16 fevereiro 2011

PREFEITURA APOIA REALIZAÇÃO DE PROJETO SOCIAL DA COOPERMULT

Na noite de ontem, 15, a Cooperativa de Trabalho na Área de Serviços Múltiplos de Sergipe Ltda (COOPERMULT), ganhadora da licitação promovida pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para realizar um trabalho social em volta da obra de esgotamento sanitário, reuniu representantes do governo municipal, agentes da comunidade civil e religiosa e estudantes na casa do IPHAN em São Cristóvão, para apresentar-se e escutar sugestões da população.
Na ocasião, a Cooperativa explicou o Projeto Social intitulado ‘Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sede do Município’, que beneficiará, a princípio, os moradores do centro histórico.
A conversa foi aberta pela pedagoga e técnica social do projeto, Kátia Maria de Melo Santos, que revelou o tempo de aplicação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).
“Serão oito meses desenvolvendo o projeto. A comunidade será beneficiada duas vezes, a primeira através da melhoria da qualidade de vida e a segunda, por meio de ações de educação ambiental e desenvolvimento social, através de oficinas de geração de renda e capacitação, criando um ambiente sustentável ecologicamente. Por isso, as obras podem trazer um pouco de transtorno, mas é preciso enxergar uma perspectiva mais à frente quanto aos benefícios”, concluiu.
A equipe da Deso fez-se presente e apresentou seu trabalho à população, que atenta fez questão e participar e levantar questionamentos sobre a execução dos serviços.
Um dos requisitos básicos para saber se uma sociedade é desenvolvida é o esgotamento sanitário, por isso a Prefeitura Municipal de São Cristóvão é sensível e apóia não somente a execução da obra, mas também todos os trabalhos que serão desenvolvidos pela Coopermult.
No período de duração de execução do projeto social, serão realizadas mobilizações e reuniões comunitárias; passeios ecológicos; produção e distribuição de material didático; vivências/oficinas; curso de Educação para a Paz; Curso para formação; curso de restauração de monumentos; Informante Turístico; Doces regionais e Fitoterapia.
A estudante Graziane dos Santos Barros cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Deputado Elísio Carmelo em companhia de outros colegas, participou da reunião e aprovou a dispensa da aula para a proposta da cooperativa.
“Foi bom sermos convidados a participar desta reunião sobre a obra que está sendo realizada no município, assim nós ficamos sabendo do que se trata e o benefício que trará para a população”, disse a estudante.
Após a apresentação da Companhia de Saneamento e da Cooperativa contratada, foram apresentados resultados esperados com as ações educacionais propostas para o período: otimização dos recursos públicos, fortalecimento da participação e do protagonismo da população beneficiada e a potencialização da riqueza local.
A obra de saneamento básico em São Cristóvão está sendo aplicado há alguns meses no município através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), portanto os recursos tratam-se de verbas federais, sendo que este primeiro é destinada a implantação do esgotamento na sede, o que consiste na abertura de valas, perfurações do solo e muita compreensão da população, que precisa respeitar o período de cura dos buracos fechadas e isolados, pois do contrário afundarão.

Texto: Yara Santos
Foto: Graziele Santos