22 setembro 2011

ESTUDANTES PARTICIPAM DA 3ª RODA DE LEITURA REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO


Na manhã desta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a 3ª Roda de Leitura, esta coordenada pela folclorista e coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos.

Assistidos por um público especial, formado por estudantes do ensino médio do Colégio Gaspar Lourenço, a roda foi apresentada pela coordenadora, Maria Gloria Santos; pelo diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata; o professor, Edmílson Celestino de Barros; a Diretora do Colégio Eliseu Carmelo, Maria Rita dos Santos; a professora do Colégio Gaspar Lourenço, Irani Carvalho; a coordenadora do Posto de Informações Turísticas, Eliene Marcelo; e pela coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, Rose Mary Barbosa, responsáveis pela leitura e interpretação de textos de autores brasileiros.

A roda de leitura foi preenchida por Cora Coralina, Núbia Marques, Cecília Meireles e, entre outros, Vesta Viana, cuja trajetória está em Exposição no Museu Histórico de Sergipe, “As memórias de Vesta”.

Cada leitura e interpretação personalizaram os textos lidos pelos presentes, o que prendeu a atenção dos estudantes, que se preparam para o nível superior, a faculdade.

Ao final das leituras, foi aberta a conversa, onde timidamente, instigados cada vez mais pelas palavras, os estudantes começaram a interagir e levantar questões sobre a poesia, sua importância e presença.

Sabatinado sobre a importância da poesia em sua vida, o diretor do Museu, Thiago Fragata, respondeu que em 2005, publicou um manifesto pela poesia diária, reivindicando a presença e valorizando dessa estética do texto e, mesmo, dos poetas nos jornais. “Sinto a falta da poesia nas páginas de Cultura dos Jornais, até daqueles que se dizem os melhores do Estado. Há cerca de 40 anos, os jornais publicavam poesias, diferente da realidade atual”, disse.

O historiador estendeu-se e afirmou que as palavras têm sabor e viajou pelas composições de Cora Coralina, onde enfatizou que essa autora é de uma família de doceiras, o que certamente adocicou as suas palavras sobre Goiás, sendo este reconhecido como patrimônio histórico brasileiro desde o ano de 2001.

Eliene Marcelo enfatizou a importância da formação do discurso, da formulação do pensamento e interação, já que os estudantes estão na iminência da realização do vestibular e acesso à faculdade, onde suas opiniões serão cobradas, o que os incentivou a levantar questões.

Por fim, os estudantes seguiram para o Museu histórico de Sergipe, onde visitaram a exposição de Vesta Viana, a qual faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Cultura, a 5ª Primavera dos Museus, ‘Mulheres, Museus e Memórias’.


Texto e Fotos: Yara Santos