12 setembro 2011

DESFILE CÍVICO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS NO CONJUNTO EDUARDO GOMES

Aberta pela Lira Sancristovense João Batista Prado, com a execução do Hino Nacional, a tarde do último sábado, 10, foi de civismo no Conjunto Eduardo Gomes, onde a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou o Desfile Cívico das escolas, em homenagem ao 07 de setembro.
Organizadas na Avenida Principal do Conjunto, cerca de 20 escolas trataram de temas relacionados à educação e ao meio ambiente, homenageando aqueles que lutaram pela conquista da independência brasileira e aos que trabalharam pelo desenvolvimento da educação em São Cristóvão.
Os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social (Semides) trouxeram temáticas urbanas, como a violação dos direitos das crianças e adolescentes, além de enaltecerem o patrimônio material e imaterial de São Cristóvão.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), puxado pela Banda Marcial “Jovens que Encantam”, apresentou pelotões trazendo as caceteiras, brincadeiras infantis, e o combate ao trabalho infantil, além da pintura em tela, que retratou o patrimônio histórico-cultural. Em seguida, o Projovem Adolescente foi aplaudido pelo público presente, formado por autoridades e centenas de moradores.
Na sequência, a Escola Municipal Francisco da Costa Batista tratou da temática do meio ambiente, visando à conscientização das crianças para o melhoramento do mundo. Com a grande questão “Até quando teremos água?”, a escola levou os presentes à reflexão sobre a importância da preservação das fontes naturais de água doce e o depósito apropriado do lixo.
O Colégio Magistral mostrou-se preocupado com a transmissão de uma educação que permita a formação completa do cidadão e deu visibilidade ao tema “O que ameaça o meio ambiente”. O Colégio Alternativo levou as crianças e os adolescentes vestidas de soldados, representando o Exército Brasileiro. Um carro nas cores da bandeira, apresentou um painel com fotos ilustres de heróis da História do Brasil, seguido de um trenzinho que transportou crianças vestidas de esportistas.
O Colégio Adorai apresentou o tema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. Ao som da Banda, que tocou a música ‘Amigos para sempre’, deixou a mensagem para os presentes: ‘Educai as crianças para não punir os homens’.
O Colégio Vinícius de Moraes apresentou o tema “Brasil, pai de um povo herói”. O Colégio Estadual Gaspar Lourenço abrilhantou o desfile cívico apresentando um corpo coreográfico e indumentárias baseados nos quatro elementos: água, fogo, terra e ar. Ao toque da banda aplaudida por todos, marcou sua presença com o grito de guerra: “Gaspar Lourenço é só pressão”.
O Colégio Sanclau, composto por cinco pelotões, mostrou que o fogo que ilumina é o mesmo que consome, lembrando que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
A Escola municipal Raimundo Francisco dos Santos tratou da patrimônio cultural de São Cristóvão, enaltecendo a Praça São Francisco, detentora da chancela de Patrimônio da Humanidade, e prestando homenagem à folclorista Maria Glória dos Santos, diretora da Casa do Folclore Zeca de Norberto.
Estiveram presentes ao desfile a deputada estadual, Ana Lúcia Menezes; o prefeito Alex Rocha; o vice-prefeito, Cláudio Sanclau; o secretário da Educação, Morgan Prado; secretário de Comunicação, Pedro Rocha; secretário de Articulação política, Horácio Souza Lima; secretário Adjunto da Saúde, Angelino Filho; superintendente da SMTT, Wellington Alves; diretor-presidente do SAAE, Tadeu Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Paulinho dos Correios; e o vereador Irmão Gibson. O evento contou com o apoio da Polícia Militar, SMTT, Seguranças, além da própria comunidade, que participou maciçamente do ato cívico.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos