16 maio 2012

CULTURA: PROJETO UNI-DUNI-TÊ TRABALHA AS FORMAS DA PALAVRA

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão realizou mais uma edição do Projeto Uni-duni-tê, através do qual tem promovido o resgate de valores da história e da cultura locais, aliado à Educação, trabalhando as dinâmicas junto com os estudantes.

A diretora de Arte e Cultura, Nelma Pereira, explicou que esta edição foi criada para trabalhar a palavra em diversas formas de expressões.”Essa edição do Projeto foi realizada para trabalharmos a palavra que vira canto, que vira verso, que vira frase, que vira poema”,disse a diretora.

Reunidos na Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, na plateia, estudantes do 5° ano do Colégio Elic, separados em grupos nas cores vermelha, azul e verde, com idades entre 9e 11 anos, acompanhados de sua coordenadora e professora, cantaram junto com a secretária Aglaé Fontes, sob a regência de um teclado.
A secretária despertou as diversas formas de usar as palavras e incentivou os estudantes a formarem frases, poemas e relembrar cantigas de roda. Com desenvoltura, os estudantes formaram frases, brincaram de roda e leram os versos de escritores como Vinícius de Moraes, Sérgio Capparelli, especialista em textos infanto-juvenis, e Elias José.

Os estudantes participaram do Projeto, onde mostraram intimidade com a leitura, desenvoltura para o improviso e intimidade com a palavra.








Texto e Fotos: Yara Santos