pai dos meus filhos”. Esta e tantas outras frases revelam a essência do pensamento que silenciou a violência praticada contra a mulher, não só pela dependência financeira, mas afetiva da mulher alvo da agressão, que se viu impotente durante anos mediante àquele a quem jurara amor eterno e, agora, se tornara o seu algoz.

Aberta pelo Coral Ecos do município de Nossa Senhora do Socorro e por um café nordestino completo, na quarta-feira, 15, foi realizado o Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, organizado pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, assumida há dois meses pela secretária Maria Teles, onde reuniu autoridades estaduais, municipais, delegadas, conselheiras e sociedade civil, no auditório da Sociedade Semear, na capital, com a participação especial da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência, Aparecida Gonçalves.

Prestigiada por um auditório repleto de mulheres e simpatizantes da luta pelo combate à violência contra a mulher, a titular da pasta no estado, Maria Teles, revelou ter segurado até aquele momento o seu discurso de posse e deu voz ao evento. “O que eu sintetizei no dia da posse, hoje, leio sem improvisos, pois entreguei toda a minha juventude na luta pela igualdade entre homens e mulheres, como o princípio da democracia e aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso da Secretaria com este desafio, sendo esse o caminho para a extinção da miséria e agradeço aos movimentos populares que concretizam as políticas públicas”, disse Maria Teles.

Os gestores municipais foram representados na pessoa da prefeita da cidade de Laranjeiras, Ione Sobral. O município de São Cristóvão foi representado pela defensora Pública da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Núcleo da Mulher de Aracaju, a Dr.ª Richesmy Libório Santa Rosa; pela coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Ana Angélica Costa; presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher (Comdim), Gilvânia de Souza; coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Félix; conselheira do Comdim, Maria das Graças Aragão Prado; e pela militante do setorial da Mulher do PT de São Cristóvão, Maria Aparecida da Conceição Figueiredo.

A secretária nacional do Enfrentamento à Violência, Aparecida Gonçalves enfatizou que mesmo diante das dificuldades, Sergipe tem avançado no Pacto de Enfrentamento à Violência, sendo esta considerada a forma dura de submissão, que faz com que a mulher alvo da ação permaneça quieta e calada e para mudar esse quadro é necessário criar uma rede, oferecendo abrigos, geração de emprego e renda e segurança para denunciar.

“A violência é um problema de homens e mulheres. É necessário que os homens falem sobre a violência contra a mulher. A história do sexo frágil, da sensibilidade e da intuição do gênero feminino define lugares na sociedade. Tendemos a dar uma boneca à menina e mantê-la em casa, e um caminhão ao menino e incentivá-lo a sair na rua. O patriarcado reproduz o sistema machista, onde o homem é o dono da casa”, enfatizou em sua fala, a secretária nacional.

Aparecida deixou claro que a luta pela aplicabilidade da Lei Maria da Penha tem sido dura, a exemplo dos 16 mil processos já julgados, devolvidos pelo Tribunal de Justiça em Minas Gerais, além dos 10 mil processos em mesmas condições, devolvidos pelo Tribunal em Mato Grosso do Sul. “É preciso fortificar as políticas públicas de ponta a ponta e ter uma mulher presidenta é assumir o desafio de construir um governo que faça a diferença”, disse.

Diante das estatísticas apresentadas pela Central de Denúncia da Violência (180), de dois em dois minutos, mulheres sofrem diversos tipos de violência, sendo que desde 2005, foram contabilizados 1,6 milhão em denúncias efetivas e constatado que 57% sofrem violência todos os dias e se o vetor aumentar, em cada 10 anos uma cidade de médio porte será o equivalente à quantidade de mulheres que serão mortas.

A gravidade evidencia a necessidade de existirem juizados especializados na causa e neste sentido, o Comdim de São Cristóvão foi aplaudido por todos os presentes, devido aos esforços, que resultarão na implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher, na Delegacia da sede do município.

