31 maio 2012

CACETEIRA DE D. NADIRA SAI PELAS RUAS DE SÃO CRISTÓVÃO E REVIVE TRADIÇÃO JUNINA

  
Era 4h da madrugada desta quinta-feira, 31 de Maio, quando os bumbos e as caixas anunciavam que as Caceteiras de D. Nadira já procuravam o mastro para a brincadeira que não deixa a tradição se acabar, no Loteamento Lauro Rocha, em São Cristóvão.

Própria do ciclo junino, o grupo das Caceteiras do Loteamento leva o nome de uma das fundadoras, D. Nadira, já falecida, mãe de Robério Espírito Santo, que quando pequeno via a mãe brincar e hoje, dá continuidade à tradição. “Se minha mãe fosse viva, estaria aqui participando da brincadeira”, disse.

 
A árvore que servirá de mastro foi retirada de uma propriedade particular, localizada na Colina, cujo dono deu autorização. Os participantes já combatem o desmatamento e visam ao reflorestamento.

Arriado na esquina da Avenida B com a Rua José Anísio Lima de Oliveira, no Loteamento, o mastro aguarda os prêmios que estão sendo arrecadados de porta em porta e, posteriormente amarrados ao tronco.

 
Os organizadores da brincadeira, Robério, Cleones Santos da Cruz (Binhaço), José Rafael Espinheira, Lucas Vasconcelos e Robson Ventura explicaram que arrecadam os prêmios pelas Ruas e empreendimentos da cidade e estes serão amarrados ao mastro. O tronco será posto de pé e uma fogueira será acesa às 23h30min, para que o mastro caia à meia-noite. Quando os prêmios caírem, quem tiver coragem irá buscá-los, mas terá de enfrentar os fogos. Para esse ano, serão 30 dúzias de fogos de artifício.

A brincadeira que parece perigosa tem a adesão de crianças, jovens e idosos, que assistem de suas casas ou participam protegidos com macacões, máscaras e botas, para prevenir queimaduras.

As senhoras Maria Helena dos Santos e Maria Helena dos Santos Ventura têm os nomes parecidos e a mesma satisfação de assistir às caceteiras. “Moro aqui há 20 anos e assisto às Caceteiras desde a época de Nadira”, disse a segunda.

O grupo percorreu as ruas do Loteamento e seguiu para a sede, onde arrecadaram mais prêmios, desceram a ladeira rolando e continuaram em direção à cidade baixa. Acatando à decisão judicial,a brincadeira com os fogos será concentrada no Loteamento, preservando o patrimônio histórico da cidade.

Texto e Fotos: Yara Santos

SAÚDE: DIA SEM TABACO SERÁ COMEMORADO EM SÃO CRISTÓVÃO

“PROIBIDO FUMAR”. A frase que parece autoritária, violadora do direito de escolha, na verdade é um sim à vida.

O tabagismo é o tipo de vício que além de fazer mal ao fumante, também prejudica as pessoas que convivem com ele, tornando-se fumantes passivos.

Hoje, 31 de Maio, é o Dia Mundial sem Tabaco, um vício que já foi considerado um charme, uma bossa, mas que mediante as suas consequências, atualmente é encarado como uma questão de saúde pública.

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporciona o tratamento para quem deseja parar de fumar.

As reuniões acontecem na Unidade de Saúde Posto Valadares, onde os interessados devem buscar informações para participarem do grupo, coordenado pelo enfermeiro Luciano Cunha.

Além do profissional de enfermagem, o grupo tem a assistência de um psiquiatra e de um psicólogo. O tratamento dura cerca de três meses.

O grupo admite o número máximo de 20 participantes por tratamento. Iniciado, são seguidas três fases, até a alta. Na primeira, as reuniões são semanais; na segunda, os encontros tornam-se quinzenais; e na terceira fase, mensal, com a reavaliação e possível alta dos participantes.

Segundo o enfermeiro responsável, para obter êxito o tratamento precisa da frequência contínua do participante. “Atualmente, o tratamento registra apenas 20% de sucesso, pois muitos participantes desistem mediante às dificuldades. È importante lembrar que o tratamento é um complemento da decisão do paciente, mas ainda ocorrem 50% de abandono”, explicou o enfermeiro.

