15 fevereiro 2011

SECTUR REALIZA REUNIÃO COM COORDENADORES DE BLOCOS

A Secretaria da Cultura e do Turismo de São Cristóvão, através da sua gestora, a professora Aglaé Fontes, realizou a primeira reunião com os coordenadores e demais representantes de blocos carnavalescos na tarde de ontem, 14.
O encontro faz parte dos preparativos para a realização do 7º Carnaval dos Carnavais, que tem como tema “Ô Abre Alas, São Cristóvão Vai Passar”. A festa ocorrerá no município no período de 05 a 08 de março, tendo o centro histórico como Pólo Tradição e a Praça da Bandeira, como ponto de concentração.
Ao reunir representantes de 16 blocos, entre tradicionais e novos, a professora apresentou o termo de responsabilidade, contendo seis itens regularizando a participação na festa, o que pode ser assinado pelos coordenadores, caso estejam de acordo com as ressalvas.
O primeiro item do termo compromete o bloco com o horário definido previamente para estar no local e cumprir o percurso estabelecido pela comissão organizadora.
Entre as atribuições dos coordenadores e as práticas proibidas, a suspensão da brincadeira do mela-mela foi aprovada por todos os foliões. Os músicos devem estar uniformizados e caso haja infratores, estes devem ser denunciados aos representantes da comissão organizadora ou à autoridade policial mais próxima.
Desta forma, a desobediência de qualquer um dos termos supracitados implicará no recolhimento das bandinhas de frevo e exclusão do bloco no rol dos homenageados pela participação no Carnaval 2011.
Além, das regras do termo de responsabilidade, foram ajustadas questões sobre o horário em que o órgão pretende dar início à programação carnavalesca.
Os coordenadores presentes, junto com a secretária Aglaé Fontes, discutiram o horário em que desejam dar início ao percurso, podendo ser nos períodos da manhã e da tarde. Alguns carnavalescos levaram em consideração o calor e o seu público composto por idosos e crianças.

Blocos
A carnavalesca Magna Cardoso prestará homenagem à sua mãe, Dona Zil, com o ‘Bloco do Sujo’, onde a homenageada brincou em sua mocidade. Os cerca de 500 foliões trajarão uma camisa feita pela própria família da homenageada.
Os foliões da velha-guarda, contemporâneos da homenageada serão convidados a participar e trarão máscaras nos rostos, já que antigamente, se melavam de carvão e se vestiam com bastante criatividade.
O bloco que trata da temática das mulheres, “As Chiquinhas”, e tem a musicista Chiquinha Gonzaga como ícone da homenagem, confirmou a sua presença no dia 08 de março, data em que termina a programação carnavalesca e, também, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.
Em meio às novidades, a secretária informou que os bonecões estão ganhando roupas novas e o município ganhará mais dois bonecões, sendo homenagens prestadas ao Sr. Raimundo, dos Bacamarteiros, já falecido, e ao Sr. Jorge, que está vivo e é um dos mais antigos carnavalescos do município, somando um corpo de sete bonecos gigantes.
A Casa do folclore Zeca de Noberto está de portas fechadas por estes dias por conta do trabalho de costura das novas roupas dos bonecões, que estão despidos.
A secretária da Cultura e do Turismo frisou bastante, que todos os blocos serão puxados por uma banda concedida pelo órgão, porém este bloco deve ter expressividade, com uma quantidade superior a 50 foliões, pois do contrário, não será possível conceder uma banda para puxar uma quantidade menor de pessoas.
Cada coordenador de bloco deverá escolher um fiscal para observar as bandas, estas devem se apresentar da mesma forma em todos os blocos, do contrário a infração deve ser comunicada aos coordenadores da festa, na Sala de Apoio.
Presente à reunião, a professora Irani Carvalho e o oficineiro Raimundo Teixeira, do Projeto Cultura da Senzala, reivindicaram. “Não temos a pretensão de sermos um bloco, mas de participarmos da programação como atração cultural”, esclareceu a professora.
Sensível ao apelo da professora, a secretária acatou a solicitação e fez a ressalva de que o Carnaval dos Carnavais tem a característica de enaltecer a riqueza rítmica do município, destacando o frevo enquanto identidade musical do período e comprometeu-se com o Projeto Cultura da Senzala, formado por adolescentes que desenvolvem trabalhos percussivos.
Ao final, foram anotadas diversas sugestões para solução do horário de início dos blocos, percurso, fiscalização, deficiências dos anos anteriores, o que deverá ser analisado pela organização do evento e apresentado numa próxima reunião.

Texto: Yara Santos