17 maio 2011

MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO COMBATE A HOMOFOBIA

“O amor fala todas as línguas”. Faixas espalhadas por todo o município, evidenciaram o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão ao Combate à Homofobia, o que é comemorado internacionalmente na data desta terça-feira, 17.

Na manhã de hoje, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), realizou uma atividade interativa com os estudantes do município, que participaram e aprenderam um pouco mais sobre os direitos e deveres de um cidadão.

Marcaram presença ao evento, a secretária Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; o secretário Municipal da Educação, Morgan Prado; a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa; o diretor administrativo da Inclusão, Márcio Siqueira; e a equipe técnica do Creas, e três convidados especiais, travestis.

Montadas, os três travestis André, Ezequiel e Bruno, os quais adotaram os nomes sociais Isadora, Carmélia e Bruna, respectivamente, coordenaram a dinâmica aplicada na brincadeira, o que separou os adolescentes em dois grupos, que competiram respondendo perguntas pertinentes à data, tendo como prêmio, cidadania e bombons de chocolate.

A concentração da atividade do Creas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, deu-se na Praça Getúlio Vargas, onde foram distribuídos fôlderes, contendo informações sobre os direitos, a saúde e as conquistas do homossexual.

“A proposta é boa, pois não esperou que os alunos fossem até eles e trouxeram o movimento até os estudantes, promovendo a atividade deste dia, na Praça da Matriz”, disse o secretário da Educação.

As perguntas sorteadas abordaram a transsexualidade, o preconceito sexual, a bissexualidade, o que obteve respostas surpreendentes e destacou o conhecimento dos adolescentes sobre a temática, mostrando que eles têm conhecimento e que o respeito ao direito do outro precisa ser incentivada da casa à escola.

Sem dúvidas, a estudante da Escola Municipal São Cristóvão, Manuela Cristina Silva Braz Santana,11, cursando a 5ª série do ensino fundamental, definiu o significado de ‘transsexualidade’, acertou e foi aplaudida pelos colegas e premiada com um bombom de chocolate.

A manhã foi animada e de uma maneira descontraída, o Creas promoveu cidadania, começando pelos estudantes, que são multiplicadores da mensagem.


Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos