31 maio 2012

SAÚDE: DIA SEM TABACO SERÁ COMEMORADO EM SÃO CRISTÓVÃO

“PROIBIDO FUMAR”. A frase que parece autoritária, violadora do direito de escolha, na verdade é um sim à vida.

O tabagismo é o tipo de vício que além de fazer mal ao fumante, também prejudica as pessoas que convivem com ele, tornando-se fumantes passivos.

Hoje, 31 de Maio, é o Dia Mundial sem Tabaco, um vício que já foi considerado um charme, uma bossa, mas que mediante as suas consequências, atualmente é encarado como uma questão de saúde pública.

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporciona o tratamento para quem deseja parar de fumar.

As reuniões acontecem na Unidade de Saúde Posto Valadares, onde os interessados devem buscar informações para participarem do grupo, coordenado pelo enfermeiro Luciano Cunha.

Além do profissional de enfermagem, o grupo tem a assistência de um psiquiatra e de um psicólogo. O tratamento dura cerca de três meses.

O grupo admite o número máximo de 20 participantes por tratamento. Iniciado, são seguidas três fases, até a alta. Na primeira, as reuniões são semanais; na segunda, os encontros tornam-se quinzenais; e na terceira fase, mensal, com a reavaliação e possível alta dos participantes.

Segundo o enfermeiro responsável, para obter êxito o tratamento precisa da frequência contínua do participante. “Atualmente, o tratamento registra apenas 20% de sucesso, pois muitos participantes desistem mediante às dificuldades. È importante lembrar que o tratamento é um complemento da decisão do paciente, mas ainda ocorrem 50% de abandono”, explicou o enfermeiro.

Na terapia, os pacientes trocam experiências entre si, participam de dinâmicas, usam alternativas para diminuir o impacto do combate do vício, como balinhas e cravos.

Não havendo reunião nesta quinta-feira, 31, na próxima segunda-feira, 04 de Junho, o grupo realizará uma programação especial para comemorar com um belo café da manhã e palestra.

Para combater o vício o primeiro passo é a iniciativa própria do fumante e a procura por ajuda especializada e o apoio da família são essenciais para o sucesso do tratamento.

Curiosidade - Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Texto: Yara Santos
Imagem: Divulgação