21 maio 2012

COLABORADORES DO CREAS PARTICIPAM DE CAMINHADA CONTRA ABUSO INFANTIL


Até quando veremos nossas ‘Aracelis’ sendo abusadas, violentadas. Até quando? A voz indignada que vinha do Arco da Orla de Atalaia era clara ao perguntar aos diversos cidadãos, que tranquilamente passeavam na noite da última sexta-feira, 18. Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com os municípios sergipanos realizaram uma grande caminhada em um dos pontos turísticos mais famosos do estado.

Acompanhados por homens da Policia Militar e dos agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), homens, mulheres e crianças saíram unidos, ao som de tambores e apitos com destino à Passarela do Caranguejo, um dos locais mais movimentados da orla.
Colaboradores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de São Cristóvão também participaram da caminhada que teve como principal objetivo alertar os pais. “Nossa meta não é apenas prestar auxílio ao jovem abusado ou tirá-lo das ruas, nós lutamos para combater o abuso e por isso precisamos que os pais colaborem e cuidem dos seus filhos. Essa luta é de todos” disse a psicóloga Ingrid Mary.
Panfletos e informativos foram entregues a motoristas e pedestres durante toda a extensão da orla. Durante o trajeto equipes de educadores sociais abordaram clientes que estavam em bares e restaurantes a fim de entregar o material informativo e fortalecer a campanha.
De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa, a orla apesar de muito bonita é o cenário dus maus tratos aos adolscentes, que muitas vezes se refugiam nas proximidades para usar drogas e vender o próprio corpo. “Hoje estamos aqui, mas nossa meta é atingir os quatro cantos do estado. Levar informação e alertar a população para esse mal que infelizmente cresce a cada dia” explicou.
A campanha que tem como título ‘Faça Bonito’, começou no início deste mês e está sendo realizada em todos os municípios sergipanos. “Em São Cristóvão a campanha está sendo desenvolvida em parceria com escolas, onde nossos técnicos estão visitando e apresentando de forma lúdica a campanha para que a criança possa absorver melhor a informação” completou.

Dia 18 de Maio

O dia 18 de maio de 1973 ficou marcado pelo desaparecimento da menina Araceli Cabrera Bispo no Estado do Espírito Santo. Enquanto era usada pela própria mãe como “aviãozinho” no tráfico de drogas, Araceli foi raptada, drogada, espancada, estuprada e encontrada morta com o rosto desfigurado com ácido, dias depois do seu sumiço.
No último julgamento, em 1991, os réus Dante de Brito Michelini e Paulo Constanteen Helal, jovens de classe média alta acusados pelo assassinato da menina, foram absolvidos. O crime prescreveu e os culpados permanecem impunes. A data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Texto e foto: Grazziele Santos