14 setembro 2011

PREFEITO LANÇA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Lançado hoje, 14, pelo Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, o novo sistema de emissão de nota fiscal da cidade histórica. Instituído desde julho desse ano, por meio do decreto nº 079, o sistema eletrônico consiste em promover mais facilidade e comodidade aos usuários, além de aumentar o número da arrecadação municipal.
Durante esta manhã dezenas de colaboradores, secretários municipais e demais contribuintes compareceram ao auditório do Convento de Arte Sacra para prestigiar o lançamento do sistema eletrônico e também para participar da audiência pública, cuja finalidade era esclarecer dúvida referente ao sistema implantado.
Satisfeito por mais um passo dado rumo ao progresso, o Prefeito Alex Rocha parabenizou toda a equipe da Secretaria das Finanças por seu empenho durante a implantação do sistema e ressaltou que São Cristóvão é uma das poucas cidades a aderir o sistema eletrônico.
“Hoje qualquer cidadão pode acompanhar em tempo real o serviço administrativo da Prefeitura. Pois nossa gestão é feita a base da transparência, onde a população pode acompanhar todos os passos dados por nós e constatar nosso empenho pelo desenvolvimento de São Cristóvão” completa.
A Nota Fiscal Eletrônica segue um modelo nacional, que tem como objetivo substituir o atual sistema de emissão do documento fiscal, que ainda é feito em papel em cerca de 80% dos municípios sergipanos. De acordo com o secretário das Finanças, Lauro Rocha, o novo sistema trouxe muitos benefícios para o município, que passa a contar com uma maior eficiência da fiscalização proporcionando mais estimulo à cidadania.
“A nota fiscal eletrônica promove também a redução exorbitante de papel. Com o sistema eletrônico não gastamos com impressões auxiliando o município da redução dos gastos, mas principalmente à preservação do meio ambiente” disse.
Presente no evento o secretário do Planejamento, Paulo Roberto, ex-secretário das Finanças do município fez questão de parabenizar a equipe e falou que a ação para alguns pode soar como pequena, mas na verdade é grandiosa para a saúde financeira do município.
Após desfeita a mesa, o representante do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Irênio Lino, explicou a importância desse processo, mostrando aos presentes todas as etapas do cadastramento de uma empresa. “O sistema é muito simples e seguro para quem acessa” ressalta.
O sistema chamado de Siam poderá ser acessado através do endereço www.saocristovao.se.gov.br de qualquer computador, sem a necessidade de instalar um programa na máquina, apenas acessar a internet. Todas as empresas registradas no município serão cadastradas e cada representante receberá um cartão magnético, que contém 40 chaves de acesso, o que garante a segurança e funcionalidade do serviço. Irênio explicou ainda que além da emissão da nota o usuário poderá acompanhar demais serviços, bem como obter o extrato detalhado e todo o histórico do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
Glariston Lima, diretor de arrecadação do município informou que as empresas terão até o dia 25 deste mês para se adequarem as novas normas, após o prazo as notas fiscais deixarão de ter validade.

Estiveram presentes a secretária da Inclusão e do Desenvolvimentop Social, Carolina Pereira e o gerente do Banco do Brasil, Manoel Honorino.

Texto e foto: Grazziele Santos