Antes de concluir, a secretária Maria Teles apresentou em primeira mão a campanha que será lançada durante os festejos juninos, intitulada “A violência contra a mulher não pode virar tradição”. Enfim, a política de enfrentamento tornará possível o combate da violência no Brasil, através de diretrizes que priorizem a prevenção. “É imprescindível a discussão da Educação no país, repensando as relações, a criação de uma cultura de combate a estilos de músicas e campanhas publicitárias que depreciam a mulher. Vamos alterar a vida cotidiana, ou seja, garantir os direitos da mulher”, finalizou Aparecida Gonçalves.


Texto e foto: Yara Santos

15 junho 2011

IBGE CONFIRMA CENSO EM SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta quarta-feira, 15, representantes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eliana Lisboa, Presidente da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, Alberto Loiola, Chefe da Base Operacional e Moisés Araújo, Chefe da Agência de Coleta, reuniram-se com representantes do governo municipal e da sociedade sancristovense, com o intuito de nomear e classificar localidades do município apresentadas como aglomerados subnormais, que não se registrou no censo de 2001 e que apareceram no censo de 2010.
O confronto de informações serve para que o Instituto divulgue os levantamentos, mesmo tendo sido feito trabalho de campo, apresentando consenso de todas as partes envolvidas.
Confirmou-se então, a existência de três localidades no município nomeadas com aglomerados subnormais. São elas: Loteamento Maria do Carmo, Loteamento Lauro Rocha e Loteamento Jardim Universitário (Barreiro).

Ascom/PMSC

MARINETE DO FORRÓ ANIMA CRIANÇAS DO PETI

Trajados de caipira, com direito a bota, chapéu e pintura junina cerca de 150 crianças, que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) desfrutaram nesta manhã, 15, de um passeio pra lá de animado e diferente.
Distribuídos em três ônibus as crianças, acompanhadas dos responsáveis e profissionais do Peti visitaram os principais pontos turísticos da cidade de São Cristóvão. Enfeitados com balões de São João e bandeirolas coloridas os ônibus ganharam cara nova e em pouco tempo se transformaram na ‘Marinete do Forró do Peti’.
Para completar a festa trios de forró pé de serra, montados pelos próprios alunos, garantiram a animação em cada marinete. Tocando músicas do autêntico forró nordestino e canções que embalam os grupos folclóricos do município, os trios colocaram todo mundo para dançar.
Segundo a coordenadora do Peti, Sandra Lima, a atividade faz parte do planejamento do programa, que durante o mês de junho está trabalhando projeto “Sergipe tem Cultura”, cujo intuito é mostrar a diversidade cultural e as riquezas do nosso estado.
“A marinete é super animada. Ao som do forró pé-de-serra eles se divertem e aprendem um pouco mais sobre nossa cidade. Além, da integração com os demais colegas, que compõem as outras unidades do Peti. Essa atividade permitiu que nós reuníssemos todas as crianças” explicou Sandra.
A primeira parada da turma foi na Praça Patrimônio da Humanidade, a Praça São Francisco. Recepcionados pela secretária da inclusão e do desenvolvimento social, Carolina Pereira, as crianças deram um abraço simbólico na frente da igreja São Francisco e se esbaldaram ao som da zabumba e do triângulo.
Entusiasmada com o sucesso da marinete a secretária da inclusão falou que no próximo ano repetirá a dose e pretende estender o passeio aos demais programas.

Animação

Para as pequenas Joicilene Santos e Tainara Conceição, que pela primeira vez entraram numa ‘marinete’, o passeio não poderia ser melhor. “Eu estou amando tudo, a animação, a música, tudo está maravilhoso” confessou Joicilene.
Considerada pela turma uma das mais animadas a funcionária do Peti, Rosilda Santos, soltou a voz e comandou o grupo, que cantou e dançou forró durante todo o trajeto. Após a Praça São Francisco o grupo seguiu para o povoado Rita Cacete, onde os educadores explicaram a importância daquela comunidade para o desenvolvimento turístico de São Cristóvão e os vários benefícios que ela vem recebendo através da gestão municipal.
A atividade também contemplou os pais e responsáveis pelas crianças. Mãe de aluno, Maria José dos Santos, que sempre faz questão de participar das ações desenvolvidas pelo programa, disse que esse passeio possibilita a pessoas como ela, que trabalham diariamente e não tem muito tempo para interagir com os filhos, distração, descanso e mais participação na vida dos pequenos.
“Se eu tivesse que dar uma nota com certeza esse passeio ganharia nota mil” completa.
De volta a marinete o destino foi Bica dos Pintos e bairro Alto da Divinéia, sendo finalizado no Peti da sede.

