21 maio 2012

CREAS PROMOVE PALESTRA NO LAR ESMERALDA



A Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na manhã do último sábado, 19, uma palestra interativa para os moradores do povoado Recreio dos Passarinhos. Reunidos no Lar Esmeralda dezenas de mães, pais e crianças aprenderam a como prevenir seus filhos e parentes dos abusos e da exploração sexual.
A palestra aberta pela psicóloga Ingrid Mary faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas pelo órgão em conjunto com a campanha “Faça Bonito – Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, iniciada este mês em todo o território brasileiro. Sentados no alpendre da chácara, os participantes aguardavam ansiosos pela entrada das amigas ‘Magda’ e ‘Nerdilândia’, que comandaram uma palestra pra lá de animada e divertida.
Vestidas de forma chamativa e com uma linguagem de fácil compreensão, a educadora social acompanhada pela assistente social, Mirela Monteiro e Gilzanira Bastos respectivamente, ensinaram aos presentes, por meio de alguns casos encenados, como prevenir as crianças e os jovens dos abusos sexuais, e também apresentaram os programas desenvolvidos pela Semides.
 “Aqui, nós apresentamos de uma forma dinâmica alguns casos, onde a criança e o próprio adulto podem se reconhecer na história. Isso facilita o entendimento e faz com que a população passe adiante a informação recebida”.
Para a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa, a campanha não depende apenas da Prefeitura e do Estado, é necessário que cada um faça sua parte para que possa ser alcançado um resultado satisfatório. “Não adianta passarmos todas as informações e os pais cruzarem os braços. Eles têm como dever cuidar bem dos filhos e vigiar seus passos para que o pior não venha ocorrer” completou.
Muitas mães, a exemplo de Elisângela Santos, aproveitaram a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas. “A correria do dia-a-dia faz com que a gente se afaste um pouco das crianças e fique sem saber o que se passa com elas. Hoje eu aprendi a prevenir meus filhos e vou colocar em prática para que nada de mau venha acontecer com eles” disse.
Além da campanha de enfrentamento, as técnicas do Creas apresentaram os programas desenvolvidos pela Semides e convidaram todos os presentes para participar efetivamente dos programas ofertados. ”O programa social não garante apenas uma renda mensal aos pais, ele proporciona tranqüilidade, pois a criança e o adolescente aprendem coisas boas que contribuirão para um futuro bem melhor finalizou a coordenadora.

Texto e foto: Grazziele Santos