16 maio 2012

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL É COMEMORADA COM MUTIRÃO DA SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão, através das direções dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS Valter Correia e João Bebe Água, realizou uma mobilização abrindo a Semana da Luta Antimanicomial, ofertando uma série de serviços para os usuários, seus familiares e a comunidade em geral.
Reunidos no CAPS Valter Correia, durante toda a manhã, os participantes usufruíram de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia; consulta com a nutricionista; ginecologista, clínico geral e pediatra; além do corte de cabelo, manicure e pedicure, atrações musicais, cama elástica e cinema em 6ª dimensão (6D).

A diretora do CAPS João Bebe Água, Glória Peixoto, esteve presente em companhia de toda a equipe, promovendo a interação com a equipe do CAPS Valter Correia, e com os usuários, que tiveram um dia diferente.

Após passarem pelos exames, aproveitaram para cuidar do visual e assistir ao cinema, uma das grandes atrações do evento, pois a projeção em 6D dá a impressão de estar dentro do filme,despertando emoções intensas, como o susto, o qual ao invés de inibir os adolescentes, conquistam por completo os telespectadores.




 A Luta Antimanicomial é comemorada no dia 18 de Maio, quando em todo o país são realizadas mobilizações pelo fim dos tratamentos de transtornos mentais através de manicômios ou outros tipos de isolamentos. Em São Cristóvão, os CAPS desenvolvem oficinas, prestam assistência psíquica e social, além de promoverem a interação do usuário com a comunidade, ressocializando e extinguindo o preconceito. O sucesso do tratamento está no abraço da família e da comunidade, reintegrando o portador de transtorno.

As atividades foram realizadas das 8h da manhã às 16h, com a apresentação do grupo de percussão formado por adolescentes do Projovem, ‘Reciclando para o Futuro’, sob a regência do educador Nílson Conceição, animando toda a comunidade.Os brinquedos e demais estruturas foram montados na área externa do Valter Correia, contando com o apoio de agentes da SMTT,para reordenar o trânsito.






Texto e Fotos:Yara Santos