A Secretaria da Cultura e do Turismo de São Cristóvão realizará a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista em solenidade agendada para o próximo dia
A reabertura apresentará um acervo renovado com mais 7.500 exemplares, que foram limpos e digitalizados, sendo que a Secretaria da Cultura, órgão que recebeu a doação de 15 mil livros da Ong Leia Brasil, encaminhará mais 7.500 exemplares a duas salas de leitura do município, sendo uma localizada no conjunto Eduardo Gomes e a outra no Povoado Rita Cacete.
Os títulos passam por uma triagem, através de uma metodologia aplicada por profissionais da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, que separa os livros por editora, título, e faixa etária.
De acordo com a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, os exemplares serão disponibilizados nos locais citados acima e que na Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, a busca será digitalizada.
Há cerca de 90 dias, o sociólogo e pedagogo, Edmílson Celestino de Barros tem realizado o trabalho de triagem dos exemplares. “A divisão dois livros dá-se pela cognição. A análise dos temas levam teorias de Piaget e demais pensadores sobre a relação do saber. A criança (11 e 12 anos), muitas vezes, estão à frente do seu tempo no pensar, por isso, escolhem títulos diferentes e têm a capacidade cognitiva relativa a um adulto, de acordo com os pensadores citados”, disse.
Segundo ele, Leituras de Ziraldo são importantes para a infância, ao tempo
Texto e Fotos: Yara Santos