17 fevereiro 2011

IPHAN REALIZA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE SÃO CRISTÓVÃO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, está com o período de inscrições aberto para professores das redes pública municipal, estadual e particular da cidade para a Oficina de Capacitação em Educação Patrimonial, denominada “Sentir e Agir”.
De acordo com Kleckstane Farias e Silva Lucena, chefe de serviço da Casa do IPHAN em São Cristóvão, as inscrições ocorrem até o dia 22 de fevereiro, sendo que o curso será realizado no período de 23 a 25 deste mês.
“Realizaremos dinâmicas, através das quais serão passados conceitos sobre o que é patrimônio. Dentre elas, haverá o ‘quarto escuro’, aguçando os sentidos dos professores, com cheiros, toques e sabores”, informou.
A oficina será ministrada pela própria Kleckstane e pela bolsista do Programa de Especialização em Patrimônio, Márcia Arevolo. No último dia da oficina, serão esboçados projetos sobre “Educação Patrimonial” dos professores, construído cada um de acordo com a sua realidade.
Para que a Praça São Francisco recebesse o título de Patrimônio da Humanidade, uma série de exigências foi feita pela UNESCO, englobando, além da restauração dos prédios históricos do complexo, a inserção da Educação Patrimonial nas escolas. Portanto, a oficina proposta pela equipe do IPHAN vai gerar subsídios para que a temática seja tratada em sala de aula junto aos estudantes.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos