15 setembro 2011

SAÚDE REÚNE PROFISSIONAIS DA ÁREA EM REUNIÃO SOBRE MATRICIAMENTO

Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, reuniu profissionais da área numa qualificação sobre matriciamento. O evento foi realizado no Fórum Gílson Goes, a partir das 9h.
A reunião contou com a presença das equipes de PSF e agentes de saúde das UBS Valadares e Raimundo Aragão, além da Coordenação da Saúde da Mulher, da Criança, do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, e dos Centros de Atenção Psicossociais – CAPS.
A coordenadora de Saúde Mental, Edjane Mendes, explicou que a reunião sobre o matriciamento tem o objetivo de fortalecer a rede com a co-responsabilização do cuidado dos portadores de transtornos mentais.
Durante a reunião foram apresentadas definições sobre o CAPS, o público alvo, o protocolo de admissão, o perfil do admitido e do encaminhado e a diferença entre CAPS Mental e AD.
Em seguida, o matriciamento, abordado dentro do recorte da definição, finalidade e objetivo, e o fluxograma da rede (ambulatório, CAPS, Urgência, UBS, Clínicas Psiquiátricas).
Também foi tratada a questão da demanda espontânea, onde são visualizadas as equipes (médicos, enfermeiros, agentes de saúde), o dia das reuniões dos agentes e as atividades existentes dos grupos de pacientes.

Texto: Yara Santos