14 fevereiro 2011

SEMIDES PROMOVE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Semides) promoveu a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos na sede do município de São Cristóvão e do conjunto Eduardo Gomes, sendo dez ao total, somando-se ao grupo a primeira suplente do conjunto Eduardo Gomes, Gilvania Santos Braga , e a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Dilma Oliveira.
A capacitação teve início no último final de semana, dias 12 e 13, na sede, e será finalizada nos dias 26 e 27 deste mês. A responsável pelos módulos é a assistente social, Dinah Sena, a qual além dos dois finais de semana, disponibilizou seus contatos para esclarecer dúvidas dos conselheiros não apenas sobre o material didático selecionado para o curso, que compreende desde dinâmicas até legislação, mas também sobre questões do cotidiano.
Segundo a conselheira eleita através da primeira eleição direta, Katiúcia Menezes Ramos, formada em serviço social, cujo currículo já demonstra experiência com a temática, o conteúdo apresentado nos primeiros módulos da capacitação fala sobre o trabalho em equipe, somando-se à legislação, a abordagem da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Vai trazer subsídios para funcionamento e presenteará os Conselhos Tutelares de São Cristóvão com o Manual do Conselheiro, onde existem as informações necessárias para o cotidiano”, disse.
Adenilde Santos é a popular “Nidinha”, presidente do conselho tutelar, que também participou da capacitação e fez uma avaliação positiva do que foi apresentado pela palestrante.
“No primeiro dia, a capacitação serviu para o autoconhecimento, e aprendizado sobre atendimento e acolhimento. Além dos conselheiros, participou a primeira suplente do conjunto Eduardo Gomes, pois Marleide de Jesus, suplente da sede, justificou que o horário do curso coincidiu com a capacitação e, por isso, não foi possível a sua participação. Todos que estão participando foram beneficiados com as informações do curso”, concluiu a presidente.
De acordo com a presidente, depois dos dois módulos, a professora fará uma avaliação num final de semana. O Conselho Tutelar trabalha na rede do município, assim como o Cras, o Creas, o Peti, sendo parceiro na segurança do Direito das Crianças e dos Adolescentes.
“Não tenho do que reclamar, a equipe é muito comunicativa”, disse a conselheira Aglaé Figueiredo de Santana. Após a eleição direta, o quadro foi completamente renovado, sendo dez conselheiros ao total e, ativas, duas suplentes. O próximo encontro para a capacitação será nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Texto: Yara Santos