09 maio 2011

INCLUSÃO REALIZA FESTA PARA AS MÃES SANCRISTOVENSES

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, realizou a Festa do Dia das Mães, quando foram reunidas as mamães das crianças e adolescentes assistidos pelos projetos desenvolvidos pelo órgão, além da comunidade que se fez presente e abrilhantou a comemoração, que aconteceu na Praça São Francisco, patrimônio Cultural da Humanidade, na última sexta-feira, 06.

Além do prefeito Alex Rocha; a secretária Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social; Carolina Pereira; o secretário Chefe de Gabinete, Valdione de Sá; coordenadores dos programas (Bolsa Família, Cras, Creas) e a comunidade prestigiaram a programação que finalizou os festejos alusivos às mães, que tiveram início no dia 04 deste mês.

A programação contemplou os projetos desenvolvidos por programas federais, que funcionam através da contrapartida do município, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que apresentou as ‘Vozes da Esperança’, o Coral que conta com a regência da professora Clara Raquel Mangueira Santos Souza.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente), apresentou o projeto desenvolvido pelo oficineiro Edivanílson Conceição de Andrade, responsável pelo projeto que intitulou como “Projovem Adolescente Música e Vida”, em companhia dos assistidos, envolvidos pela percussão com material recicláveis, o que arrancou aplausos e animou o público presente. Além, das apresentações teatrais, que trabalharam temáticas relacionadas à violência familiar e a importância do resgate dos laços com a família, evidenciando o papel da mãe, homenageada daquela tarde.

As peças teatrais emocionaram o público, que se viu retratado pela proposta do texto, o que envolveu os adolescentes e amadureceu a visão deles sobre a postura das mães e demais responsáveis pela sua educação, além da relevância do projeto do qual eles participam.

O palco foi enfeitado pelos arranjos feitos pelo grupo do Projovem, de maneira artesanal, com cetim, isopor, cola quente, vela e alfinete, ganhando forma de uma flor colorida, que estampou o sorriso de satisfação das mães das crianças que fizeram o arranjo na oficina do projeto. E um dos grandes atrativos da tarde foi o sorteio de brindes doados pelos secretários e demais parceiros da PMSC, o que realizou o sonho de muitas mães, que ganharam liquidificadores, cestas básicas, tanquinhos, fogões, televisores, conjunto de cama e geladeira.

A programação foi finalizada ao som do cantor Isaac Borges, com um repertório jovem e dançante, o que levou todos a comemorar.





Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos