19 maio 2011

POPULAÇÃO CONTRIBUI PARA O COMBATE DO ABUSO SEXUAL EM SÃO CRISTÓVÃO

Despertar a sociedade para o combate do abuso e a exploração sexual. Foi com esse objetivo que a equipe do Centro de Referência e Assistência Social realizou na tarde de ontem, 18, uma grande blitz.

Localizadas em ponto estratégico, na Avenida Governador João Alves Filho, próximo à Universidade Federal de Sergipe, a equipe em parceria com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Polícia Rodoviária Estadual (CPRV) abordou condutores de carros, motocicletas e até mesmo pedestres.

Apesar da correria dos motoristas, pois muitos estavam em horário de trabalho, o saldo da operação foi positivo. Rafaela Ramos, assistente social do Creas, explica que a participação da comunidade é de suma importância, não somente durante a semana de combate, mas também no decorrer de todo o ano.

“Muitos condutores param para escutar com atenção nossas explicações e até pedem mais material para que eles possam distribuir na vizinhança e até mesmo no próprio trabalho. Isso mostra o quanto a comunidade está consciente desse mal” completa.

A blitz teve início no meio da tarde, enquanto uma parte da equipe atuava abordando os veículos, outra parte seguiu em destino as proximidades da universidade, onde além da distribuição de um folder explicativo, também pregaram cartazes em estabelecimentos comerciais.

De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Angélica, ações como essas consegue atingir um público diferenciado, ou seja, aqueles chefes de família que devido ao trabalho não tem tempo de acompanhar as palestras realizadas nas escolas dos seus filhos.

O público alvo da ação são os moradores de São Cristóvão, mas devido a proximidade com a universidade, onde há grande fluxo de estudantes de todo o estado, a informações acabam ultrapassando as barreiras.

“Aqui nós conseguimos atingir um número grande de moradores. O fluxo intenso pessoas que residem em outros municípios e o tráfego de táxis lotação contribuem para o sucesso da campanha” falou a coordenadora.

Alerta

A coordenadora revela que o município tem uma grande demanda de csos sobre violência sexual, e que os meninos também são vitimas. “De todos os programas desenvolvidos pelo Creas, o de enfrentamento sexual é o mais procurados, não somente pelo público, mas também pelo masculino” esclarece.

O Creas está trabalhando a temática desde o início da semana, mas não o trabalho do centro não se limita aqui. Durante todo o ano escolas, creches, associações e programas sociais são visitados pela equipe que profere palestras sobre outros temas, como por exemplo, as drogas, negligência e maus tratos aos idosos e crianças.

Texto e foto: Grazziele Santos