Texto e foto: Grazziele Santos

14 junho 2011

EQUIPE DO CEO DE SÃO CRISTÓVÃO CONSCIENTIZA PACIENTES ATRAVÉS DE PALESTRAS

Na sala de espera, o barulho do motorzinho não assusta os pacientes, pois o momento é de palestra no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no antigo Fórum do bairro Rosa Elze, no município de São Cristóvão, implantado pelo Governo do Estado, durante a gestão do então secretário da Saúde de Sergipe, atual deputado federal Rogério Carvalho.
Instalado há cerca de um ano, os procedimentos que não são característicos da Atenção Básica do município são atendidos pela equipe de odontólogos especialistas, que realizam dentre outras práticas, a endodontia, canal, cirurgia e periodontia.
Na última segunda-feira, 13, ainda por volta das 7h da manhã, cerca de dez pessoas já esperavam pelo atendimento odontológico, quando assistiram à palestra da Dr.ª Vanda Maria Menezes, advinda da Fundação Estadual da Saúde.
A profissional deixou claro que todo o trabalho é realizado em parceria com a Atenção Básica, responsável pelo odontograma, um relatório que detalha todo o histórico do paciente, constando a portabilidade de doenças como diabetes e hipertensão.
Além disto, alertou a população para a diferença entre o dentista de antigamente, que condenava o dente mediante o problema, e o atual, que trabalha todo o corpo, visando à preservação do dente, através de procedimentos como a escovação correta de dentes, bochechas, língua e palato.
“A intenção do dentista atual é que o dente seja tratado com a mesma importância dos outros órgãos do corpo e para isso, o dentista deve desenvolver um trabalho de verificação dos sintomas apresentados e entendê-lo a partir do odontograma, diferenciado o tratamento do idoso, da criança, do portador da síndrome de Down e do autista”, disse a dentista.
Uma das preocupações evidentes da equipe do CEO é manter a integridade do dente, em vista de que já foram encontradas bactérias originárias da boca, na célula do coração, dessa forma se entende que um sorriso saudável evidencia uma boa saúde corporal.
“As pessoas não precisam parar de comer doces, mas devem optar por comê-los em horários próximos das principais refeições, já que é mais provável a escovação e quando perceberem a formação da placa, evitar a calcificação para o não comprometimento do dente, procurando um profissional para a aplicação do flúor e demais procedimentos. Dentista não faz milagre, trabalha por etapa”, concluiu Vanda.
As unidades de Atenção Básica de São Cristóvão, por meio do programa Brasil Sorridente, distribuem escovas e creme dental para a população, garantindo o material para a devida escovação.

Texto e Foto: Yara Santos

CMDCA INICIA TRABALHOS PARA PRODUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO 2012

Na manhã desta terça-feira, 14, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dilma Campelo, e membros do órgão realizaram reunião para a fomentação do Plano de Ação 2012, onde contaram com a presença da secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, Carolina Pereira e o responsável pelo fundo gestor, o secretário de Finanças, Paulo Roberto dos Santos.
A reunião teve procedimento na Casa dos Conselhos, sendo distribuída a cópia de exemplares do Plano de Ação do ano de 2009, cujas metas não foram cumpridas em sua totalidade.
“A reunião serviu para analisarmos o plano de 2009, cujas metas não foram cumpridas, o que deve servir de parâmetro para a próxima edição, sendo que na próxima reunião, cada um apresentará seus projetos”, afirmou a presidente do CMDCA.
Após reunião com o presidente do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, Danival Falcão, a presidente do CMDCA de São Cristóvão, Dilma Campelo, distribuiu edições atuais do Estatuto da Criança e do Adolescente para conselheiros de direito e tutelares.
De acordo com Dilma, a próxima reunião deve ser realizada na primeira dezena de julho, para o prosseguimento dos trabalhos de produção do Plano de Ação 2012.