Na terapia, os pacientes trocam experiências entre si, participam de dinâmicas, usam alternativas para diminuir o impacto do combate do vício, como balinhas e cravos.

Não havendo reunião nesta quinta-feira, 31, na próxima segunda-feira, 04 de Junho, o grupo realizará uma programação especial para comemorar com um belo café da manhã e palestra.

Para combater o vício o primeiro passo é a iniciativa própria do fumante e a procura por ajuda especializada e o apoio da família são essenciais para o sucesso do tratamento.

Curiosidade - Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Texto: Yara Santos
Imagem: Divulgação

30 maio 2012

SEMIDES ENCERRA CURSO DE TRUFAS


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social encerrou na tarde de ontem, 29, mais um curso de geração de emprego e renda. Destinados às mães do grupo de família e do programa Bolsa Família o curso de trufas foi oferecido para 23 participantes, que puderam aprender não somente sobre a fabricação da trufa em si, mas também sobre embalagens, manuseio dos alimentos e principalmente sobre vendas.
Ministrados pela professoras Alexandra de Almeida e Ozanete Mota, o curso de trufas teve a duração de cinco dias, totalizando a fabricação de mais de 250 trufas. Ao todo oito tipos de recheios foram ensinados, que também podem ser aplicados em tortas geladas, sorvetes, bombons e demais doces. “O conteúdo ensinado não se limita apenas à fabricação da trufa, as alunas podem aplicar a técnica em outras sobremesas e até mesmo inovar. Basta apenas ter criatividade e amor ao que faz” explicou Alexandra.
O curso de trufas não simboliza somente um aprendizado, mas também a oportunidade de independência financeira. A maioria das alunas nunca tiveram contato com a fabricação de doces, a exemplo de Adriana Santos, que viu no curso uma oportunidade de gerar renda para sua família. “Eu nunca me senti capaz de fazer quitutes, mas aqui no curso de trufas eu me surpreendi com a minha capacidade, e já estou planejando abrir meu próprio negócio” falou.
Maria Amélia e Claudiana Vieira, mãe e filha respectivamente, revelaram que sempre tiveram o sonho de fazer um curso de doces, mas a dificuldade em pagar era grande. “A gente sempre fez doces e salgados para festas em famílias e para alguns amigos, mas encomendas nós sempre recusávamos por achar que não tínhamos a técnica necessária. Agora, nos sentimos mais seguras para abrir nosso negócio e em breve colocaremos uma faixa na porta de casa para chamar a freguesia” disse Claudiana.
De acordo com a professora o curso não é destinado às pessoas que já trabalham com doces ou tenham alguma afinidade, mas sim as mães que tenham interesse e força de vontade em aprender. “Fazer trufas é muito fácil, não existe segredo, a única coisa que pedimos é que elas façam com muita dedicação e amor, para que o produto sai bem feito” esclareceu.
Entusiasmada com a possibilidade de crescer seu negócio, Mônica Vieira que já trabalha vendendo tortas e outros quitutes, disse que o curso lhe deu coragem para expandir seu negócio. “Eu pretendo abrir junto com algumas amigas uma cooperativa, assim poderemos dar mais visibilidade ao nosso negócio” falou.
O término do curso foi marcado com muita festa e animação. Essa foi a segunda vez que o curso de trufas foi ministrado no município.

Texto e foto: Grazziele Santos

LIMPEZA: SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA REALIZA MUTIRÃO NA REGIÃO DO GRANDE ROSA ELZE

A atual secretária Municipal de Infraestrutura, a técnica em Estradas e Rodagens e pós-graduada em Gestão Ambiental, Polyana Raimundo Santos, informa que em parceria com a Empresa LOC, será realizada a coleta do excesso de lixo na Região do Grande Rosa Elze.

Posteriormente, será realizado um mutirão, com caminhões, máquinas, podas e varrição. Diversas equipes realizarão o trabalho que beneficiará os moradores daquela região e da sede, com a coleta de resíduos e entulhos que se encontrem nestas localidades.

O mutirão deve ter início nos próximos dias, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos sancristovenses.

Texto e Foto: Yara Santos

COMDEC DE SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DE 9° FORUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Cristóvão (COMDEC), junto com a delegação do estado, num total de 40 representantes de Sergipe, participará do IX Fórum Nacional de Defesa Civil, com o tema Desastres Acontecem Quando Não Estamos Preparados.

O evento será realizado no período de 04 a 06 de junho, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, onde contará com a apresentação das mais atuais medidas em Defesa Civil, oficinas de capacitação e discussão de trabalhos.

Estarão reunidos para participar do Forum, coordenadores municipais, a exemplo de Luciano Silva Santos, de São Cristóvão; coordenadores estaduais; técnicos e gestores da área; comunidade; membros de universidades e demais interessados em participar.

O Coordenador de São Cristóvão, Luciano Silva Santos, participará do fórum e das oficinas oferecidas para aplicar à realidade do município. “Participaremos de oficinas sobre desastres, novo plano de contingência, sistema de alarme e alerta, além das mudanças normativas sobre estado de calamidade”, falou.

Luciano também explicou que mais um benefício será implantado pela Defesa Civil Nacional, atendendo às necessidades dos municípios de forma mais rápida, é o Cartão da Defesa Civil, através do qual, o coordenador em exercício poderá tomar as medidas necessárias, seguindo as regras que serão estabelecidas pelo órgão nacional.

Texto: Yara Santos
Imagem: Divulgação

29 maio 2012

CACETEIRAS ABRILHANTAM PROJETO ENCONTRO NA PRAÇA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Direção de Arte e Cultura, realizará no próximo dia 31 de Maio, mais uma edição do Projeto Encontro na Praça.

O palco do evento será armado nas imediações da Caixa Econômica, localizada na Praça da Matriz, e a programação contará com o repertório da cantora sergipana Carla Isabela e Trio Pé de Serra, na abertura, às 19h; apresentação da Quadrilha Junina do Conjunto Eduardo Gomes, “Meu Xodó”, às 21h; o cantor Ednaldo do Acordeon, às 22h; e, às 23h30 min, saindo da Praça da Matriz, pelas principais ruas, em direção à Praça do Carmo, as Caceteiras, realizando o Ritual do Ciclo Junino.

Além das atrações musicais e folclóricas, o evento também contará com a Feira de Artesanato e comidas típicas e todos estão convidados a participar.

A programação do Encontro na Praça será finalizada à meia-noite, com o tocar dos sinos, logo após da tradicional brincadeira das Caceteiras.

Texto: Yara Santos
Foto: Arquivo

CREAS REALIZA FESTA DOS ANIVERSARIANTES

Na manhã desta terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS, realizou a Festa dos aniversariantes do mês.

Funcionários e crianças assistidas pelo CREAS, nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, comemoraram seus aniversários nesta manhã, como um bolo gigante e bastante refrigerante.

Enfeitada com bolas coloridas de assopro, a mesa só precisou do bolo para atrair todas as crianças, as quais cantaram parabéns, pique, rá-tim-bum, e se divertiram ao lado da coordenadora, Ana Angélica Costa, assistentes sociais, psicólogas, educadores sociais, e demais funcionários que participaram da organização da festa dos aniversariantes.

A comemoração tem o objetivo de reintegrar o cidadão e a cidadã, trabalhando a psicologia aliada às dinâmicas, resgatando a autoestima e a própria infância, levando o assistido a participar dos serviços oferecidos pela rede de assistência do município de São Cristóvão.

A simples comemoração deu lugar a brincadeiras, as crianças se esbaldaram, além da felicidade de ter uma festa de aniversário. O CREAS e os demais órgãos da rede de proteção do município trabalham para atender o seu maior patrimônio, ‘o ser humano’.

Texto e foto: Yara Santos

COMUNICADO

O Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, em face da decisão no processo tombado sob o n° 200283020327, no que pertine à participação dos moradores da Cidade Alta na chamada “Festa do Mastro”, ou a utilização de fogos de artifício do tipo: pitu, limaia, buscapé ou espada, que possam causar transtornos aos moradores em geral, e em especial aos residentes na Rua 31 de Março e Rua da Jaqueira, ou ainda risco iminente de danos ao Patrimônio Histórico Nacional, solicitou da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, as providências necessárias no sentido de fazer cumprir a ordem, dispondo, se necessário, de reforço do contingente para a policia local, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, tomando providências contra aqueles que descumprirem a ordem judicial.

PRORROGADO: SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO VACINA CONTRA GRIPE ATÉ 1° DE JUNHO

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, através da Coordenação de Saúde Básica, comunica à população que previsto inicialmente até 25 de Maio, o prazo para a vacinação contra a gripe foi prorrogado até 1° de Junho.

O Ministério da Saúde estendeu a 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe para atingir um maior número do seu público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. Segundo pesquisa publicada, já foram vacinadas mais de 15 milhões de pessoas, correspondendo a 52,46%, visando chegar aos 80%, ou seja mais de 24 milhões de pessoas em todo o país.

A vacinação contra a gripe é a melhor forma de evitar a doença e protegerá as pessoas no inverno, período de maior circulação do vírus, reduzindo a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe.

Em São Cristóvão, a população poderá realizar a imunização nas Unidades Básica de Saúde, próximas às suas casas.

Textos: Yara Santos


Imagem: Divulgação

25 maio 2012

SEMIDES BENEFICIA IDOSOS COM AULA DE GINÁSTICA



Para manter a saúde e o bem estar físico dos jovens senhores que fazem parte do grupo Melhor Idade, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) promove semanalmente aulas de ginástica.
Ao todo 45 idosos participam do grupo, recebendo aulas de arte, pintura e dança. Reunidos nesta manhã, 25, no Centro de Atividades Sócio-educativas os idosos praticaram alguns exercícios físicos, que tem como objetivo enrijecer a musculatura, além de trabalhar a respiração e flexibilidade de cada um.
Antes de dar início a aula é verificada a pressão arterial de cada aluna. Segundo o professor Marcos Roberto, esse cuidado é necessário tanto para o controle da pressão quanto para o acompanhamento de cada idoso. “Fazemos esse controle em todas as aulas, as medidas dos alunos são devidamente anotadas. Isso nos permite um melhor acompanhamento do idoso” explicou.
Para Nilza Maria Dias, 62 anos, a atividade física funciona não somente como um exercício para o corpo, mas principalmente para a alma. “Às vezes saiu de casa com alguns problemas e preocupações e é só chegar aqui que esqueço tudo, ao voltar para casa estou com as forças renovadas” falou.
Há cerca de um ano participando do grupo, Eunice Batista, 68 anos, explicou que nunca teve interesse de freqüentar um grupo ou mesmo de fazer alguma atividade física, mas após sua entrada no grupo Melhor Idade ela sentiu que sua vida mudou para melhor.
“Hoje me sinto mais ativa, mais viva inclusive. Acho que isso é por que aqui nós não somos obrigadas a fazer as coisas, fazemos mesmo por que gostamos” disse.
Todos os exercícios realizados em sala de aula podem ser repetidos em casa, desde que o aluno tenha cuidado para não fazê-lo errado e prejudicar sua coluna. “Nós não forçamos nada para eles, aqui o objetivo é se exercitar brincando e cada um vai até o seu limite” esclareceu o professor.
Alegria, descontração e companheirismo não faltam para essa turma, que fazem questão de cantarolar no início e no final de cada aula. “Aqui não existe dificuldade, o que um idoso não consegue fazer o outro ajuda e vice-versa” falou.
As aulas de ginástica para o grupo Melhor Idade acontecem sempre às sextas-feiras a partir das 9h da manhã no Centro de Atividades Sócio-educativas.




