03 maio 2012

MUTIRÃO: EQUIPE DA SAÚDE BENEFICIA MORADORES DO CONJUNTO LUÍS ALVES

A manhã desta quinta-feira, 03 de Maio, foi diferente dos outros dias para dona Alzira Caetano Souza, moradora do Conjunto Luís Alves, 88 anos. Acompanhada da filha, Alcione Souza Santos, 34, dona Alzira foi verificar a glicemia, a pressão arterial e se consultar com a clínico-geral da Unidade de Saúde da Família, pois hoje, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação naquele conjunto.

Com uma equipe formada por enfermeiras, agentes de saúde, auxiliar de ambulatório, auxiliar de Saúde Bucal, auxiliar de PSF, médica e executores de serviços básicos e o apoio da diretora da unidade de saúde, Joana Darc Santos Barreto, a nutricionista do município, Renata Tenório, realizou uma palestra abordando pontos importantes que devem ser observados no cotidiano para prevenir ou tratar a hipertensão.

A unidade estava repleta de idosos, mães e moradores da comunidade que aproveitaram a oportunidade de usufruir dos serviços ofertados e a nutricionista utilizou elementos do dia a dia para chamar a atenção para as opções de alimentos, levadas à mesa.

“Na semana passada, foi comemorado o dia nacional da Hipertensão, daí aproveitamos para alertar a população sobre os riscos da ingestão de alimentos que contêm muito sódio. O saleiro que levamos à mesa é um crime, pois, em verdade, o ser humano só deveria consumir 3g/dia de sal e se for hipertenso, apenas 1g. Devemos aproveitar os temperos naturais, como cebola e alho para dar gosto à comida, lembrando que os alimentos doces também contêm sódio, a exemplo de biscoitos, refrigerantes zero açúcar, pois o tempo de validade é alto por causa disso. Salsichas, calabresas, hambúrgueres, gorduras, óleos contem elementos prejudiciais à saúde e a nossa sugestão é optar por grelhados e cozidos”, explicou a nutricionista.

Renata Tenório ainda enfatizou que a hipertensão é uma doença silenciosa, que muitas vezes só dá sinal quando já está em estágio crítico, por isso é bom optar por hábitos saudáveis e observar os rótulos dos alimentos.

Após o exame de glicemia, foram servidas frutas e um lanche saudável. Também foram realizados exames de pressão arterial, lâmina, e a médica atendeu durante toda a manhã.

O exame de lâmina foi realizado pela Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, a enfermeira Michele Saly, que atendeu senhoras e jovens durante toda a manhã da quinta-feira.

Presente, a Coordenadora da Saúde Básica de São Cristóvão, Joélia Ferreira, esteve acompanhada da jornalista Juliana Fontes, responsável pela ouvidoria da Saúde, atendendo a comunidade.

 Joana Darc, diretora da unidade revelou que a ação acabou suprindo carências da comunidade, que correspondeu ao chamado.


“A população corresponde aos chamados, positivamente, participando dos eventos. Às vezes, reclamam da demora dos serviços marcados pela internet, mas ações como essa servem para suprir as necessidades mais imediatas da população, pois agilizam exames que teriam de ser marcados com antecedência. O Posto de Saúde funciona suprindo a necessidade da comunidade local que somado a ações, oferece melhor atendimento e qualidade de vida para os moradores”, disse a diretora do Posto de Saúde.

Dona Maria Alice da Silva, 67, é diabética há 5 anos, mas não precisa tomar insulina, porém, sua glicemia sofre alterações de acordo com o seu estado emocional, por isso deve sempre vigiar a sua saúde. “Tenho diabetes e pressão alta, por isso é que eu venho ao Posto para fazer os meus exames”, falou.

Alcione Souza Santos tem 34 anos, mãe de três filhos, com idades de 17, 13 e 4 anos, ficou hipertensa na última gravidez, por isso sempre verifica a pressão em casa e aproveita as ações para usufruir dos serviços oferecidos.

Texto e Foto: Yara Santos