Na última sexta-feira, 27 de maio, o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti) finalizou a programação em homenagem às mães, com um passeio ao Parque da Cidade, localizado na capital.
Cerca de 15 mães de crianças e adolescentes assistidos pelo Peti da sede do município compareceram para uma manhã de lazer, incluindo caminhadas, educação física, um lanche saboroso e muitas dinâmicas promovidas pela equipe formada pela coordenadora do Programa, Sandra Lima, e oficineiros. “O passeio teve início às 8h e estendeu-se até ao meio-dia, onde as mães desfrutaram de uma manhã de lazer, com a professora Damiana Araújo, com quem praticaram educação física, e viram os animais”, disse a coordenadora. Após uma série de homenagens prestadas às mães das crianças e adolescentes assistidos pelo Peti em todo o município, como cafés da manhã e recitais, durante o mês das mães, a coordenação do programa fechou a proposta com chave de ouro, proporcionando inclusão e fortalecendo o núcleo familiar do assistido.
Na manhã desta terça-feira, 31, a Secretaria da Saúde de São Cristóvão realizou uma reunião com os diabéticos cadastrados no município para oferecer orientação sobre a utilização do Glucoprov, aparelho medidor de glicemia concedido pelo órgão municipal. O encontro aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, e representando a Secretaria, Mércia Virgínia Santana e Kelly Silva, farmacêutica e assistente social, informaram que a reunião foi destinada aos diabéticos que estão cadastrados no órgão, para esclarecimento das dúvidas sobre o aparelho. Os irmãos Marcelo e Mônica Santos Araújo esclareceram as dúvidas dos diabéticos presentes, explicando o porquê da oscilação na medição; a mudança de temperatura no registro; a forma certa; melhores condições de armazenamento, além de outras questões apresentadas pelo público composto por pessoas de diversas idades. O treinamento foi finalizado com um lanche repleto de frutas coloridas e o incentivo aos diabéticos para o consumo de sucos com adoçantes. As representantes da secretaria revelaram que a próxima reunião será com a nutricionista e um médico para mais orientações.
No período de 30 de maio a 09 de Junho, instalado ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, em frente à Escola Municipal São Cristóvão, o Centro de Atendimento ao Cidadão Móvel leva até o cidadão sancristovense, 85 serviços oferecidos gratuitamente através do projeto, que conta com 19 funcionários, de 14 órgãos do estado de Sergipe. Com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, o Ceac Móvel está preparado para atender 250 pessoas por dia. Além das tendas, o projeto utiliza um veículo tipo ônibus, adaptado, que leva às oito Regiões do Estado, os serviços do Governo aos cidadãos. A transmissão de dados é feita via satélite com dois links de 1 MBPS, sendo um principal e um para backup. É equipado com 15 mesas de atendimento e duas tendas com 36 m² de área que servem de sala de espera para os usuários e como suporte de atendimento. Segundo o diretor geral do Ceac Móvel, Rodrigo Silveira de Farias, os serviços mais procurados são para fazer a carteira de Identidade; carteira de Trabalho; e o cartão de Passe livre. “Geralmente, atendemos 200 pessoas para fazer a Carteira de Identidade; 30 para fazer a Carteira de Trabalho; e 20 para os demais serviços, sendo que o cartão do idoso é para pessoas com idade a partir de 65 anos e o passe livre também pode ser requerido por deficientes”, contabilizou. O atendimento ocorre das 7:30h às 14h, das segundas-feiras às quintas-feiras. A Prefeitura Municipal de São Cristóvão apóia este projeto, pois possibilita o exercício da cidadania aos moradores do município de São Cristóvão, através da emissão de documentos. A carteira de identidade é emitida na hora, porém os demais documentos que chegam posteriormente são enviados à Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, num período de quinze dias.
A Prefeitura de São Cristóvão, através a Secretaria de Municipal da Cultura e do Turismo, estará promovendo no próximo dia 03 de junho, o primeiro ENCONTRO NA PRAÇA. O objetivo é reviver os grandes momentos das praças, quando a cidade se aglomerava em volta do coreto para apreciar as apresentações artísticas locais, principalmente as bandinhas com suas retretas. No primeiro encontro da histórica cidade, vários artistas de vários estilos musicais e artísticos, se encontrarão na Praça da Matriz, culminando com apresentação das verdadeiras tradições folclóricas do município, como: Caceteira de Rindu, Reisado de Satu, dança com o Grupo de Dança Nelson Santos, entalhador Robson Oliveira. O I ENCONTRO NA PRAÇA, de São Cristóvão, terá início às 20 h. O cerimonial ficará sob o comando de Yara Santos e Gilvan Fontes.
Após quatro rodadas da Copa Intermunicipal de Futebol de Seleções, sub-17, a equipe que representa a histórica cidade, Grêmio Olímpico Sancristovense, é o líder da sua chave, somando dez pontos, com três vitórias e um empate.
