30 maio 2012

SEMIDES ENCERRA CURSO DE TRUFAS


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social encerrou na tarde de ontem, 29, mais um curso de geração de emprego e renda. Destinados às mães do grupo de família e do programa Bolsa Família o curso de trufas foi oferecido para 23 participantes, que puderam aprender não somente sobre a fabricação da trufa em si, mas também sobre embalagens, manuseio dos alimentos e principalmente sobre vendas.
Ministrados pela professoras Alexandra de Almeida e Ozanete Mota, o curso de trufas teve a duração de cinco dias, totalizando a fabricação de mais de 250 trufas. Ao todo oito tipos de recheios foram ensinados, que também podem ser aplicados em tortas geladas, sorvetes, bombons e demais doces. “O conteúdo ensinado não se limita apenas à fabricação da trufa, as alunas podem aplicar a técnica em outras sobremesas e até mesmo inovar. Basta apenas ter criatividade e amor ao que faz” explicou Alexandra.
O curso de trufas não simboliza somente um aprendizado, mas também a oportunidade de independência financeira. A maioria das alunas nunca tiveram contato com a fabricação de doces, a exemplo de Adriana Santos, que viu no curso uma oportunidade de gerar renda para sua família. “Eu nunca me senti capaz de fazer quitutes, mas aqui no curso de trufas eu me surpreendi com a minha capacidade, e já estou planejando abrir meu próprio negócio” falou.
Maria Amélia e Claudiana Vieira, mãe e filha respectivamente, revelaram que sempre tiveram o sonho de fazer um curso de doces, mas a dificuldade em pagar era grande. “A gente sempre fez doces e salgados para festas em famílias e para alguns amigos, mas encomendas nós sempre recusávamos por achar que não tínhamos a técnica necessária. Agora, nos sentimos mais seguras para abrir nosso negócio e em breve colocaremos uma faixa na porta de casa para chamar a freguesia” disse Claudiana.
De acordo com a professora o curso não é destinado às pessoas que já trabalham com doces ou tenham alguma afinidade, mas sim as mães que tenham interesse e força de vontade em aprender. “Fazer trufas é muito fácil, não existe segredo, a única coisa que pedimos é que elas façam com muita dedicação e amor, para que o produto sai bem feito” esclareceu.
Entusiasmada com a possibilidade de crescer seu negócio, Mônica Vieira que já trabalha vendendo tortas e outros quitutes, disse que o curso lhe deu coragem para expandir seu negócio. “Eu pretendo abrir junto com algumas amigas uma cooperativa, assim poderemos dar mais visibilidade ao nosso negócio” falou.
O término do curso foi marcado com muita festa e animação. Essa foi a segunda vez que o curso de trufas foi ministrado no município.

Texto e foto: Grazziele Santos