25 maio 2011

SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA E COMDEC TRABALHAM NAS RUAS DA CIDADE DURANTE FORTE CHUVA

A Secretaria Municipal da Infraestrutura, em parceria com a Coordenadoria da Defesa Civil do Município de São Cristóvão, está com as equipes espalhadas pelas ruas da cidade implementando ações para escoar o volume das águas das chuvas que atingem a cidade.
Na última terça-feira, 24, o volume de água das chuvas que atingiu o município superou a previsão apresentada pela Defesa Civil do estado de Sergipe, que esperava um índice pluviométrico de 39 mm, alagados pelos aproximados 100 mm, que interditaram passagens e invadiram imóveis localizados nas regiões mais baixas e nas imediações do encontro do rio com o mar.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura está limpando as ruas, retirando o material arrastado pelas águas e realizando a quantificação, ou seja, o levantamento dos danos à pavimentação, ao sistema de drenagem, além da limpeza da Unidade de Saúde Valadares, localizada numa das áreas baixas da cidade.
À espera da previsão de um período mais estiado, a equipe da secretaria enviará máquinas até os povoados, no intuito de drenar a água pluvial e a recuperar os acessos aos logradouros, possibilitando o atendimento dessa população.


Ações Preventivas
O Município (Seminfra e Comdec), desde o mês de abril, realiza a limpeza do Rio Paramopama, prevendo enchentes causadas pelo grande volume de água pluvial que atinge o município. A ação conta com a utilização de caçambas e hidroescavadeira, que devem contribuir para o enlarguecimento e a revitalização do Rio Paramopama, aumentando a capacidade de escoamento da água.
O secretário municipal da Infraestrutura, Marcos Souza, informou que desde a enchente de 2010, foi feito um relatório e encaminhado ao Governo Federal, solicitando medidas para prevenir e solucionar o problema no local.

Texto e Foto: Yara Santos