05 maio 2011

SECRETÁRIA DA SEPM FAZ PRIMEIRA VISITA A SÃO CRISTÓVÃO, A CONVITE DO COMDIM

A Secretária de Estado de Políticas Públicas para a Mulher, Maria Teles, realizou a primeira visita à frente da pasta, ao município de São Cristóvão, a convite do Conselho Municipal do Direito da Mulher (COMDIM), onde foi recebida pelo prefeito Alex Rocha, para tratar do tema “A Importância da Diretoria Municipal de Políticas Públicas”, em reunião no Salão Nobre, localizado na Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
Participaram da reunião, a presidente do COMDIM, Gilvânia de Souza; o secretário Chefe de Gabinete, Valdione de Sá; a secretária Municipal do Planejamento, Nélia Alves; a secretária Adjunta, Rosilda Machado; representante do Sindicato Rural, Maria do Carmo Santos; Edineide dos Santos Silva, representando o CREAS; Joelma Gonçalves da Silva e Maria Aparecida Figueiredo, do Setorial do PT/SC; a conselheira Maria das Graças Anjos; e a secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes.
Inclinado a levar a Diretoria de Políticas Públicas ao funcionamento pleno no município, o prefeito Alex Rocha ouviu atentamente às pontuações apresentadas pela Seplan e pelo COMDIM, além das orientações da secretária de Estado, à qual foi relatado o diagnóstico das dificuldades encontradas pelo município para manter o órgão e suas ações com a amplitude que elas devem ter.
Apresentada à realidade de São Cristóvão, a secretária pontuou algumas soluções que motivaram o prefeito e as representantes dos demais órgãos presentes que trabalham com a vertente. “Devido à atuação individual de alguns órgãos, a riqueza do município, muitas vezes, não é potencializada. Propomos que seja feito um remanejamento de pessoal com a finalidade de que o pensamento seja dentro do coletivo e, posteriormente, realizado o cadastro de entidades de gênero; captação de recursos para buscar em órgãos, como o Ministério da Pesca, a parceria necessária para a realização das ações, levando adiante o exemplo da Cabrita, onde as mulheres se organizaram em Cooperativa e, hoje, têm autonomia financeira e geram oportunidades para as comunidades”, falou a secretária de Estado.
Presidente do COMDIM, Gilvânia de Souza solicitou a reunião para tratar da Diretoria de Políticas Públicas para a Mulher, visando o fortalecimento das ações do Conselho, através do qual a mulher sancristovense tem sido amparada com o tratamento específico da questão. “Com a parceria do então delegado da sede do município de São Cristóvão, Ronaldo Marinho, demos início à implantação do núcleo especializado de atendimento às vítimas de violência à mulher, dentro da Delegacia, o que conta com a Parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Infraestrutura, para a construção do local onde será instalada”, relatou a presidente.
Presente à reunião, a secretária do Planejamento, e do Orçamento Nélia Alves, revelou que além dos governamentais, é necessário que a sociedade civil encare a causa com a seriedade que merece no sentido de não abandona-la. “Na Seplan, existe uma sala prevista para o funcionamento da Diretoria de Políticas Públicas. No município, existem mais de 200 delegadas eleitas pelas comunidades, mais de 30 conselhos, dos quais 14 funcionam, pois a sociedade civil não persiste na causa”, explicou.
Ao final da reunião, expostos os pareceres das representantes de cada órgão, a secretária assumiu o compromisso de orientar o município, para que as oportunidades sejam aproveitadas e as ações, potencializadas.

Texto e Foto: Yara Santos