25 maio 2012

SEMIDES BENEFICIA IDOSOS COM AULA DE GINÁSTICA



Para manter a saúde e o bem estar físico dos jovens senhores que fazem parte do grupo Melhor Idade, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) promove semanalmente aulas de ginástica.
Ao todo 45 idosos participam do grupo, recebendo aulas de arte, pintura e dança. Reunidos nesta manhã, 25, no Centro de Atividades Sócio-educativas os idosos praticaram alguns exercícios físicos, que tem como objetivo enrijecer a musculatura, além de trabalhar a respiração e flexibilidade de cada um.
Antes de dar início a aula é verificada a pressão arterial de cada aluna. Segundo o professor Marcos Roberto, esse cuidado é necessário tanto para o controle da pressão quanto para o acompanhamento de cada idoso. “Fazemos esse controle em todas as aulas, as medidas dos alunos são devidamente anotadas. Isso nos permite um melhor acompanhamento do idoso” explicou.
Para Nilza Maria Dias, 62 anos, a atividade física funciona não somente como um exercício para o corpo, mas principalmente para a alma. “Às vezes saiu de casa com alguns problemas e preocupações e é só chegar aqui que esqueço tudo, ao voltar para casa estou com as forças renovadas” falou.
Há cerca de um ano participando do grupo, Eunice Batista, 68 anos, explicou que nunca teve interesse de freqüentar um grupo ou mesmo de fazer alguma atividade física, mas após sua entrada no grupo Melhor Idade ela sentiu que sua vida mudou para melhor.
“Hoje me sinto mais ativa, mais viva inclusive. Acho que isso é por que aqui nós não somos obrigadas a fazer as coisas, fazemos mesmo por que gostamos” disse.
Todos os exercícios realizados em sala de aula podem ser repetidos em casa, desde que o aluno tenha cuidado para não fazê-lo errado e prejudicar sua coluna. “Nós não forçamos nada para eles, aqui o objetivo é se exercitar brincando e cada um vai até o seu limite” esclareceu o professor.
Alegria, descontração e companheirismo não faltam para essa turma, que fazem questão de cantarolar no início e no final de cada aula. “Aqui não existe dificuldade, o que um idoso não consegue fazer o outro ajuda e vice-versa” falou.
As aulas de ginástica para o grupo Melhor Idade acontecem sempre às sextas-feiras a partir das 9h da manhã no Centro de Atividades Sócio-educativas.




Texto e foto: Grazziele Santos