No último domingo, enfrentou a equipe da Barra dos Coqueiros, vencendo pelo placar de 3 X 1.
Os jogos acontecem todos os domingos, a partir das 8 horas, sempre com duas partidas. A quinta rodada acontecerá no próximo domingo, quando a equipe do Grêmio enfrentará a equipe de Aracaju, abrindo a rodada às 8 h., no Campo do Limão, já que o município sedia a competição.
A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Assistência Social (Cras), que desenvolve o Projovem Adolescente, promoveu uma exposição intitulada “Se expresse”. A mostra apresentou o resultado do trabalho desenvolvido pelos adolescentes nas oficinas de teatro e maquete, através da pintura em tela, teatro e maquetes, feitas com material reciclável. A coordenadora do Projovem em São Cristóvão, Alexandra da Silva Nascimento, informou que os assistidos pelo programa representarão a Secretaria da Inclusão, na recepção da Ministra da Cultura, Ana Buarque de Holanda, com visita marcada para o próximo mês. Sob a orientação do professor Jorge Luiz Freire, os adolescentes estão confeccionando maquetes, enaltecendo o patrimônio histórico e cultural do município. “Iniciamos as maquetes em isopor, depois as faremos em madeira, o que aumenta a conscientização dos adolescentes quanto à importância da preservação e enaltecimento do patrimônio do município”, disse o professor.
Na manhã desta quinta-feira, 26, o diretor Administrativo da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Márcio Siqueira, recebeu a comitiva do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), que disponibilizará os seus serviços no período de 30 de maio a 09 de junho. Segundo os representantes do Ceac Móvel, uma equipe composta por 16 funcionários atenderá o público, que vai dispor de 14 órgãos um total de 85 serviços, dentre os quais um dos mais procurados: a emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho. A Prefeitura Municipal fará parceria através do apoio logístico, fornecendo toda a estrutura necessária para o funcionamento e atendimento do público, de segunda à quinta-feira, no horário das 7h às 14h. Essa é a segunda vez que o Ceac Móvel beneficia os moradores da cidade histórica. No ano, em meados do mês de julho, cerca de 600 pessoas foram atendidas pelo serviço. O projeto da unidade móvel funciona desde o ano passado e já percorreu 70 municípios sergipanos atendendo mais de 90 mil sergipanos.
A coordenadora da Saúde Mental, Edjane Mendes, e a equipe de funcionários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Valter Correia, participam do Seminário da Luta Antimanicomial, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Atenção Psicossocial, com o título “Constituindo a Clínica Antimanicomial em Sergipe”, nesta quarta-feira, 25, no Campus I da Universidade Tiradentes. O Município de São Cristóvão, dentre outros, foi escolhido através de processo seletivo para apresentar um relato da experiência exitosa do trabalho realizado no CAPS Valter Correia. “Todos os trabalhadores da Saúde Mental, SMS, CAPS e Ambulatório estarão neste evento. Teremos, à tarde, um espaço de apresentação de um trabalho de parcerias da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com as Secretaria Municipais da Saúde e a Saúde Mental. É uma honra para todos que trabalhamos nos CAPS”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Edjane Mendes. A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Departamento de Farmácia da UFS, fechou convênio para os dois CAPS de São Cristóvão, Valter Correia e João Bebe Água, para promoção da orientação de uso de medicamentos e capacitação dos profissionais. “A turma de mestrandos da UFS já apresentou o trabalho no Chile, onde foi apresentado o projeto desenvolvido no CAPS Valter Correia, fazendo-nos reconhecidos na América do sul”, informou a coordenadora. Além das conquistas citadas, a parceria com a Universidade Federal proporcionará ao CAPS Valter Correia, a implantação da 1ª farmácia viva do Nordeste.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura, em parceria com a Coordenadoria da Defesa Civil do Município de São Cristóvão, está com as equipes espalhadas pelas ruas da cidade implementando ações para escoar o volume das águas das chuvas que atingem a cidade. Na última terça-feira, 24, o volume de água das chuvas que atingiu o município superou a previsão apresentada pela Defesa Civil do estado de Sergipe, que esperava um índice pluviométrico de 39 mm, alagados pelos aproximados 100 mm, que interditaram passagens e invadiram imóveis localizados nas regiões mais baixas e nas imediações do encontro do rio com o mar. A Secretaria Municipal da Infraestrutura está limpando as ruas, retirando o material arrastado pelas águas e realizando a quantificação, ou seja, o levantamento dos danos à pavimentação, ao sistema de drenagem, além da limpeza da Unidade de Saúde Valadares, localizada numa das áreas baixas da cidade. À espera da previsão de um período mais estiado, a equipe da secretaria enviará máquinas até os povoados, no intuito de drenar a água pluvial e a recuperar os acessos aos logradouros, possibilitando o atendimento dessa população.
