23 setembro 2011

PETI DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA ATIVIDADE SOBRE A FAMÍLIA




“Queria ser um passarinho para olhar tudo de cima, casa, cavalo e riacho.” A Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou o Dia da Família, nesta sexta-feira, 23, envolvendo crianças e adolescentes usuários do programa, reunindo as famílias.
Iniciado com uma palestra sobre o significado de família, as crianças e suas respectivas mães assistiram às apresentações previstas para a programação desta sexta.
Logo após a palestra, o Coral ‘Vozes da Esperança’ regido pela professora Clara Raquel, cantou e encantou a todos com músicas infantis, com frases significativas, onde as crianças chamaram a atenção para o direito de viverem com plenitude a infância e a importância do respeito às diferenças. Na programação, o jogral, um vídeo com o registro das atividades do mês, a dança e os parabéns para o aniversariante do mês.
Segundo a educadora, Analine Nascimento Silva de Oliveira, o mês de setembro é da Família, por isso essa temática foi trabalhada com as crianças. “Esse foi o primeiro encontro com a família, em outubro trabalharemos a temática da criança”, explicou.
Os adolescentes do Peti da sede apresentaram a dança que ensaiaram para participar do Campeonato de Revelações 2011, organizado pela coordenação do Peti de São Cristóvão, com todas as unidades, a ser realizado no Recreio dos Passarinhos, no dia 29. “A coordenação está promovendo esse concurso “Revelações 2011”, mobilizando todas as unidades do Peti, onde as crianças e os adolescentes se apresentarão em diversas modalidades, como a dança, ritmos, artes manuais, e canto coral, no dia 29, a partir das 8h”, informou a educadora.
Ao final da programação, as crianças, os adolescentes, as mães e as educadoras cantaram os parabéns do aniversariante do mês, Éverton Damaceno Cruz, e se deliciaram com um bolo de chocolate e muitos doces.
À tarde, foi o momento das crianças e adolescentes assistidos pelo Peti da sede, neste período, fazerem a festa junto com as educadoras e suas mães. Assim como no período da manhã, a programação foi aberta com o significados de família, as mães viram os trabalhos desenvolvidos pelos filhos na unidade, além de assistirem a um vídeo com o registro das atividades realizadas durante o mês de setembro, emocionando a todos desde a trilha sonora até as fotos.
Logo após, cantaram e coreografaram com a regente do Coral, envolvendo todos os presentes. Os aniversariantes do mês, Josué Adrian, Carlos Roberto e Anderson Rafael receberam os parabéns dos amigos e todos comeram um belo bolo de chocolate e muitos doces.
A última música escolhida para o repertório do Coral deixou uma mensagem simples com um teor complexo de sabedoria para todos que estavam na unidade Peti da sede, se estendendo até onde o canto chegou. “As flores são diferentes, os bichos são diferentes, a gente é diferente e o que temos de igual é o coração”.

Texto e Fotos: Yara Santos