Texto e Foto: Yara Santos

EXPOSIÇÃO RETRATA PRAÇA SÃO FRANCISCO

Como forma de comemorar a chancela de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, recebida em 1º de Agosto de 2010 pela Praça São Francisco, o Museu Histórico de Sergipe está realizando a exposição ‘Praça São Francisco: Patrimônio da Humanidade - O Processo da Conquista’.

A exposição revela todo o caminho percorrido pela comunidade sergipana em busca do titulo. Maquetes, informativos e registros fotográficos feitos por renomados profissionais, entre eles Mário Sousa, Grazziele Santos, Marcelle Cristine e Vinícius Souza, engrandecem a exposição que fica aberta ao público até o início de julho.

Segundo o diretor do MHS, Thiago Fragata, a exposição que é bilíngüe, também será itinerante, onde visitará várias cidades sergipanas. “Todo bom sergipano deve conhecer São Cristóvão, não somente pela conquista do título, mas também pela riqueza cultural existente” completa Fragata.

O processo de conquista do título de Patrimônio da Humanidade durou cerca de cinco anos, onde a princípio o Convento do São Francisco estava cotado para disputar a chancela, sendo modificado para a Praça São Francisco.

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão em parceria com os governos estadual e federal, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desempenharam um papel fundamental, atendendo todas as exigência da Unesco.

“Muitas cidades disputam a chancela por mais de 10 anos, em apenas cinco nós fomos contemplados com o titulo, que com certeza atrairá muitos recursos para a cidade” ressalta.

A exposição estará aberta de terça a domingo, das 10h às 16h, no Museu Histórico de Sergipe em São Cristóvão.

Ascom/São Cristóvão

PETI PROMOVE AULA DE CULINÁRIA

Milho, leite de coco, açúcar, ovos. Esses são alguns dos ingredientes utilizados no preparo das comidas típicas durante a aula de culinária realizada nesta manhã, 14, no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti).

Proporcionada aos alunos da sede de São Cristóvão, a aula foi monitorada pela educadora Ana Aline Nascimento. Cerca de 30 crianças participaram da aula de culinária, onde além de aprenderem a deliciosa receita de bolo de milho, conheceram um pouco mais sobre a diversidade cultural do Estado de Sergipe.

Auxiliados pela educadora e demais colaboradoras do Peti, as crianças colocaram a mão na massa e prepararam a receita, que foi adaptada para que todos possam repetir a dose em suas casas.

Ana Aline revela que ao invés do milho verde ralado os alunos optaram em colocar flocos de milho, sendo mais barato e acessível aos alunos. Durante o processo de preparo do bolo, a educadora explicou a importância da culinária nordestina e a variedade de comida típica que existe em nossa cidade.

Durante todo o mês de junho os alunos de todas as unidades do Peti estão trabalhando o tema “Sergipe tem Cultura”. Segundo a educadora, a ideia é fazer com que os alunos percebam a riqueza cultural do nosso estado, pois muitos desconhecem ou até mesmo associam algumas manifestações culturais a outros estados.

“Através de oficinas eles conhecem a música, vestuários, turismo, folclore e a cultura da nossa cidade, que é riquíssima, e dos demais municípios de Sergipe” completa Ana Aline.

Após ser levado ao forno em temperatura média por 30 minutos, os alunos junto com demais colaboradores provaram a receita que ganhou nota 10 por toda a turma.

Texto e foto: Grazziele Santos

13 junho 2011

SUBCOMISSÃO ESPECIAL LIDERADA POR ROGÉRIO CARVALHO VISITA CENTRO DE ESPECIALIDADES EM SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta segunda-feira, 13, a Subcomissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal dos Deputados e representantes da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) visitaram o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João de Andrade Garcez, implantado pelo Governo do Estado em São Cristóvão, na gestão do deputado Rogério Carvalho, enquanto secretário da saúde.

O CEO está localizado no bairro Rosa Elze, onde a comitiva composta por deputados federais, com destaque para Rogério Carvalho, e representantes da Funesa, foi recebida pelo vice-prefeito de São Cristóvão, Cláudio do Sanclau; o secretário da saúde, Edemilson Brito; o secretário da comunicação, Pedro Rocha; e a Coordenadora da Atenção Básica e PSF, Joélia Ferreira Gouveia.