Ações Preventivas O Município (Seminfra e Comdec), desde o mês de abril, realiza a limpeza do Rio Paramopama, prevendo enchentes causadas pelo grande volume de água pluvial que atinge o município. A ação conta com a utilização de caçambas e hidroescavadeira, que devem contribuir para o enlarguecimento e a revitalização do Rio Paramopama, aumentando a capacidade de escoamento da água. O secretário municipal da Infraestrutura, Marcos Souza, informou que desde a enchente de 2010, foi feito um relatório e encaminhado ao Governo Federal, solicitando medidas para prevenir e solucionar o problema no local.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizará na próxima sexta-feira, 27, reunião para apresentação do novo delegado do município, Dr. Wernen Azevedo, que ministrará palestra sobre ‘Violência Doméstica’. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gilvânia de Souza, explica que desde a atuação do delegado anterior, Ronaldo Marinho, recebeu apoio para o desenvolvimento das ações do órgão, chegando a andamento ao projeto de adaptação de uma das salas da delegacia para o atendimento das mulheres, advindas dos casos de violência doméstica. “O Dr. Wernen Azevedo já nos recebeu e se mostrou sensível e interessado pela questão, o que estimulará as mulheres a denunciarem as diversas formas de violência por que passam e, durante muito tempo, por motivos outros, sentem-se oprimidas e envergonhadas de registrar queixa contra o causador, o qual, muitas vezes, é pai de seus filhos”, disse. A reunião deverá contar com os representantes dos órgãos diretamente ligados à segurança no município de São Cristóvão e, também, à questão dos direitos da mulher. A programação terá início às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, localizado na Praça da Matriz.
Na manhã desta segunda feira, o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, reuniu seu secretariado no salão nobre da prefeitura, quando os senhores Clewerson Menezes, representando a Index Data e Daves S.Vieira, representando a WW Sof Tware, apresentaram a estrutura para colocar no ar o Portal da Transparência, atendendo à Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009. Com o Portal, todo cidadão poderá acessar quaisquer informações sobre as ações da prefeitura, priorizando-se Licitações, Receitas e despesas e Convênios. Até a data limite, dia 27 deste mês, a Prefeitura de São Cristóvão estará disponibilizando a todos quantos o acessarem o seu site todas as suas ações através de portal ainda a ser determinado.
Em visita ao município de São Cristóvão, a equipe de reportagem da TV Sergipe atendeu a uma denúncia infundada sobre a suposta falta de alimentação escolar, ‘merenda’, na unidade educacional localizada no povoado Parque Santa Rita, a Escola Municipal Manoel Assunção, onde encontraram os armários repletos de alimentos para o lanche das crianças. De acordo com o secretário municipal da Educação, Morgan Prado, procurado pela equipe da TV Sergipe, que desenvolveu um trabalho profissional já que ouviu o município, através da Secretaria da Educação, esclareceu que “a merenda pode vir a faltar na unidade educacional assim como o alimento falta em nossas casas”. “A TV Sergipe comprovou a falta de fundamento da denúncia, mas aproveitamos a oportunidade para informar através da presença do veículo de Comunicação, que a Secretaria Municipal da Educação possui um núcleo nutricional através do qual prepara cardápios balanceados para as unidades educacionais e já fez o pedido junino para a merenda do município, o que adicionará as comidas típicas do período, a exemplo do milho, amendoim, canjica, comidas preparadas no coco, como o mungunzá”, completou.
Suíte
A Secretaria Municipal da Educação de São Cristóvão foi pioneira no estado, referente à adoção da Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para alimentação escolar. A compra de produtos da agricultura familiar garantem assim, a qualidade da alimentação escolar, ‘merenda’, dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas.
