09 setembro 2011

SÃO CRISTÓVÃO: 7 DE SETEMBRO É COMEMORADO COM DESFILE CÍVICO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

O dia da Independência brasileira foi comemorado no município de São Cristóvão, com o exercício cívico das escolas do município, as quais saíram em desfile, apresentando diversos temas e homenagens ao patrimônio histórico e cultural, material e imaterial da quarta cidade mais antiga do país.

O desfile de 07 de setembro foi organizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação, e foi assistido pelas autoridades governamentais, municipais e milhares de pessoa, que receberam com aplausos os estudantes devidamente fardados com indumentárias variadas, de acordo com o tema trabalhado.

Saindo da Praça da Bandeira em direção à Praça da Matriz, bandas marciais eram anunciadas e aplaudidas por todos, na execução do Hino Nacional, Hino da Bandeira e músicas populares, acompanhadas de um corpo coreográfico repleto de cores e expressões.

Às 15h, a Lira Sancristovense abriu o Desfile Cívico e deu o tom do exercício do amor à pátria. Em seguida, foi a vez da Escola Municipal Lauro Rocha, que leva o nome do ex-prefeito, apresentar o seu tema. Na oportunidade, os estudantes prestaram uma homenagem ao ex-prefeito, o qual já se encontrava emocionado no palanque, pelas escolas construídas durante sua gestão. Também foi prestada homenagem à Dona Paulina, 73, com a faixa “Educação não tem idade”.

No dia da pátria, a primeira-dama e secretária municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, comemorou mais uma primavera e em homenagem ao seu aniversário e pelos trabalhos desenvolvidos pelo órgão do qual está à frente, as crianças assistidas pelo Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil apresentaram um banner com o rosto da gestora e a frase “Por um gesto julgamos caráter”.

Puxadas pela banda formada pelos “Jovens que Encantam”, as crianças trouxeram obras feitas por elas mesmas durante a oficina de pintura em tela, enaltecendo o patrimônio histórico e o folclore, este representado através de um pelotão caracterizado com a indumentária das caceteiras. Os demais pelotões trouxeram brincadeiras infantis, o combate ao trabalho infantil e uma homenagem a José Lucivaldo, o ‘Valdinho’, que desenvolveu um trabalho repleto de frutos e humanizou toda uma história.

Puxados pela Banda Francisco Rosa, o Projovem Adolescente trouxe os troféus conquistados e prestaram homenagem à secretária, apresentando um quadro, onde o seu rosto foi pintado. Adiante, o pelotão trazia a maquete que reproduziu o complexo arquitetônico, no qual está localizada a Praça São Francisco, detentora da chancela de patrimônio da humanidade.

Na sequência, a Escola Municipal Adilma Lima e a Escola Municipal Frei Fernando trouxeram as crianças com a mensagem de paz. Ao toque da Banda 24 de Outubro, as crianças marcharam.

Temáticas como a preservação do meio ambiente foram tratadas por alguns núcleos de ensino, como a Escola tia Robélia, enfatizando a necessidade de manter a fauna e a flora para a própria sobrevivência do ser humano. Ao toque da Banda Castelo Branco, as crianças marcharam.

Mais do que especial, a escola Lar Imaculada Conceição, fundada pelas missionárias, prestou homenagem à Irmã Dulce, beatificada como Bem aventurada Dulce dos Pobres’. As crianças, vestidas em hábito de freiras, prestavam homenagem à benta.

O colégio Alternativo marcou presença cívica no desfile, tratando do Amor, Ordem e Progresso, além de solicitar 1 minuto de silêncio pelo falecimento do pai do governador Marcelo Déda. Logo após, foi executado o Hino Nacional e trazida a pomba da paz.

A Escola Municipal Assunção do Nascimento, ao som da Banda Francisco Rosa, trouxe crianças vestidas de soldados e o corpo coreográfico arrancou aplausos de toda a população.

O Projeto Jovens que Encantam, uma organização apoiada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, apresentou sua própria banda marcial, puxando o pelotão composto por fadas e cinderelas.