Texto e foto: Grazziele Santos

24 maio 2012

PETI PROPORCIONA DIA DE LAZER PARA MÃES


Dando continuidade às comemorações alusivas ao dia das mães, comemorado no último dia 13 de maio, o programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV/PETI) proporcionou uma manhã de lazer para cerca de 20 mães das unidades da Sede e do Povoado Cabrita.
O passeio à praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda foi organizado pela coordenadora do programa, Sandra Lima. Segundo a coordenadora, a ideia era proporcionar as usuárias um momento de lazer, onde além do descanso elas pudessem compartilhar junto com as demais mães e a equipe do Peti de um momento diferente.
“O dia-a-dia, a preocupação com a educação dos filhos, a organização da casa, são itens que muitas vezes impedem da mãe ter um tempo dedicado apenas a ela. Nosso intuito foi propiciar as mães um momento de descontração, onde elas pudessem curtir sem preocupação” esclareceu.
O convite foi estendido às mães de todos os locais que têm o programa ativo. Infelizmente devido à forte chuva apenas a sede e o povoado Cabrita puderam desfrutar do passeio. Mesmo com o tempo chuvoso a animação e a alegria não ficaram de fora da festa.
Como forma de compensar o tempo nublado foi preparada diversas atividades, que englobaram brincadeiras, bem como jogos de futebol, corrida e pem barra. “As mãe se divertiram muito, na verdade elas voltaram a ser crianças e isso foi muito satisfatórios, pois elas puderam vivenciar um pouco da alegria dos filhos” completou.
De acordo com a coordenação em breve haverá um novo passeio, para que todas as mães sejam contempladas.

Texto: Grazziele Santos

23 maio 2012

ALUNOS DO PROJOVEM CONHECEM SALA DOS SABERES


Marcada para ser ministrada na manhã de hoje, 23, a aula sobre teoria da música ganhou outro ritmo, ou melhor, outro tema. Como forma de proporcionar mais conhecimento aos 15 alunos que compõem a oficina de música, o educador social Edivanílson Conceição levou os educandos para conhecer um pouco mais da cultura sancristovense, o local escolhido foi a Sala dos Saberes, mantida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Mesmo com entrada ser gratuita e funcionando diariamente, a sala dos saberes ainda é uma novidade para os adolescentes.  Encantado com todos os artesanatos que enfeitam paredes e prateleiras da sala, Ubiratan Silva, 16 anos, disse que não sabia da existência do espaço e que agora passará a visitá-lo com mais freqüência.
“Eu não sabia que em nossa cidade existia um espaço destinado à arte da nossa gente, achava que era concentrado apenas nos museus” falou.
Já para Luana Reinaldo, 15 anos, a sala dos saberes era vista apenas do lado de fora. “Sempre que eu passava via as mulheres costurando, mas nunca tive coragem para entrar. Hoje me senti maravilhada, pois o que tem aqui é fruto do talento da minha cidade e isso me orgulha muito” completou.
Durante a visita os jovens puderam presenciar a confecção de artesanatos comercializados na própria casa e conheceram também a Secretária da Cultura, Aglaé D’Ávila que disse estar muito feliz com a visita dos jovens.
Segundo o educador social, a visita proporciona aos alunos não somente o conhecimento da cultura local, mas também incentiva a praticar seus talentos. “Os educandos do projovem aprendem não somente as técnicas, mas também a fabricar os seus instrumentos com materiais recicláveis, que não agridem o meio ambiente. Hoje temos a sala dos saberes, mas quem sabe amanhã não teremos a sala da música, que contará a história da Lira e outros músicos da nossa cidade”, finalizou.



