10 maio 2012

PRESIDENTE DO CMDCA DE SÃO CRISTÓVÃO REÚNE REPRESENTANTES DA REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Cristóvão, a professora Lúcia Souza, realizou uma ação pioneira e reuniu representantes dos órgãos governamentais e não-governamentais da rede de proteção à criança e ao adolescente para discutir sobre a abertura de um edital, utilizando o recurso do fundo do órgão, contando com a presença do promotor público, Dr. Fábio Pinheiro.

A reunião foi realizada no Fórum Desembargador Gílson Góes, onde participaram representantes do Lar Esmeralda; Conselho Municipal da Educação de São Cristóvão; a secretária do Conselho; Conselhos Tutelares do 1° e 2° Distritos; Instituto Jesus Pão da Vida; Associação de Moradores do Povoado Timbó; Pastoral da Criança; Saúde; Fazenda; CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social; a secretária executiva da Casa dos Conselhos e o Dr. Fábio Pinheiro.
A presidente do CMDCA, a professora Lúcia Souza, coordenou a reunião, apresentando um relatório de atividades para o ano corrente, dentre as quais a abertura de Edital, para a utilização do fundo do órgão, através de trabalhos que atendam a demanda da infância e juventude sancristovenses.

A presidente foi elogiada pelo promotor pela atitude de integração da rede de proteção e aproveitou a oportunidade para disponibilizar a estrutura já existente para atividades no Fórum, além de alertar os presentes para modalidades de arrecadar doações destinadas ao órgão.

“A iniciativa de integrar a rede é importante, pois através da atuação do órgão será possível levar as pessoas a doar parte dos impostos de maneira direcionada e para saber como fazer, é preciso buscar uma assessoria contábil e, posteriormente, conversar com a população”, explicou o promotor, o qual disponibilizou uma sala e um projetor, para a exibição de filmes, onde possam ser passadas mensagens para as crianças. “Nunca perdi a esperança no trabalho de resgate das crianças em situação de risco, por isso iniciamos um programa no Fórum passando filmes aliados a mensagens importantes para a recuperação de valores familiares e estando desativado, o material e a sala estão à disposição dos órgãos e das instituições”, disse.

A presidente do CMDCA possibilitou a apresentação de instituições como a Pastoral da Criança, que existe desde 1986, e contando com recursos mínimos, persiste na realização de seus trabalhos, onde envolve os próprios adolescentes para transformar a realidade das comunidades onde residem.

O fundo do órgão possui cerca de R$ 70 mil para serem deliberados e a abertura de um edital deve ser feita até meados de junho. A presidente esclareceu dúvidas com o promotor, o qual explicou que órgão tem autonomia para escolher a forma de investir o recurso. “Primeiro é preciso ver como gastar esse dinheiro, lançar o edital e aguardar boas ideias”, falou o promotor.

Cada representante expôs a realidade de sua instituição e, mesmo em meio às dificuldades relatadas, foi possível aproximar a rede e mostrar que a carência de uma pode ser suprida pela outra, visando à integração da rede de proteção.

Ao final da reunião, além de concluir a exposição do relatório 2012, a presidente mostrou disposição para conhecer as formas para a abertura do edital e anunciou que nos dias 4 e 5 de Junho, será realizada mais uma qualificação dos conselheiros e apresentou a agenda da Inclusão, contemplando o Dia do Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente, que mobilizará a rede de proteção no dia 18 de Maio.





Texto e Foto: Yara Santos