29 setembro 2011

PETI PROMOVE “PROJETO REVELAÇÃO 2011”








Cerca de 300 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participaram nesta manhã, 29, do projeto ‘Revelação Peti 2011’. Promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, o projeto realizado no Lar Esmeralda, situado no povoado Recreio dos Passarinhos, foi criado com o intuito de avaliar as ações desenvolvidas nas unidades do programa estimulando e reconhecendo os novos talentos.
Durante todo o dia, sob a coordenação dos oficineiros e educadores, as crianças se divertiram e mostraram seus talentos. Segundo Sandra Lima, coordenadora do Peti, todo mês é escolhido um tema para ser trabalhado nas unidades, este mês o tema escolhido foi à família, onde através de palestras e atividades lúdicas os alunos aprendem a importância de cada temática. “Além das temáticas os alunos participam de aulas semanais de pintura em tela e canto, o que fortalece e muito no desenvolvimento artístico e cultural dos nossos pequenos” completa a coordenadora.
Divididos em três modalidades, os alunos das unidades do Parque Santa Rita, Sede, Eduardo Gomes, Recreio dos Passarinhos, Cabrita e Aldeia mostraram aos demais colegas suas habilidades. “Abrimos as inscrições no início do mês e a mobilização para a formação dos grupos e escolha do que seria apresentado ficou por conta dos próprios alunos, que se sentiram motivados e preparados para participar do projeto” explica Sandra.
Artes manuais foi a primeira categoria a ser disputada. Sob o olhar criterioso do júri os pequenos não se intimidaram e em 10 minutos mostraram suas habilidades. Caricaturas, desenhos abstratos e paisagens deram viram ao pedaço de papel em branco, transformando-o numa verdadeira obra de arte. Em seguida foi a vez das apresentações da categoria Contadores de História.
Envergonhados algumas crianças optaram por uma apresentação mais rápida, mas os mais desinibidos apostaram na popularidade e trouxeram até torcida organizada, a exemplo do garoto Everton, aluno do Peto Sede, que durante sua apresentação da parlenda arrancou aplausos da platéia.
A secretária da Inclusão, Carolina Pereira, fez questão de prestigiar os talentos do Peto e disse que esse tipo de atividade é muito importante pra o desenvolvimento das crianças, não somente pela mostração de habilidades, mas principalmente pela forma como é feita a atividade. “Acho esse projeto super válido, pois as crianças aprendem a trabalhar em equipe, se sentem mais seguras e preparadas para enfrentar futuros desafios. Além, é claro de identificar os talentos, que modéstia parte são inúmeros” falou.
A última categoria, intitulada Ritmos, foi uma das mais competidas, onde cerca de 40 alunos participaram. Divididos em duetos, trios e grupos os pequenos soltaram a voz e dançaram os mais diferentes ritmos, com direito a participação da platéia. Após as apresentações os alunos degustaram um delicioso almoço e brincaram durante o restante do dia ao som da banda Jovens que Encantam.
Cada categoria classificou um ganhador, que recebeu um brinde doado por alguns secretários municipais e demais colaboradores do Peti.














Texto e foto: Grazziele Santos