Texto e foto: Grazziele Santos

SERVIDORES ASSISTEM À MISSA NA MATRIZ NOSSA SENHA DA VITÓRIA

Na noite da terça-feira, 22, a Igreja Nossa Senhora da Vitória estava repleta de funcionários públicos, autoridades da Câmara Legislativa, o prefeito municipal e seu respectivo secretariado, além da sociedade civil que, neste mês mariano, assistiu à missa do Servidor.
O novo pároco da cidade, Pe. Willams, contou com a presença do Pe. Wagner para a celebração, onde também comemorou três anos de vida sacerdotal. A Igreja estava repleta e a imagem de Nossa Senhora foi enfeitada com flores e luzes, o que tornou a programação do mês de Maria ainda mais especial.
O Coral Vozes da Vitória manteve o repertório musical com seleções emocionantes de letras que além de ritmo, são verdadeiros louvores, o que faz lembrar o ditado popular de que “quem canta louva a Deus duas vezes”.
Os servidores participaram de todos os rituais da igreja católica, levando até o altar os símbolos daquela religião, o pão, o vinho, as uvas; comungaram; ofertaram; e assistiram à homilia do Pe. Willams.
A Paz de Cristo tornou-se uma grande corrente de abraços e reencontros entre pessoas se conhecem, mas que por trabalharem em setores diferentes, passam um bom tempo sem se ver.
O pároco convidou toda a comunidade a participar do Forró da Igreja, o qual será realizado no Salão dos Carmelitas, ao final deste mês, além de chamar os homens da cidade, inclusive o prefeito Alex Rocha, a participar da Missa dos Homens, onde também será servido um grande café coletivo, contando com a contribuição de cada um.
Ao término da celebração, foi cantado os parabéns ao Pe. Wagner, pelos três anos de vida sacerdotal, e para duas crianças que fizeram aniversário naquela data.
Os servidores receberam o banho de água benta e seguiram para suas casas, em paz.








Texto e foto: Yara Santos

SÃO CRISTÓVÃO PROMOVE TORNEIO DE FUTSAL

Um grupo de ex-alunos da Escola Estadual Elízio Carmelo, de São Cristóvão, está promovendo o I Desafio de Futsal de São Cristóvão. O torneio contará com a participação dos quatro maiores colégios da sede do municio.
O Elízio, Paulo Sarazate, Gaspar e São Cristóvão. Com o intuito de fortalecer o entrosamento entre a juventude que admira o esporte salonista, o torneio terá início no próximo dia 26, a partir das 9 horas na quadra dos Pintos.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, a abertura do evento será animada com apresentações de danças de alunos dos colégios participantes. Nélio Miguel, presidente da Juventude Sancristovense, conta com a participação da juventude estudantil, bem como de familiares e amigos prestigiando a iniciativa.
Texto: Everardo Sena

22 maio 2012

CORAL VOZES DA ESPERANÇA ABRE SEMANA DA FAPETI


Reunidos no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, dezenas de profissionais da assistência social e assistidos pelo programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV/PETI) prestigiaram o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Sergipe. O evento faz parte da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil iniciada no mês de abril no estado do Ceará.
A caravana, que está percorrendo todos os estados da região nordeste tem como intuito sensibilizar a sociedade civil, a fim de obter compromissos dos poderes executivo, legislativo e judiciário para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a educação.
Verônica Passos, coordenadora geral do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, ressaltou que a exploração do trabalho infantil é uma prática que prejudica o desenvolvimento físico e mental da criança e do adolescente e que o combate a essa prática oportuniza um futuro promissor ao assistido.
Convidados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, o Coral Vozes da Esperança formado do Peti em São Cristóvão, foi uma das atrações que abriram o evento nesta manhã, 22.
Sob a regência da maestra Clara Raquel, os pequenos apresentaram um repertório preparado especialmente para a ocasião. Entre as canções, músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e sucessos do momento a exemplo da música “Tem que ser Você” interpretada pela dupla Victor e Léo.
Emocionado com a apresentação, o representante da Seides, Danilo Falcão, disse que o Coral Vozes da Esperança é a prova viva que os investimentos dos cofres públicos em crianças estão dando certo. “Não trabalhamos com crianças retiradas das ruas, crianças que estão longe do trabalho infantil. Nós trabalhamos diariamente com verdadeiros talentos e por que não futuros artistas. Todo e qualquer investimento é satisfatório quando estamos diante desses talentos” falou Danilo.
O coral Vozes da Esperança foi criado pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão há dois anos. Atualmente cerca de 30 crianças entre 07 e 14 anos participam do coral que já foi premiado inúmeras vezes.

 
Texto e foto: Grazziele Santos