12 maio 2011

PREFEITO PRETENDE CRIAR LEI QUE ESTABELECE HORÁRIO DE FECHAMENTO PARA BARES E LANCHONETES

Reduzir o tráfico de drogas e a criminalidade na cidade histórica. Foi com esse objetivo que o Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, reuniu-se hoje, 12, com o novo delegado da cidade, Werner Azevedo e com o escrivão de policia, Ênio Nascimento, para discutir novas medidas sobre segurança no município.
O Prefeito pediu a intensificação das ações de combate às drogas, principalmente ao crack principal responsável pelo crescimento de furtos e criminalidade em São Cristóvão. Segundo Alex Rocha, todos os bares e lanchonetes devem ser fiscalizados, pois muitas vezes a fachada familiar esconde um vendedor de drogas. “Para combater de uma vez esse mal devemos inspecionar todos os locais, não somente na periferia, mas também da chamada área nobre da nossa cidade” explicou.
Como forma de sanar os altos índices de violência, o delegado sugeriu a criação de uma lei, onde proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas e o funcionamento de bares e lanchonetes após 23h.
“Fizemos isso na Barra dos Coqueiros e deu muito certo. Em poucos meses pudemos conferir a redução nos índices de criminalidade. Antes as farmácias fechavam às 20h, devido aos assaltos, hoje quem for ao município encontra os estabelecimentos abertos até 23h” falou o delegado.
De acordo com Ênio Nascimento, a medida beneficia não somente a comunidade, mas também aos comerciantes, que não sofrem com os problemas causados pelo excesso de bebidas nem tampouco com os assaltos, já que todos os bares e lanchonetes deverão ter os alvarás em dia para o funcionamento.
A medida já é praticada em outros estados, a exemplo de Brasília, onde o índice de criminalidade reduziu em 50%. Em São Cristóvão os bares só poderão funcionar além das 23h com autorização dos órgãos competentes.
Além dos horários de comercialização dos bares, foi sugerido também a ampliação do quadro de policiais por plantão e a construção de um centro integrado, para unir as policias Militar e Civil em um único espaço, proporcionando maios comodidade e agilidade na resolução dos processos.
Participaram da reunião o secretário da Infraestrutura, Marcos Souza, o secretário Chefe de Gabinete, Valdione Sá, o secretário da Administração, Manoel Barros e o secretário da Fazenda, Paulo Roberto.
A sugestão do Prefeito será levada à Câmara de Vereadores, sendo posta em prática assim que for aprovada.

Texto e foto: Grazziele Santos