A Comissão é destinada ao Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a diretora geral da Funesa, Claúdia Menezes Santos, a subcomissão de regulamentação da rede do SUS veio conhecer o modelo de organização sistêmica do SUS implantado em Sergipe.

Para o deputado Rogério Carvalho, a implantação do CEO representa uma conquista alcançada durante a sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde. “Esse sonho está se transformando em realidade”, disse o deputado.

A coordenação da rede está sob a responsabilidade de Rosiane Cerqueira e a direção do CEO de São Cristóvão está sob a responsabilidade de Marina Sobral Passos Costa.

De acordo com Rosiane, diariamente, antes das consultas, os pacientes assistem a palestras proferidas pelos odontólogos na sala de espera, com quem esclarecem dúvidas e aprendem formas de preservar a saúde dos dentes.

Presente durante a visita, o secretário municipal da saúde, Edemilson Brito, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “O Centro de Especialidades Odontológicas foi implantado pelo Governo do Estado em São Cristóvão, gerando um benefício para a população, que já não precisa se locomover até a capital quando necessita de procedimentos que não são realizados pelas 10 equipes da atenção básica. Aqui no município, a questão das cadeiras odontológicas será solucionada ainda este ano”, afirmou Brito.

Na sala de espera, após assistir à palestra da Dr.ª Vanda Menezes sobre como a profissão do odontólogo evoluiu e como preservar a saúde da boca, o que envolve dentes, palato e gengivas, o senhor Francisco Manoel de Oliveira, 50, morador do Rosa Elze, foi pela primeira vez ao CEO, onde saiu com uma boa impressão.

“Esta é a primeira vez que venho ao Centro de Especialidades Odontológicas e precisei fazer uma obturação e fiquei com uma boa impressão do serviço. Quando o trabalho é feito com dedicação, a comunidade vive com dignidade”, disse o sancristovense.

Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos

11 junho 2011

II CIRCUITO BNDES MÚSICA BRASILIS CHEGA A SÃO CRISTÓVÃO

O BNDES apresenta o II Circuito Música Brasilis, ‘Uma Viagem Musical pelo Brasil’. Um momento especial para ouvir boa música e conhecer um pouco mais sobre os ritmos resultantes da história brasileira. Sob a regência de Rosana Lanzelotte, ao cravo, e Ricardo Kanji, às flautas, a tarde da sexta-feira, 10, levou autoridades, estudantes e sociedade civil a assistir modinhas e landus na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, onde contou com o incentivo da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Revitalizada, a Igreja Matriz, através do Projeto foi cenário para uma verdadeira viagem musical, pois a cada composição executada, uma explicação sobre os ciclos econômicos brasileiros e suas respectivas influências na realidade sócio-cultural do Brasil.
“Iniciamos com Antônio José da Silva, o judeu, brasileiro que foi à Portugal com 6 anos de idade, onde viveu até os 30, quando foi descoberto judeu e queimado na fogueira da Inquisição. No Brasil, a economia açucareira modificou a realidade social do Nordeste, onde o Padre Luís Antônio Azevedo, mulato, compôs obras muito bonitas. Em seguida, o ciclo do ouro, trouxe a riqueza das composições de Tomás Antônio Gonzaga, à musa, Marília, de Dirceu. Além deles, as composições do Padre José Maurício Nunes Garcia e Ernesto Nazareth, compositor que incorporou o ritmo africano, também fazem parte do repertório”,explicou Rosana Lanzelotte.
Maravilhada, a platéia aplaudia as composições e agradecia o presente naquela tarde. Uma senhorinha que preferiu não identificar-se, em companhia de turistas do sul do país, reconheceu a qualidade da música do projeto e revelou ansiar pelo retorno da proposta à cidade de São Cristóvão, pois sentiu paz de espírito.
Também influenciada pelo ritmo africano, a Lua Branca e o Corta Jaca de Chiquinha Gonzaga ganharam merecido destaque e surpreeendentemente, o cravo entoou o landum e a flauta de Ricardo Kanji preencheu os espaços, sem comas no ritmo sincopado. O encerramento foi feito por uma suíte de cinco composições, incluindo modinhas e baiões.
Aplaudidos de pé pela platéia interessada, foi possível que os presentes conhecessem um pouco mais sobre o cravo, aberto para que alguns presentes pudessem tocá-lo.
A Matriz, cenário especial para a apresentação, recebeu a visita da superintendente do Iphan em Sergipe, a professora Terezinha Oliva; o vice-prefeito, Cláudio Sanclau; a secretária municipal da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes; a chefe do escritório técnico do Iphan em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena; o secretário da Saúde, Edmílson Brito; o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata; o ex-presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Carlos Pinna; artistas do folclore local, como Sr. Jorge; agentes culturais, como Lúcia de Souza, componente da Comissão da Sociedade Civil Pró-FAsc; estudantes e professores do Colégio Municipal São Cristóvão e sociedade civil em geral.

