13 maio 2011

PETI COMEMORA DIA DAS MÃES

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), finalizou as comemorações feitas em homenagem às mães, realizando um grande café da manhã, no Povoado Parque Santa Rita, nesta sexta-feira, 13.
A iniciativa faz parte da programação feita pela coordenação do Peti, para o mês das mães, o que descentralizou as ações da sede do município para os povoados, sendo o Povoado Cabrita, no dia 11 e o Povoado Aldeia, dia 12.
A coordenadora do Peti, Sandra Lima, explicou que a ação vislumbra um objetivo maior do que comemorar a Festa das Mães. “A programação destinada às mães levada aos povoados, visa proporcionar a confraternização das mães com os filhos, enfatizando o fortalecimento dos vínculos familiares”, falou a coordenadora.
Educadores sociais do Parque Santa Rita, Ramone Conceição dos Santos, oficineira de cidadania; e Rogério Alves, oficineiro de teatro, prepararam as 46 crianças assistidas pelo programa, para a apresentação para suas respectivas mães.
A programação foi aberta com a leitura de uma carta escrita por Jéferson Vitor dos Santos, redigida pelo mesmo, à sua mãe, agradecendo pela dedicação e esforço investidos na sua criação, emocionando a todos, ao som da Ave Maria.
“Eu me considero mãe duas vezes, pois sou a avó dele, a verdadeira mãe, e participo de todas as atividades do Peti e o meu presente do Dia das Mães desse ano foi ver o meu ‘filho’ se apresentando”, disse a senhora Maria Aliete dos Santos, ‘mãe’ do assistido.
As crianças se apresentaram em coral, sob a orientação da educadora social, apresentando composições como ‘No dia que eu saí de casa’, ‘Como é grande o meu amor por você’, e ‘Como Zaqueu’.
Segundo o oficineiro de teatro, Rogério Alves, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de valorização do não-material, do simbolismo e preservação do ‘estar junto’ e do amor da mãe pelo filho e pela unidade familiar.

Texto e foto: Yara Santos