A escola Martinho de Oliveira Bravo, tratou do destino do lixo, reciclagem e o tempo de decomposição. Dentro da temática, a Escola Gina Franco, puxada pela banda Castelo Branco, tratou da paz, meio ambiente, educação, grandes mulheres e inclusão. As crianças apresentaram a faixa que dizia a seguinte frase: “A paz é como uma grande roda humana, enquanto todos estiverem de mãos dadas, as armas estarão no chão”.

O Centro Educacional Prado Meireles trouxe pelotões com bandeiras e um especial, onde estudantes se caracterizaram de índios, reconhecendo a importância dos indígenas para a pátria. A Escola Municipal Araceles Rodrigues Correa comemorou 25 anos de história, com o brasão “Eu sou a prata da casa”.

As escolas estaduais localizadas no município marcaram presença no 07 de setembro e a Neyde Mesquita nas cores vermelho, amarelo e preto, tratou da igualdade, com o tema “Sergipe pela Educação”, visando ao entendimento de todos sem distinção.

O Senador Paulo Sarasate, ao som da tetra-campeã, Banda Manoel Luiz, prestou homenagem ao maestro e compositor auto-didata, João Batista do Prado, trazendo pelotões com estudantes caracterizados de Carmem Miranda, Colombina e Pierrôs, preencheram a avenida com muitas cores.

O Elísio Carmelo, puxado pela banda castelo Branco, representou o folclore sancristovense, patrimônio imaterial, trazendo um pelotão formado por Seu Jorge e o seu grupo de brincantes. O boi, em meio ao palhaço e dona deusa brincava e arrancava aplausos do público, o qual prestigiou todo o evento. O último batalhão foi composto pelos professores do colégio, que trabalham o civismo, contribuindo para a formação cidadã.

Os Desbravadores, com a temática trabalhada pelo seu corpo coreográfico nas cores azul, branco e amarelo trouxe pelotões com anjos, com asas e trompetes que anunciavam a volta de Jesus.

Sob muitos aplausos e aclamações, o Gaspar Lourenço trouxe não só o seu alunado, mas os ex-alunos, com o tema Planeta Terra. Vestidos com uma indumentária luminosa, em meio aos fogos, e a coreografia com material pirotécnico, arrancou aplausos.

A professora Efigênia Simões, da Escola Deputado Antônio Carlos Leite Franco, puxado pela Banda Carmélio Costa, do Povoado Cardoso, emocionada, disse que ao ver a escola na rua pela primeira vez, as lágrimas foram sinônimo da satisfação de um trabalho realizado com a parceria dos pais e a dedicação dos alunos adolescentes. Com a equipe de trabalho formada apenas pelas professoras Efigênia Simões e Diva Silva, desfile das crianças de 06 a 14 anos, do Antônio Carlos, foi sinônimo de civismo e superação.

O desfile de 07 de setembro foi finalizado com o pelotão da SEMED – Secretaria Municipal da Educação, composto pelo secretário municipal da Educação de São Cristóvão, Morgan Prado, e todo o corpo organizacional do órgão.

Entre as autoridades que prestigiaram o desfile cívico de 07 de setembro do município de São Cristóvão, estavam o Frei Sormane; o representante do cerimonial da Secretaria de Estado da Educação, Emílio Garcez, o prefeito Alex Rocha; o vice-prefeito, Cláudio Sanclau; a primeira-dama e secretária municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; o chefe de Gabinete e secretário municipal de Finanças, o ex-prefeito Lauro Rocha; a assistente do prefeito, Telma Pureza; o secretário municipal da Educação, Morgan Prado; o secretário da Saúde, Thiago Menezes; o secretário da Administração, Manoel Barros; o secretário da Junta Militar, Luís Carlos Freire França; o secretário municipal da Comunicação, Pedro Rocha; o secretário e ex-prefeito, Horácio de Souza Lima; a secretária municipal da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; o presidente da Câmara, Paulo Roberto de Santana; vereador Pai Veio; vereador irmão Gibson, e outros.


Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos