05 setembro 2011

ENCERRAMENTO DO CURSO APRENDER A EMPREENDER REVELA SATISFAÇÃO DE SANCRISTOVENSES COM A PREFEITURA

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o SEBRAE, realizou no período de 29 de agosto a 02 de setembro, o Curso “Aprender a Empreender”.
Realizado no espaço do Museu Histórico de Sergipe, gentilmente cedido pela direção, composta pelo historiador Thiago Fragata, o Curso foi encerrado na última sexta-fera, 02, com a apresentação de trabalhos realizados pelos grupos compostos por um público de quase 30 componentes, número máximo de inscrições propostas, legitimando a identidade dos participantes com a oportunidade.
O Curso é resultante das ações capacitativas e qualitativas da mão-de-obra do município, realizadas pela Direção de Turismo, setor coordenado por Silene Lazaritto, em prol do empoderamento dos artesãos, associações, cooperativas, comerciantes e demais autores dos serviços oferecidos por São Cristóvão, potencializando o Turismo histórico-cultural-culinário e ambiental.
À frente, o instrutor do SEBRAE, Edson Santana, levou os inscritos a aprenderem o empreendedorismo a partir das seguintes temáticas: custo fixo; custo invariável; margem de contribuição; faturamento; mercado consumidor; concorrente; fornecedor; produto; metas; previsão de vendas; e empreendedores de sucesso.
Os grupos apresentaram trabalhos de finalização do curso, abordando questões necessárias para a o empreendedor sair da informalidade, sendo beneficiado pela formalidade e regularização de seu comércio; tratou sobre a gestão comercial e compartilhada, elencando as possibilidades de comércio; além das características profissionais e estruturais de um ambiente propício ao crescimento. “É preciso sair do eu para pensar no nós”, Edson Santana.
A sala esteve repleta de doceiras, bonequeiras, sociedade civil, além de funcionários do município interessados em qualificar para empreender. Finalizadas as atividades, o instrutor declarou um poema, no qual o empreendedorismo esteve presente nos versos de forma humana, onde coube uma homenagem à diretora de Turismo de São Cristóvão, Silene Lazarito, emocionando esta, mediante as palmas da turma, agradecida pela oportunidade que já foi anunciada a primeira de diversas que serão oportunizadas.
“São Cristóvão deixou de ser apenas a cidade onde moramos para ser o local que amamos. O oceano de adesões ao curso, o qual foi originado a partir da reunião com o SEBRAE sobre as nossas necessidades, é o primeiro de muitos que virão. Para fazer essa proposta é necessário ter impatia com as pessoas e seriedade com o trabalho desenvolvido, pois esse é o procedimento e o caminho ensolarado para seguirmos por essa relação de mercado e demandas”, disse Silene.
Além dos cursos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inaugurou a Sala dos Saberes e Fazeres, onde os artesãos do município são convidados a frequentar, produzir, e expor os seus produtos.
Convidado a participar do encerramento do Curso, o diretor do Museu disse que a parceria será sempre possível porque o local não é um espaço apenas para turistas.
“O Museu também é um espaço para a comunidade e vai permanecer de portas abertas. Sempre falta alguma coisa para o artesão e espero que a partir destes cursos, as portas se abram para os nossos profissionais”, disse.
Os artesãos terão até o dia 13 para levarem os documentos necessários, solicitados pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho – NAT, para fazerem a carteira de artesãos. Posteriormente, no dia 15, passarão pela avaliação técnica, onde serão definidas as tipologias com que trabalham, sendo possíveis até duas formas por profissional.
Ao final da manhã, os inscritos receberam o certificado de conclusão do curso e se mostraram interessados nas próximas qualificações.

Texto: Yara Santos