04 maio 2011

CREAS CONSCIENTIZA CRIANÇAS SOBRE OS MALEFICIOS DOS ENTORPECENTES


Na manhã desta quarta-feira, 04, a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou palestra para cerca de 20 crianças que participam programa de Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Para facilitar a compreensão dos pequenos foram utilizados os métodos do áudio visual, onde através de slides a exibição de uma história em quadrinhos, mostrou às crianças as causas e conseqüências do uso de drogas.

Segundo Ana Luiza Meneses, assistente social, esses métodos facilitam o entendimento das crianças, além de abordar um tema tão complexo com mais leveza. A história utilizada foi a da Turma da Mônica, que trouxe não somente o tema das drogas, mas a questão da confiança, obediência e o respeito.
No município de São Cristóvão, é crescente o número de usuários de entorpecentes, além do crack que assola dezenas de famílias, a venda permissiva de cigarros e bebidas alcoólicas para menores facilitam a proliferação desse mal.

“Muitas crianças, mesmo não sendo usuárias, têm algum tipo de contato com pessoas que fazem uso de entorpecentes. Nossa meta é mostrar a elas que isso não é legal, que o uso de drogas só fazem mal a elas e aos familiares que sofrem com as conseqüências”, completa a assistente.

As reuniões com os participantes do PAEFI ocorrem a cada 15 dias. A cada encontro, um novo tema é abordado como maneira de alertar as crianças e os adolescentes e também incentivá-los a produzir algo de benéfico para eles.



Texto e Foto: Grazziele Santos