“Não permita a violência sexual.” Esta é a frase em destaque no certificado emitido pela Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), responsável pela promoção da Capacitação do Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos contra a Criança e o Adolescente (Salve), que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no Fórum Desembargador Gílson Góis, localizado no município de São Cristóvão. Prestigiado por profissionais da rede de proteção do município (educadores; conselheiros tutelares; coordenadores de programas Peti e Projovem; profissionais da saúde; coordenadora da Saúde Mental; equipes dos Cras e CAPS), o evento foi iniciado com o pronunciamento da coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa. “Em outro momento, as ocorrências do município de São Cristóvão eram registradas na capital, devido à falta de estruturação de rede de proteção do município, mas agora, através da participação dos organismos que atuam desde o enfrentamento até a prevenção e noticiamento, conhecemos melhor a realidade da cidade, assim como as nossas carências e os comandos que funcionam de fato para reduzir a violência cometida contra a infância e à adolescência”, explicou a coordenadora estimulada com o novo quadro da rede assistencial do municipal. Em seguida a secretária da Inclusão, Carolina Pereira parabenizou os profissionais presentes, estimulando-os a participarem e multiplicarem a capacitação no seu setor de origem e em sua comunidade. A capacitação foi ministrada pela professora Josevanda Menezes Prado, representante do Salve, que tem como objetivo estimular profissionais das áreas de saúde e educação a cumprirem determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exigindo a notificação e encaminhamento aos órgãos competentes de casos ou suspeitas de maus tratos contra meninas e meninos de 0 a 17 anos. A professora enfatizou a necessidade de haver a intersetorialidade das ações para que as estas não demandem apenas para o estado, aumentando a articulação da rede para o atendimento da criança e do adolescente, além de expor sua teoria baseada na fiolosofia de Aristóteles e outros pensadores da pedagogia. “Criança não se prostitui, é explorada sexualmente, pois diferente de um adulto, não tem a capacidade de auto-determinação. O tempo é um elemento sobre o qual não temos governabilidade, por isso a prática torna-se muito mais louvável do que a teoria. A lei nasce de acordo com a demanda social, mas até agora, os 21 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente não foram suficientes para o cumprimento das leis básicas”, pontuou a professora. Dando prosseguimento, a palestrante além, de questionar o cumprimento da lei, instigou os participantes através da responsabilização dos pais, sobre as crianças e adolescentes. Josevanda criticou a volatilidade das relações atuais, dominadas pela adolescência, por meio da rede social de computadores e suas ferramentas (orkut, facebook,twitter). “Todas as nossas relações são baseadas na reciprocidade e a educação vem da base, que é a família. Os pais são, na verdade, interlocutores de um conhecimento que vem dos avós, pois as crianças de hoje são as mesmas crianças do século passado, mas a educação que deveria ser assegurada pelos pais está em risco, desgastada e até corrompida”, questionou. O discurso da professora foi permeado por uma linha de pensamento que levou à reflexão e encorajou os profissionais da rede social. “Não existem crianças ou adolescentes problemáticos, eles são completamente normais, quem tem problemas são os adultos que os cercam e servem de exemplo, levando à perda do controle da liberdade, que deve ser dita no plural e não no singular, pois para cada direito se pressupõe um dever. Lembrando que a lei na teoria é uma maravilha e que na prática não encontra mecanismos para ser cumprida, por isso reforço que lugar de criança e no orçamento e não na escola sem cadeira, sem sala, merenda estragada, como vem acontecendo no Brasil e, na minha opinião, o Conselho Tutelar é o órgão que deve contar com a rede para atuar, munido de carro, telefone,computador para o noticiamento da violação dos direitos das crianças à educação; ao esporte; ao lazer; à profissionalização; à cultura; à dignidade e respeito; à convivência familiar e comunitária”, expôs. Ao final de sua fala, a professora Josevanda apresentou dados que chocaram a platéia: “Hoje, 20 de maio, ao final do dia, 18 mil crianças terão sido violentadas física, psicológica ou sexualmente. Destas, 71% são meninas e destes, 83% são negras ou afrodescendentes. Morrem mais indivíduos no Brasil com idade inferior a 18 anos, salvas as proporções, do que na faixa de Gaza, e por fim, alerto as autoridades competentes de que o Creas não poderá abarcar todos os casos sozinho, pois estará fadado ao insucesso,mas em Sergipe, a rede de proteção está funcionando e dos organismos ligados a esta, só o IML não funciona”, concluiu.
Representantes de entidades não-governamentais, associações, cooperativas e demais artesãos, reuniram-se nesta manhã, 20, no prédio Secretaria da Cultura e do Turismo para a reunião, juntos com profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), onde discutiram medidas e soluções para o desenvolvimento turístico de São Cristóvão.
Na ocasião, foi apresentada aos artesãos a sala intitulada ‘Saberes e Fazeres’. Enfeitada com tecidos de chita, fitas coloridas, livretos, bonecas de pano e diversas guloseimas da cidade, a sala é um espaço preparado com muito carinho para exposição e venda de produtos tipicamente sancristovenses.
Júlia Vasconcelos, representante do Sebrae, definiu a sala como encantadora e explicou sobre a importância desse espaço como um facilitador de vendas, além do mediador.
“O mediador de vendas, na sua grande maioria, exerce a função de facilitador na hora da finalização das vendas. Pois devido ao conhecimento, ele consegue fechar grande quantidade de pedidos, exportando a mercadoria para outras localidades” completa.
Durante toda a manhã os artesãos puderam expor sugestões e esclarecer dúvidas. Dona Tânia, artesã, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas quanto à questão do cálculo na hora de colocar o preço em cada produto.
“Muitas vezes fico perdida, não sei quanto cobro, pois se eu cobro demais posso não vender e se for muito baixo o preço não compensa a produção” falou.
Capacitação
Pensando na capacitação e na melhoria da mão-de-obra dos profissionais de São Cristóvão, a secretária da cultura já solicitou ao Sebrae novos cursos, entre eles, o curso de confecção de embalagem.
