02 maio 2012

GRUPO MELHOR IDADE VISITA MUSEU DA GENTE SERGIPANA


Munidos com muita alegria e excelentes histórias o Grupo Melhor Idade seguiu para mais um passeio na última sexta-feira, 27 de abril. Dessa vez o destino era a capital sergipana, Aracaju, onde o grupo foi visitar pela primeira vez o mais novo patrimônio sergipano, o Museu da Gente Sergipana. Já na chegada os jovens senhores se deslumbraram ao ver imagens da querida São Cristóvão, impressas em azulejos que enfeitam a entrada.
Atentos aos avisos do coordenador, Felipe Resende, os idosos receberam com atenção todas as instruções e seguiram animados para o início da visita, que seria de grandes surpresas, sendo que a primeira surgiu durante a exibição de um vídeo institucional, onde mostra diversas imagens e locais sergipanos.  Emocionada Foguetinho, como é conhecida Dona Maria José, disse que sente orgulho de ser sergipana e principalmente em ser sancristovense. “Esse vídeo fala muito sobre nós, sobre a nossa cultura” completou.
Guiado pela educadora Mirtes Rose, o grupo formado por 19 idosos, sendo dois homens, seguiram para o primeiro espaço onde se depararam com um extrovertido vendedor. Num espaço semelhante a uma feira convencional, o vendedor chamado de Josivende ofereceu seus melhores produtos e garantiu muitas risadas. Segundo o coordenador a idéia de trazê-los ao museu é primeiramente proporcionar uma manhã de lazer, onde os participantes do grupo pudessem interagir com os demais colegas.
O museu instalado no antigo prédio do Atheneuzinho, foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), em parceria com o Governo do Estado. Recheado de atrativos que enchem os olhos de quem visita, o Museu da Gente Sergipana conta a história do povo sergipano de forma dinâmica.  Imagens das belezas naturais e dos biomas de Sergipe, pratos típicos do estado, artesanato, causos, lendas e mitos, personalidades, festas populares, jogos e brincadeiras populares, literatura de cordel e repente são abrigadas em um espaço multimídia de última geração, disponibilizando ao visitante mais interatividade com o espaço.
A cada espaço visitado uma nova superação, foi o que disse Dona Marinete Lima ao manusear um ipad. “Nunca tive contato com computador, estar com um aparelho desses em mãos e ver tanta coisa linda é mesmo de emocionar” disse. Além do contato com a tecnologia os participantes do Grupo Melhor Idade relembraram algumas brincadeiras, a exemplo da amarelinha, onde mostraram todas as suas habilidades no jogo.
 A visita que durou cerca de 1h chegou ao fim com um jogo de quiz comandado pela educadora. Ao “sabatinar” os vovôs e vovós sobre o que viram durante a visita, Mirtes Rose, falou da alegria em recebê-los e disse que espera em breve uma nova visita do grupo.

Texto e foto: Grazziele Santos