22 fevereiro 2011

CREAS REALIZA INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS E REINICIA ATIVIDADES

Bolo de chocolate, balões coloridos, brigadeiro, salgadinho e refrigerante. Esses são apenas algumas das diversas guloseimas encontradas na confraternização dos aniversariantes do mês promovido pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), nesta tarde, 22.

Na oportunidade a equipe técnica, formada pela assistente social, Ana Luiza Meneses e a Psicóloga, Milena Machado retomaram as atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Cerca de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e os pais dos participantes dos programas compareceu a comemoração.

Como forma de incentivar a interação entre as crianças, a equipe técnica do Paefi, realizou uma brincadeira com uma lata recheada com balas e chicletes. “A lata irá passar de mão em mão, e CAD pessoa que receber a lata deverá se apresentar, falando seu nome, idade e onde estuda. Assim eles vão se soltando e adquirindo mais segurança” explica Ana Luiza.

A coordenadora do Creas, Ana Angélica, esclarece que esse momento é de extrema importância para os participantes, pois por se tratar de crianças e adolescente vitimas que direitos violados, é necessário que eles se sintam bem e confiantes para concluírem o programa que segue até o final do ano.

Ana Angélica explica que não somente as crianças e os adolescentes, mas também os pais, são acompanhados por psicólogas e assistentes sociais, que desenvolvem durante os encontro, realizado a cada 15 dias, palestras e dinâmicas que fortalecem o vinculo familiar e elevam a auto estima.

Além do PAEFI, o Creas desenvolve os Serviços de especialização para pessoas em situação de rua, Proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida LA, e de prestação de serviços à comunidade (PSC) e do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos (as) e suas famílias, que tem como equipe técnica a psicóloga Inaiara Costa e a assistente social, Rafaela Ramos.

Texto e foto: Grazziele Santos