A Sectur investe mensalmente em novos cursos e na capacitação dos artistas de São Cristóvão.
Na manhã da quarta-feira, 18, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através do Conselho Tutelar da sede do município, em parceria com as escolas municipais, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos desbravadores da Igreja Adventista, realizou uma caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e dos Adolescentes. A concentração foi feita na Praça da Bandeira, localizada na sede do município, de onde saíram as crianças e os adolescentes da Escola Municipal Gaspar Lourenço; escola particular Elic; Desbravadores da Igreja Adventista; e Peti, em direção à Praça da Matriz, apresentando faixas, que esclareciam para a população a motivação do movimento, além de trabalhos feitos cartolina em atividades desenvolvidas em sala de aula, onde o apelo sensibilizava a todos para que o assunto seja tratado com seriedade e as medidas legais, postas em prática. Ao som da percussão do Grupo Cultura da Senzala, as crianças usaram bandanas, com a palavra “PAZ” escrita em todas as cores e mostraram que entendem que a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos Direitos Humanos. Segundo a direção do Conselho Tutelar da sede do município, “pautar o dia 18 de Maio é demonstrar que todos – família, escola, sociedade civil, governo, instituições de atendimento e mídia devem fazer a sua parte no enfrentamento da violência sexual e promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz da sexualidade de crianças e adolescentes”, explicou a direção. A mobilização criada pelo município, que já trabalha a temática através da rede de proteção formada por órgãos como o Conselho Tutelar, o Cras, o Creas e a própria Delegacia, chamou a atenção de toda a sociedade e profissionais, que foram às portas assistir à caminhada das crianças e adolescentes em prol do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia, localizado no município de São Cristóvão, realizou neste dia, 18, uma manifestação pelas ruas do centro histórico, comemorando o Dia da Luta Antimanicomial. Empossados de placas com dizeres: “Quem Ama Cuida”; e “Respeito”, os pacientes, funcionários, oficineiros e familiares passearam pelas ruas, conscientizando a população sobre a importância de tratar o portador de transtornos mentais com dignidade, junto à comunidade e à família, como é feito nas unidades de CAPS, que minimizam o estigma e promovem melhor qualidade de vida, através da inclusão social e da autonomia de seus pacientes. A data é comemorada em todo o país para garantir um tratamento mais humano e digno, fora dos hospitais psiquiátricos, às pessoas com transtornos mentais, defendendo sua dignidade e respeito aos seus direitos enquanto cidadãos. “Este é o dia de gritar aos quatro ventos que a loucura pode e deve ter o seu lugar no mundo e que a aceitação das diferenças, sejam elas quais forem, faz parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo melhor”, disse Edjane Mendes, coordenadora da Saúde Mental no município. São Cristóvão tem se destacado na reforma psiquiátrica. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, assumiu a defesa dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas, e a necessidade de superação do modelo baseado no hospital psiquiátrico implementado em substituição, serviços como o CAPS e o ambulatório mental. No município, existem dois CAPS disponíveis, o Valter Correia, localizado na Avenida Horácio Souza Lima, nº 146; e o João Bebe Água, localizado na Rua Alan Silva, nº 131, no Bairro Rosa Maria.
Despertar a sociedade para o combate do abuso e a exploração sexual. Foi com esse objetivo que a equipe do Centro de Referência e Assistência Social realizou na tarde de ontem, 18, uma grande blitz.
Localizadas em ponto estratégico, na Avenida Governador João Alves Filho, próximo à Universidade Federal de Sergipe, a equipe em parceria com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Polícia Rodoviária Estadual (CPRV) abordou condutores de carros, motocicletas e até mesmo pedestres.
Apesar da correria dos motoristas, pois muitos estavam em horário de trabalho, o saldo da operação foi positivo. Rafaela Ramos, assistente social do Creas, explica que a participação da comunidade é de suma importância, não somente durante a semana de combate, mas também no decorrer de todo o ano.
“Muitos condutores param para escutar com atenção nossas explicações e até pedem mais material para que eles possam distribuir na vizinhança e até mesmo no próprio trabalho. Isso mostra o quanto a comunidade está consciente desse mal” completa.
A blitz teve início no meio da tarde, enquanto uma parte da equipe atuava abordando os veículos, outra parte seguiu em destino as proximidades da universidade, onde além da distribuição de um folder explicativo, também pregaram cartazes em estabelecimentos comerciais.
De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Angélica, ações como essas consegue atingir um público diferenciado, ou seja, aqueles chefes de família que devido ao trabalho não tem tempo de acompanhar as palestras realizadas nas escolas dos seus filhos.
O público alvo da ação são os moradores de São Cristóvão, mas devido a proximidade com a universidade, onde há grande fluxo de estudantes de todo o estado, a informações acabam ultrapassando as barreiras.
“Aqui nós conseguimos atingir um número grande de moradores. O fluxo intenso pessoas que residem em outros municípios e o tráfego de táxis lotação contribuem para o sucesso da campanha” falou a coordenadora.
Alerta
A coordenadora revela que o município tem uma grande demanda de csos sobre violência sexual, e que os meninos também são vitimas. “De todos os programas desenvolvidos pelo Creas, o de enfrentamento sexual é o mais procurados, não somente pelo público, mas também pelo masculino” esclarece.
O Creas está trabalhando a temática desde o início da semana, mas não o trabalho do centro não se limita aqui. Durante todo o ano escolas, creches, associações e programas sociais são visitados pela equipe que profere palestras sobre outros temas, como por exemplo, as drogas, negligência e maus tratos aos idosos e crianças.
Na manhã desta quarta-feira, 18, o secretário municipal da Saúde, Edmílson Brito, em companhia de uma comitiva formada por profissionais da área, recebeu a visita de representantes do Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materno e Infantil, para instalação do órgão em São Cristóvão. A intenção de instalar um Comitê Municipal de Combate à Mortalidade Materno e Infantil vem sendo estudada e posta em prática desde o mês de dezembro de 2010. No dia 15 de Junho, será realizada uma nova reunião entre os órgãos municipais, com a presença do órgão estadual, para o fechamento e as indicações para a formação do Comitê Municipal de Mortalidade Materno e Infantil.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal da Saúde e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apóia a 1ª Corrida do conjunto Rosa Maria, evento que será realizado no próximo domingo, dia 22. Os interessados podem realizar suas inscrições até a quinta-feira, 19, na barbearia Edvaldino, localizada na Rua Venerável Valdomiro Teófilo dos Santos, n° 17, conjunto Rosa Maria, de propriedade do organizador do evento, Edvaldo Andrade. Os atletas devem confirmar participação no dia da competição, no horário das 13 às 15h, sendo que a largada está prevista para às 16h, saindo do Bar do Pirão. Os participantes concorrerão a diversas premiações, dentre elas, troféus, medalhas e brindes. Também serão premiados os colégios com o maior número de atletas inscritos e com o maior número em pódio. O regulamento está acessível através do e-mail edivaldinhoestilojovem@hotmail.com. A Prefeitura Municipal de São Cristóvão está ao lado da comunidade, apoiando os eventos da, promovendo bem-estar e lazer da população, fazendo de São Cristóvão, Uma Cidade Melhor!
Mais informações: (79) 3257-1581 / 9851-6343 /8831-1749.
Na noite de ontem, 17, foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Vitória, localizada no Centro histórico de São Cristóvão, a Missa em Ação de Graças do Servidor Sancristovense, celebrada pelo Frei Sormane, que deu início ao culto às 19h, dentro da programação do mês de Maria.
Prestigiada pelo prefeito municipal, Alex Rocha, em companhia da primeira-dama e secretária municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, a missa dos servidores contou, também, com a presença do vice-prefeito, Cláudio Sanclau; o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Paulo Roberto de Santana; secretários; funcionários e parceiros, além da comunidade cristã. A assistente do prefeito, Telma Pureza, fez a leitura em louvação a Nossa Senhora e a equipe litúrgica contou com a participação do secretário municipal das Finanças, Paulo Roberto Santos, e do vereador Cláudio Chagas.
Ao som do coral ‘Vozes da Vitória’, a missa foi celebrada pelo Frei, que pontuou a importância do mês de maio, dedicado à Maria e falou aos administradores. “O mês de maio é o momento de agradecimento à Virgem Maria, por sua presença em nossa vida. Jesus Cristo nos ensina a lutar pela vida, pois ele é vida em abundância para todos. Administradores e legisladores são os pastores do tempo de hoje e devem assegurar que a comunidade viva dignamente, mesmo diante das dificuldades, os pastores devem pedir sabedoria e humildade, para que a comunidade seja governada por um bem comum e vida em abundância”, disse o Frei. Durante a celebração, os servidores e a comunidade cristã deram as mãos para rezar a oração universal, o ‘Pai Nosso’, e, em seguida, os presentes ofertaram flores à imagem de Nossa Senhora.
Beatificação
O final da celebração, o Frei Sormane informou a comunidade cristã ,que no próximo domingo, 22, em Salvador, será feita a beatificação de Irmã Dulce, que iniciou a vida religiosa no Convento do Carmo, em São Cristóvão, e a cerimônia será trasmitida em telão, na Igreja do Carmo, para todos que quiserem acompanhá-la.
“O amor fala todas as línguas”. Faixas espalhadas por todo o município, evidenciaram o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão ao Combate à Homofobia, o que é comemorado internacionalmente na data desta terça-feira, 17.
Na manhã de hoje, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), realizou uma atividade interativa com os estudantes do município, que participaram e aprenderam um pouco mais sobre os direitos e deveres de um cidadão.
