26 setembro 2011

WOMEN’S CLUB VISITAM SÃO CRISTÓVÃO E SE ENCANTAM COM A CACETEIRA E PRÉDIOS HISTÓRICOS










No último domingo, 25, o município de São Cristóvão recebeu a visita das Women’s Club, que participam do XXVI Encontro Nacional, em Sergipe, reunindo mais de 200 mulheres de todo o país.
Em São Cristóvão, o grupo aportou na Praça São Francisco, patrimônio da Humanidade, onde foi recepcionado pela ‘Caceteira de Rindu’. De imediato, a dança marcada pela batida dos instrumentos, colorida pelas chitas dos vestidos, contagiou as mulheres e seus acompanhantes, levando-os a se misturarem e dançar com o grupo folclórico, aplaudido por todos.
Em seguida, recepcionado pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes, e toda a equipe municipal, o grupo visitou os prédios históricos, como a Igreja São Francisco, a Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, a Casa do Folclore Zeca de Noberto, O Posto de Informações Turísticas e o Museu Histórico de Sergipe, contando com a presença do diretor, o historiador Thiago Fragata, onde a Prefeitura ofereceu um buffet composto por comidas típicas ( queijadinhas, bolachinhas de goma, disquinhos, doces, bolos de macaxeira, banana, milho e puba), encantando a todos os paladares.
As mulheres também puderam conhecer o artesanato produzido pelas artesãs de São Cristóvão, produzidos na Sala do Saber, além das peças entalhadas, reproduzindo os prédios e ícones históricos e culturais do município, feitas pelo artista Nivaldo e pintada por sua equipe. Foi distribuída a nova folheteria turística do município, conquistando de vez aquelas que já conheciam São Cristóvão e as que vieram pela primeira vez, muitas delas, desafiando as limitações físicas da idade, superando pela motivação da beleza da cidade.
Guiadas por estagiários, coordenadoras, equipe técnica, ao som das Caceteiras que não pararam de brincar durante toda a tarde, as integrantes do Women’s Club parabenizaram a Prefeitura Municipal de São Cristóvão pela recepção e por toda a riqueza apresentada desde o folclore até a culinária. Por volta das 19h, o grupo se despediu e seguiu para a capital.

Caceteiras
- Este é um grupo folclórico dedicado ao São João, com alegria dos seus cantos e danças. A Caceteira tem como foco, o samba-de-coco, com seu tirador em versos que é respondido pelos demais brincantes. As figuras se vestem de trajes coloridos e são acompanhadas por sanfona, pandeiro e ganzá. O chefe da Caceteira é mestre Rindu, figura da maior importância da cultura imaterial, pois além da Caceteira, é chefe da Chegança, ligado ao ciclo de mar e guerra.



Texto e Fotos: Yara Santos