20 maio 2011

CULTURA REALIZA REUNIÃO COM ARTESÃOS

Representantes de entidades não-governamentais, associações, cooperativas e demais artesãos, reuniram-se nesta manhã, 20, no prédio Secretaria da Cultura e do Turismo para a reunião, juntos com profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), onde discutiram medidas e soluções para o desenvolvimento turístico de São Cristóvão.

Na ocasião, foi apresentada aos artesãos a sala intitulada ‘Saberes e Fazeres’. Enfeitada com tecidos de chita, fitas coloridas, livretos, bonecas de pano e diversas guloseimas da cidade, a sala é um espaço preparado com muito carinho para exposição e venda de produtos tipicamente sancristovenses.

Júlia Vasconcelos, representante do Sebrae, definiu a sala como encantadora e explicou sobre a importância desse espaço como um facilitador de vendas, além do mediador.

“O mediador de vendas, na sua grande maioria, exerce a função de facilitador na hora da finalização das vendas. Pois devido ao conhecimento, ele consegue fechar grande quantidade de pedidos, exportando a mercadoria para outras localidades” completa.

Durante toda a manhã os artesãos puderam expor sugestões e esclarecer dúvidas. Dona Tânia, artesã, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas quanto à questão do cálculo na hora de colocar o preço em cada produto.

“Muitas vezes fico perdida, não sei quanto cobro, pois se eu cobro demais posso não vender e se for muito baixo o preço não compensa a produção” falou.


Capacitação

Pensando na capacitação e na melhoria da mão-de-obra dos profissionais de São Cristóvão, a secretária da cultura já solicitou ao Sebrae novos cursos, entre eles, o curso de confecção de embalagem.

A Sectur investe mensalmente em novos cursos e na capacitação dos artistas de São Cristóvão.



Texto e foto: Grazziele Santos