Marcaram presença ao evento, a secretária Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; o secretário Municipal da Educação, Morgan Prado; a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa; o diretor administrativo da Inclusão, Márcio Siqueira; e a equipe técnica do Creas, e três convidados especiais, travestis.
Montadas, os três travestis André, Ezequiel e Bruno, os quais adotaram os nomes sociais Isadora, Carmélia e Bruna, respectivamente, coordenaram a dinâmica aplicada na brincadeira, o que separou os adolescentes em dois grupos, que competiram respondendo perguntas pertinentes à data, tendo como prêmio, cidadania e bombons de chocolate.
A concentração da atividade do Creas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, deu-se na Praça Getúlio Vargas, onde foram distribuídos fôlderes, contendo informações sobre os direitos, a saúde e as conquistas do homossexual.
“A proposta é boa, pois não esperou que os alunos fossem até eles e trouxeram o movimento até os estudantes, promovendo a atividade deste dia, na Praça da Matriz”, disse o secretário da Educação.
As perguntas sorteadas abordaram a transsexualidade, o preconceito sexual, a bissexualidade, o que obteve respostas surpreendentes e destacou o conhecimento dos adolescentes sobre a temática, mostrando que eles têm conhecimento e que o respeito ao direito do outro precisa ser incentivada da casa à escola.
Sem dúvidas, a estudante da Escola Municipal São Cristóvão, Manuela Cristina Silva Braz Santana,11, cursando a 5ª série do ensino fundamental, definiu o significado de ‘transsexualidade’, acertou e foi aplaudida pelos colegas e premiada com um bombom de chocolate.
A manhã foi animada e de uma maneira descontraída, o Creas promoveu cidadania, começando pelos estudantes, que são multiplicadores da mensagem.
A Secretaria da Saúde, através do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) João Bebe Água realizou na última quinta-feira, 12, no Mercado Municipal de Aracaju o Dia do Cuidador. O evento, que contou com a participação de toda a equipe, tem como intuito cuidar da saúde daqueles que se dedicam à saúde dos outros. Durante todo o dia, os servidores se reúnem e fazem algumas atividades para se distraírem e esquecer um pouco dos problemas que o cotidiano traz para todos. A coordenadora do Caps em São Cristóvão, Edjane Mendes, ressaltou a importância e a necessidade que os colaboradores têm quanto ao momento de lazer entre eles. “Esse é um momento onde os funcionários podem relaxar, interagir entre os colegas, brincar e o mais importante descansar a mente, pois a correria do dia-a-dia muitas vezes impossibilita que os funcionários interajam entre si” completou. A experiência rica e diferente proporciona, não somente diversão entre os colaboradores, mas garante um excelente atendimento aqueles que procuram o órgão.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão em parceria com a Câmara Municipal dos Vereadores realiza na noite de hoje, 17, a Missa dos Servidores Públicos Municipal.
Celebrada durante o mês dedicado a Maria, a noite dos Servidores tem como intuito reunir colaboradores e demais parceiros dos órgãos municipais, a fim de promover um momento de reflexão e adoração ao Deus altíssimo.
A missa será celebrada às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, também conhecida como Igreja Matriz.
“Não permita a violência sexual. Nossas crianças e adolescentes não são brinquedos de adultos.” É com esse apelo que a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) dá início à programação da Semana de Enfrentamento à Violência Sexual à criança e ao adolescente.
O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, 16, no salão Sagrada Família, onde profissionais da assistência social e da psicologia palestraram para crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e de escolas municipais, acompanhados de oficineiros, educadores sociais e professores.
Durante a palestra, a assistente social e a psicóloga, responsáveis pela transmissão da mensagem para as crianças, definiram o Creas e sua funcionalidade, apresentaram as ações desenvolvidas através do órgão, os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a palestra que, além de ser baseada em teoria, utilizou o livro “Segredos segredíssimos”, de autoria de Odília Barros, que através de uma linguagem simples explica que as crianças devem revelar aos seus responsáveis o abuso sofrido.
Por meio da história de duas amigas, onde uma sofria o abuso sexual praticado por um tio, a autora levou as crianças presentes a entenderem que a ‘brincadeira de adulto’, deve ser denunciada aos pais ou um adulto de confiança.
Além da violência sexual, os presentes também aprenderam como identificar os outros tipos: negligência; psicológica; física; doméstica e abandono, conheceram a rede de proteção disponível para assegurar o respeito ao direito das crianças e adolescentes.
Uma das unidades de ensino presentes foi a Escola Municipal Paulo Sarazate, que levou a 5ª série, um grupo formado por pré-adolescentes. “A oportunidade é boa para despertar e esclarecer as dúvidas da fase da pré-adolescência, formando o senso crítico. Além desta palestra, pretendemos participar da Caminhada em Enfrentamento à Violência sexual infantil”, disse a professora de matemática, Suzana Gama dos Santos, que avaliou positiva a iniciativa do município e afirmou que vertentes da temática central são tratadas pelos professores de Artes e Religião.
