07 maio 2012

GRIPE: SÃO CRISTÓVÃO VACINA POPULAÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA


No período de 05 a 25 de Maio, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o governo federal, terão prioridade gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos, população indígena e profissionais da saúde.

A técnica da Equipe da Coordenação de Imunização de São Cristóvão, Fátima Prata, informou que a campanha teve início no sábado em diversos pontos para a vacinação e divulgação.

De acordo com a técnica, a população poderá buscar a vacina em postos e pontos criados na cidade histórica; na Secretaria de Saúde; Loteamento Lauro Rocha; Colônia Miranda; Rita Cassete; Parque Santa Rita; Alto do Bernardo; Escola Pedro Amado, localizada na Colônia Pintos; Posto de Saúde Valadares; Escola Gaspar Lourenço; Escola Lourival Baptista, localizada na Arrepiada; na região do Grande Rosa Elze, Eduardo Gomes, Povoado Várzea Grande, Rosa Maria, Cabrita, Tijuquinha e no Terminal do Campus Universitário.

No dia da mobilização, último sábado, 05, os pontos de vacinação contaram com profissionais da Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e agentes de Saúde.

Curiosidade - A vacina é trivalente e protege contra os tipos A-H1N1, A-H3N2 e o B, que têm maior circulação no Hemisfério Sul no momento. A vacina é indicada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de 5 anos e idosos que, em conjunto com pacientes com problemas cardíacos, pulmonares e gestantes, são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe. O Ministério da Saúde informa que a reação adversa mais comum, que atinge cerca de 10% dos vacinados, é a dor no local da aplicação, que pode surgir algumas horas após a vacinação e desaparece em até 72 horas. A vacina não é indicada para pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo.

Texto: Yara Santos
Imagem: Divulgação