14 setembro 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE SÃO CRISTÓVÃO SERÁ REATIVADO


Na manhã desta quarta-feira, 14, em reunião realizada na Casa dos Conselhos, integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que se encontrava desativado, se reuniram para reativar o órgão.
O conselheiro Luís Carlos Freire França esteve presente durante o encontro e junto com Israel Tavares Batista; com a representante governamental, Onete da Mota Santos (SEMIDES); a coordenadora do CRAS do Conjunto Eduardo Gomes, Slaine Dórea; e demais membros governamentais e não governamentais decidiram reformular o regimento interno adaptando-o à atual conjuntura, o que deverá ser apreciado e posto em votação nas próximas reuniões do órgão.
Segundo a representante da SEMIDES, Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, o comitê da Segurança Alimentar e Nutricional teria sido criado para gerir o Programa Fome Zero, do Governo Federal, através do qual as famílias recebiam o valor na conta e tinham que comprovar o investimento em alimentação. Porém, a mudança da metodologia, que veio atender à solicitação popular, promoveu a criação do Programa Bolsa Família, não fazendo necessária a fiscalização do investimento, necessariamente, em alimentos. A partir daí, o país apresentou uma nova visão sobre segurança alimentar e nutricional.

O conselheiro Israel confirmou a explicação da representante da SEMIDES e completou a sua fala dizendo que através do Conselho, a Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, a chamada ação social do município, terá sua atuação fortificada, por meio da captação de recursos e a fiscalização.
Ao total, o regimento estabelece que seja 12 membros e, na literatura atual conta com uma distribuição desigual, o que deverá será acertado na reformulação, entre governamentais e não-governamentais, contemplando igrejas, sindicatos, movimentos populares, associação de classe e governamental.
Uma das conquistas que já pode ser celebrada pelo município, é a doação de terra através do sistema de comodato, para a plantação de hortas e demais modalidades, cujos frutos serão comprados pelo Governo do Estado e pelo Município, através do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que disponibilizarão sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.O programa contemplará 160 vagas para os participantes das qualificações em São Cristóvão, o que será acompanhado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Texto e Foto: Yara Santos