A psicóloga, Milena Machado Barreto, trabalhou as formas de prevenção e desmistificou a imagem que as crianças formaram em relação ao Conselho Tutelar, lembrando-as de que este é um órgão formado por profissionais com o objetivo de assegurar os direitos da infância e adolescência e, ao final de sua explanação, pediu para que todos lessem juntos a frase que encerrou os slides: “Você tem direito a viver uma vida livre de todas as formas de violência”.
A imagem de Nosso Senhor dos Passos já chegou a seu destino. Posta no último sábado, 14, no Alto da Favela, a imagem que mede cerca de cinco metros de altura, está recebendo os últimos acabamentos, dentre eles retoques na pintura e banho de resina, para ser inaugurada e entregue à população. Além dos retoques, a Secretaria da Infraestrutura está realizando o urbanismo de toda a área, com a pavimentação e colocação de iluminação cênica ao redor da imagem. Cerca de 500 pessoas já visitaram o local, que promete ser o mais novo ponto turístico de São Cristóvão. Idealizado pelo Prefeito Alex Rocha, a construção do Mirante de Nosso Senhor dos Passos permitirá um maior fluxo turístico na região, ampliando o comércio local e proporcionando um novo meio de geração de renda.
A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), finalizou as comemorações feitas em homenagem às mães, realizando um grande café da manhã, no Povoado Parque Santa Rita, nesta sexta-feira, 13. A iniciativa faz parte da programação feita pela coordenação do Peti, para o mês das mães, o que descentralizou as ações da sede do município para os povoados, sendo o Povoado Cabrita, no dia 11 e o Povoado Aldeia, dia 12. A coordenadora do Peti, Sandra Lima, explicou que a ação vislumbra um objetivo maior do que comemorar a Festa das Mães. “A programação destinada às mães levada aos povoados, visa proporcionar a confraternização das mães com os filhos, enfatizando o fortalecimento dos vínculos familiares”, falou a coordenadora. Educadores sociais do Parque Santa Rita, Ramone Conceição dos Santos, oficineira de cidadania; e Rogério Alves, oficineiro de teatro, prepararam as 46 crianças assistidas pelo programa, para a apresentação para suas respectivas mães. A programação foi aberta com a leitura de uma carta escrita por Jéferson Vitor dos Santos, redigida pelo mesmo, à sua mãe, agradecendo pela dedicação e esforço investidos na sua criação, emocionando a todos, ao som da Ave Maria. “Eu me considero mãe duas vezes, pois sou a avó dele, a verdadeira mãe, e participo de todas as atividades do Peti e o meu presente do Dia das Mães desse ano foi ver o meu ‘filho’ se apresentando”, disse a senhora Maria Aliete dos Santos, ‘mãe’ do assistido. As crianças se apresentaram em coral, sob a orientação da educadora social, apresentando composições como ‘No dia que eu saí de casa’, ‘Como é grande o meu amor por você’, e ‘Como Zaqueu’. Segundo o oficineiro de teatro, Rogério Alves, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de valorização do não-material, do simbolismo e preservação do ‘estar junto’ e do amor da mãe pelo filho e pela unidade familiar.
A Secretaria da Cultura e do Turismo de São Cristóvão realizará a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista em solenidade agendada para o próximo dia 23, a partir das 16h, com a apresentação dos ‘Jovens que Encantam’.
A reabertura apresentará um acervo renovado com mais 7.500 exemplares, que foram limpos e digitalizados, sendo que a Secretaria da Cultura, órgão que recebeu a doação de 15 mil livros da Ong Leia Brasil, encaminhará mais 7.500 exemplares a duas salas de leitura do município, sendo uma localizada no conjunto Eduardo Gomes e a outra no Povoado Rita Cacete.
Os títulos passam por uma triagem, através de uma metodologia aplicada por profissionais da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, que separa os livros por editora, título, e faixa etária.
De acordo com a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, os exemplares serão disponibilizados nos locais citados acima e que na Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, a busca será digitalizada.
Há cerca de 90 dias, o sociólogo e pedagogo, Edmílson Celestino de Barros tem realizado o trabalho de triagem dos exemplares. “A divisão dois livros dá-se pela cognição. A análise dos temas levam teorias de Piaget e demais pensadores sobre a relação do saber. A criança (11 e 12 anos), muitas vezes, estão à frente do seu tempo no pensar, por isso, escolhem títulos diferentes e têm a capacidade cognitiva relativa a um adulto, de acordo com os pensadores citados”, disse.
Segundo ele, Leituras de Ziraldo são importantes para a infância, ao tempo em que Heitor Villa lobos serve para adolescentes e adultos. Monteiro Lobato é infanto-juvenil, Dante Alighieri, Ana Maria Machado e Schakespeare, títulos oferecidos em abundância pelo novo acervo.