Com uma equipe formada por enfermeiras, agentes de saúde, auxiliar de ambulatório, auxiliar de Saúde Bucal, auxiliar de PSF, médica e executores de serviços básicos e o apoio da diretora da unidade de saúde, Joana Darc Santos Barreto, a nutricionista do município, Renata Tenório, realizou uma palestra abordando pontos importantes que devem ser obs
ervados no cotidiano para prevenir ou tratar a hipertensão.
A unidade estava repleta de idosos, mães e moradores da comunidade que aproveitaram a oportunidade de usufruir dos serviços ofertados e a nutricionista utilizou elementos do dia a dia para chamar a atenção para as opções de alimentos, levadas à mesa.
“Na semana passada, foi comemorado o dia nacional da Hipertensão, daí aproveitamos para alertar a população sobre os riscos da ingestão de alimentos que contêm muito sódio. O saleiro que levamos à mesa é um crime, pois, em verdade, o ser humano só deveria consumir 3g/dia de sal e se for hipertenso, apenas 1g. Devemos aproveitar os temperos naturais, como cebola e alho para dar gosto à comida, lembrando que os
alimentos doces também contêm sódio, a exemplo de biscoitos, refrigerantes zero açúcar, pois o tempo de validade é alto por causa disso. Salsichas, calabresas, hambúrgueres, gorduras, óleos contem elementos prejudiciais à saúde e a nossa sugestão é optar por grelhados e cozidos”, explicou a nutricionista.
Após o exame de glicemia, foram servidas frutas e um lanche saudável. Também foram realizados exames de pressão arterial, lâmina, e a médica atendeu durante toda a manhã.
O exame de lâmina foi realizado pela Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, a enfermeira Michele Saly, que atendeu senhoras e jovens durante toda a manhã da quinta-feira.
Presente, a Coordenadora da Saúde Básica de São Cristóvão, Joélia Ferreira, esteve acompanhada da jornalista Juliana Fontes, responsável pela ouvidoria da Saúde, atendendo a comunidade.
Joana Darc, diretora da unidade revelou que a ação acabou suprindo carências da comunidade, que correspondeu ao chamado.
Dona Maria Alice da Silva, 67, é diabética há 5 anos, mas não precisa tomar insulina, porém, sua glicemia sofre alterações de acordo com o seu estado emocional, por isso deve sempre vigiar a sua saúde. “Tenho diabetes e pressão alta, por isso é que eu venho ao Posto para fazer os meus exames”, falou.
Alcione Souza Santos tem 34 anos, mãe de três filhos, com idades de 17, 13 e 4 anos, ficou hipertensa na última gravidez, por isso sempre verifica a pressão em casa e aproveita as ações para usufruir dos serviços oferecidos.
Texto e Foto: Yara Santos