18 fevereiro 2011

CREAS PARTICIPA DE AULA INAUGURAL DO ELÍSIO CARMELO

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento, através da equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, representada pela coordenadora, psicóloga e assistente social, fez-se presente na aula inaugural do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, a convite da diretora da unidade escolar, Maria Rita Santos.
Na solenidade, foram convidados para compor a mesa, o diretor da DR8, Everaldo Pinto Fontes; representando a secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, a coordenadora do CREAS, Ana Angélica Costa; professores; Kleckstane Farias e Silva Lucena, chefe de serviço da Casa do IPHAN em São Cristóvão e palestrantes, dentre as quais, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Maria Batista Lima.
A palestra proposta pela direção ao CREAS para ser abordada junto aos adolescentes e seus respectivos familiares, foi ‘A importância da presença da família no desempenho acadêmico de seus filhos’.
A aula inaugural reuniu os estudantes e seus familiares no auditório do colégio, onde assistiram atentos à programação desta manhã, quando foi executado o Hino Nacional, inicialmente. No início dos trabalhos, foi exibido o vídeo da estudante vencedora da Gincana do Governo do Estado contra o crack, a adolescente Jéssica Rafaela Leão Nascimento, 15 anos, sob a orientação da professora Ana Maria Santos.
Logo após, as palestras abordaram temáticas sociais, enaltecendo assuntos importantes para os esclarecimentos de direitos reservados aos cidadãos brasileiros e a ênfase da importância da participação de familiares na educação dos filhos.
A equipe do Creas, formada pela psicóloga Milena Machado Barreto e pela assistente social, Ana Luíza Meneses Silva, apresentou um vídeo e estatísticas que revelam os resultados do acompanhamento da família ao estudante e, também, da negligência da família para com o desenvolvimento dos estudantes na escola.
“As crianças estão entrando mais cedo nas escolas e o primeiro estágio da vida das crianças tem sido vivenciado cada vez menos pelos pais e mais pelas escolas, cuja responsabilidade tem sido atribuída pelos próprios pais a este órgão. Os pais devem incentivar a leitura, além de tomar providências educativas diante do comportamento de seus filhos na escola”, disse a assistente social.
De acordo com a psicóloga do Creas, Milena, os pais devem incentivar o uso da biblioteca, a assiduidade nos horários. “A escola é a continuação do nosso lar que, contando com a parceria da família, gera resultados positivos na saúde, na educação, motivação pelos estudos, além da promoção da geração de renda”, explicou a psicóloga.
A aula inaugural foi finalizada com um grande coquetel, oferecido aos alunos, aos pais, professores e demais convidados presentes.

Texto e foto: Yara Santos