29 setembro 2011

SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO TOMAM MEDIDAS PARA MELHORAR A SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO

A Secretaria Municipal de Administração de São Cristóvão, em prol do cumprimento dos horários de trabalho e conseqüente melhoramento na qualidade do serviço oferecido pela Saúde do município, anuncia a implantação do ponto eletrônico nas unidades.
Reunidos na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário municipal da Saúde, Thiago Araújo Menezes; em companhia do secretário da Administração, Manoel Barros; da coordenadora da Atenção Básica, Joélia Ferreira Gouveia; da auditora, Jória Dias; do presidente do Sindicato dos Servidores, Carivaldo Moura; falaram sobre os benefícios da implantação do ponto eletrônico.
Assistidos por diretores de unidades de saúde, coordenadores, agentes de saúde e sindicalistas, que por sua vez ocuparam as cadeiras do Plenário Edson Fontes, os secretários abordaram as questões que caminham para a solução, mediante instalação do ponto.
Segundo o secretário municipal da Administração, tendo os horários de chegada e saída dos profissionais das unidades registrados eletronicamente, a população desfrutará de um serviço melhor, com a presença efetiva dos profissionais da Saúde, inclusive dos médicos, solucionando a problemática enfrentada pelo município, devido ao não cumprimento da carga horária contratual por alguns funcionários.
A adoção do ponto eletrônico não se constitui na forma única de solução das dificuldades enfrentadas por São Cristóvão no que se refere à Saúde, porém, a medida evidenciará o compromisso ou a falta deste por parte dos profissionais contratados pelo município, o que gerará ações administrativas que preservarão os direitos da população.
“A Prefeitura Municipal de São Cristóvão paga salários em volta do valor de R$ 6 mil a médicos que devem cumprir 6 horas de trabalho, mas por algum motivo, não as cumprem efetivamente, portanto, o ponto eletrônico que também é utilizado no Hospital João Alves Filho, no Hospital de Cirurgia, no HPM, vai impedir que diretores sejam coniventes e os demais atendentes abandonem seus postos diante da saída dos médicos”, defendeu o secretário de Administração.
Presente à reunião, a auditora Jória Dias informou que, diferente de como muitos pensam, o Ministério da Saúde divulgou uma estimativa de que para atender com qualidade cada paciente, um médico deveria receber uma média de 20, o que não impede o profissional de atender 18 ou 30, mas muitos se apóiam no número exato da estimativa, o que não corresponde à grande demanda do município.
O presidente do Sindicato do Servidores, Carivaldo, evidenciou que a proposta , de fato, é louvável, pois a Saúde tem sido noticiada com carências em todo o país, e em São Cristóvão , não tem sido diferente, agravada pelas questões já citadas. Enfatizou também, em companhia com o secretário de administração, que foi durante a atual gestão em que foi feito um novo Estatuto.
“A Prefeitura , hoje, custeia R$ 40 mil para a construção do Hospital de São Cristóvão, tem um Estatuto novo e mais atualizado do que o anterior que datava de 1992, saindo na frente da capital, até”,concluiu Manoel Barros.
Todas as mudanças causam estranhezas, até que façam parte do cotidiano e sejam absorvidas, mas a instalação do ponto eletrônico é uma medida administrativa do município de São Cristóvão, na tentativa de salvar a Saúde da UTI, oferecendo um melhor serviço para a população, grande beneficiária deste processo, tolhendo aqueles que não cumprem com as suas funções usurpando do povo sancristovense o direito básico à Saúde.

Texto e Fotos: Yara Santos