Texto e foto: Yara Santos

BIRÔ CULTURAL ENCERRA CURSO EM SÃO CRISTÓVÃO

Realizado no período de uma semana, o Projeto Birô Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em São Cristóvão, com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, encerrou o Curso de Elaboração de Projetos, realizado no Museu Histórico de Sergipe, na última sexta-feira, 10.
O encerramento do curso contou com a presença do secretário Adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel; a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Silene Lazarito; o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata; a coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos; diretor do Centro de Criatividade de Aracaju, Isaac Galvão; a arquiteta da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Maíra Campos, e demais participantes do curso
Voltado à produção de projetos culturais, o Birô é intermunicipal e, nesta edição, contemplou cidades circunvizinhas, com o objetivo de descentralizar os olhares e potencializar os pontos fortes do município para gerar recursos e agregar-se aos agentes culturais.
“O Birô teve início no mês de março e já visitou oito territórios sergipanos, sendo que a segunda edição ainda deve ser realizada este ano para o fortalecimento dos projetos culturais. O processo é importante para o conhecimento dos agentes culturais e criação de uma rede de fortalecimento nos municípios por onde passamos. Em São Cristóvão, o objetivo é oferecer condições justas e democráticas, enriquecendo o município”, disse Rangel.
Convidado ilustre, Isaac Galvão, artista que está diretor do Centro de Criatividade de Aracaju, revelou o objetivo do projeto, do qual faz parte. “O Projeto surgiu quando se percebeu que Sergipe perdia as oportunidades de emplacar projetos, então a inquietação levou-nos ao Birô. A deficiência de emplacar editais evidencia que é necessário utilizar melhor a internet”, evidenciou Galvão.
Ministradas pelos mestres em sociologia, Mesalas Santos e Ivan Massafret, as aulas foram freqüentadas por representantes de ONG’s, coordenadores, artistas sancristovenses, artesãos e agentes culturais do município. “Desenvolvemos técnicas metodológicas voltadas aos programas culturais para potencializar o município de São Cristóvão”, completou Mesalas.
Os participantes desejaram que o Curso tenha maior duração, no sentido de poderem esclarecer suas dúvidas e implantarem projetos desfrutando de orientação. Por isso, foram disponibilizados o endereço eletrônico (www.divirta.se.gov.br) do Projeto, através do qual será possível manter contato e acompanhar editais.
“Achei que o Curso foi positivo e desejava que durasse mais e já penso em formar um grupo civil, composto por artistas para desenvolver projetos sociais, pois o que faz da cultura fluir é a integração”, falou Maria Glória.
Maria Lúcia de Souza é diretora da unidade de Saúde do povoado Parque Santa Rita e compõe a comissão da sociedade civil Pró-Fasc. A diretora participou do curso e revelou ter interesse em diminuir as desigualdades naquele povoado através da implantação de um projeto. “A comunidade é um local, onde a produção de frutas é muito grande, por isso pensei em desenvolver uma coorperativa ou beneficiadora de frutas para a produção de doces, o que vai gerar emprego e renda, além de aumentar a auto-estima da comunidade”, explicou.
Além do café nordestino, oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo para a solenidade de encerramento, o salão foi colorido pelas bonecas de pano temáticas, confeccionadas durante oficina ministrada na Casa do Folclore Zeca de Noberto, o que chamou a atenção dos mestres e demais pessoas para o potencial cultural de São Cristóvão.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos