12 maio 2011

CULTURA REALIZA TRIAGEM DOS EXEMPLARES PARA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

A Secretaria da Cultura e do Turismo de São Cristóvão realizará a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista em solenidade agendada para o próximo dia 23, a partir das 16h, com a apresentação dos ‘Jovens que Encantam’.

A reabertura apresentará um acervo renovado com mais 7.500 exemplares, que foram limpos e digitalizados, sendo que a Secretaria da Cultura, órgão que recebeu a doação de 15 mil livros da Ong Leia Brasil, encaminhará mais 7.500 exemplares a duas salas de leitura do município, sendo uma localizada no conjunto Eduardo Gomes e a outra no Povoado Rita Cacete.

Os títulos passam por uma triagem, através de uma metodologia aplicada por profissionais da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, que separa os livros por editora, título, e faixa etária.

De acordo com a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, os exemplares serão disponibilizados nos locais citados acima e que na Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, a busca será digitalizada.

Há cerca de 90 dias, o sociólogo e pedagogo, Edmílson Celestino de Barros tem realizado o trabalho de triagem dos exemplares. “A divisão dois livros dá-se pela cognição. A análise dos temas levam teorias de Piaget e demais pensadores sobre a relação do saber. A criança (11 e 12 anos), muitas vezes, estão à frente do seu tempo no pensar, por isso, escolhem títulos diferentes e têm a capacidade cognitiva relativa a um adulto, de acordo com os pensadores citados”, disse.

Segundo ele, Leituras de Ziraldo são importantes para a infância, ao tempo em que Heitor Villa lobos serve para adolescentes e adultos. Monteiro Lobato é infanto-juvenil, Dante Alighieri, Ana Maria Machado e Schakespeare, títulos oferecidos em abundância pelo novo acervo.

Texto e Fotos: Yara Santos