19 maio 2011

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL É COMEMORADO POR USUÁRIOS DOS CAPS DE SÃO CRISTÓVÃO



O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia, localizado no município de São Cristóvão, realizou neste dia, 18, uma manifestação pelas ruas do centro histórico, comemorando o Dia da Luta Antimanicomial.
Empossados de placas com dizeres: “Quem Ama Cuida”; e “Respeito”, os pacientes, funcionários, oficineiros e familiares passearam pelas ruas, conscientizando a população sobre a importância de tratar o portador de transtornos mentais com dignidade, junto à comunidade e à família, como é feito nas unidades de CAPS, que minimizam o estigma e promovem melhor qualidade de vida, através da inclusão social e da autonomia de seus pacientes.
A data é comemorada em todo o país para garantir um tratamento mais humano e digno, fora dos hospitais psiquiátricos, às pessoas com transtornos mentais, defendendo sua dignidade e respeito aos seus direitos enquanto cidadãos.
“Este é o dia de gritar aos quatro ventos que a loucura pode e deve ter o seu lugar no mundo e que a aceitação das diferenças, sejam elas quais forem, faz parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo melhor”, disse Edjane Mendes, coordenadora da Saúde Mental no município.
São Cristóvão tem se destacado na reforma psiquiátrica. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, assumiu a defesa dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas, e a necessidade de superação do modelo baseado no hospital psiquiátrico implementado em substituição, serviços como o CAPS e o ambulatório mental. No município, existem dois CAPS disponíveis, o Valter Correia, localizado na Avenida Horácio Souza Lima, nº 146; e o João Bebe Água, localizado na Rua Alan Silva, nº 131, no Bairro Rosa Maria.


Texto e Foto: Yara Santos