30 setembro 2011

PREFEITURA INAUGURA SALA BRASIL




A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo em parceria com o Lar Esmeralda inaugurou na manhã do último sábado, 01, a mais nova sala de leitura do município. Intitulada Leia Brasil, a sala homenageia a Ong carioca Leia Brasil, que doou cerca de 10 mil livros ao município, mostrando mais uma vez seu compromisso com a propagação do conhecimento.
Localizada no Lar Esmeralda, povoado Recreio dos Passarinhos, a sala de leitura é equipada com cerca de 3 mil títulos, entre literatura infantil, exemplares infanto-juvenil, livros de pesquisa, beneficiando assim não somente a população do Recreio dos Passarinhos, mas também mais quatro localidades, a exemplo do Parque Santa Rita e Aningas.
Segundo a secretária adjunta da Cultura, Rosilda Machado, além dos exemplares a sala de leitura conta também com um numeroso acervo musical, uma viodeoteca e gibiteca, onde as crianças poderão se divertir e compartilhar conhecimento com os demais.
“Ainda esse mês inauguraremos mais duas salas de leitura, sendo uma no loteamento Lauro Rocha e outra no povoado Rita Cacete” completa a secretária adjunta.

Lar Esmeralda
Fundado em 2009, o Lar Esmeralda atende cerca atualmente 52 famílias e mais de 250 crianças, onde semanalmente recebem auxilio pedagógico e participam de oficinas de dança, música, higiene bucal e palestras sócio-educativas.
Segundo Acácia Mendes, diretora do Lar, todas as famílias são beneficiadas mensalmente com uma cesta básica, além da alimentação fornecida durante os encontros.













Texto e foto: Grazziele Santos

COLÉGIO GINA FRANCO REALIZA O 2° DESFILE DA PRIMAVERA











Na manhã desta sexta-feira, 30, estudantes da Escola Municipal Gina Franco saíram florindo as ruas do Centro Histórico de São Cristóvão, foi o 2° Desfile da Primavera.
Concentrados na Praça da Bandeira, em companhia da diretora, professores e mães, as crianças realizaram um percurso em direção à Praça da Matriz, contemplando a população com a mensagem de preservação do meio ambiente e de valorização do esporte.
“Pelo prazer de educar e o prazer de inovar”, como diz o lema da escola, os estudantes desfilaram pelas ruas, distribuídos em batalhões que trataram da natureza e da importância da ação consciente do cidadão com a frase “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja”, “Não jogue lixo no chão”; além dessas, as bandeiras do Brasil e de São Cristóvão, marcaram presença em meio ao colorido harmonizado pelo azul e o branco do pelotão da paz.
O pelotão dos esportes deu destaque ao futebol, ‘paixão nacional’, além de trazer as crianças uniformizadas com diversos times, dentre eles o atual campeão do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama.
Com a marcha marcada pela banda, os estudantes do Gina Franco coloriram o Centro histórico de São Cristóvão e anunciaram a chegada da primavera e com a estação as atividades, como os Jogos que agitam a comunidade estudantil, pregando vida saudável e a integração da própria comunidade.










Texto e Fotos: Yara Santos

ABERTO '3º TORNEIO INTERCAPS: LIGA DOS CAMPEÕES'

Aberto nesta manhã, 30, no ginásio de esportes Constâncio Vieira o '3ª Torneio InterCaps: Liga dos Campeões'. Ao todo 15 equipes formadas por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que integram a rede da saúde mental das cidades de São Cristóvão, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Salgado e Aquidabã participam do torneio.
O evento realizado pela Associação de Convivência (AsCon), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da sua Rede de Atenção Psicosocial (Reaps) tem como finalidades promover a socialização e a prática constante de atividades físicas.
Segundo a Kátia Cardoso, diretora da associação conviver, o evento serve para mostrar para toda a sociedade a capacidade dos usuários, exterminando de uma só vez o preconceito.
Todas as equipes envolvidas no evento comparecem a abertura. Fardados e levando as bandeiras de seus times, os atletas foram apresentados ao público. Ao entrar no ginásio os Caps João Bebe água e Valter Correia foi ovacionado, com direito a chuva de papel picado.
Treino
Treinando desde o início deste mês, os 30 atletas dos Caps João Bebe Água e Valter Correia irão representar o município de São Cristóvão. Segundo os preparadores físicos Derli Vasconcelos e Cícero Raimundo, técnicos do Caps João Bebe Água e Valter Correia, respectivamente, os atletas estão treinando duas vezes por semana se dedicando muito a competição.
Como forma de promover mais interação entre os usuários, os atletas de São Cristóvão treinam juntos. Derli conta que a principio apenas uma equipe iria participar, mas devido ao entusiasmo dos atletas os preparadores optaram em inscrever os dois caps.
“Eles estão se dedicando muito, alguns usuários até pararam de ingerir bebidas alcoólicas para participar da liga, o que podemos considerar como um grande avanço” completa Cícero.
Apósa a execução do hino nacional e o juramento dos atletas o evento foi encerrado com a apresentação do grupo de estreet dance de Aacaju e da banda de música de Nossa Senhora da Glória.
O primeiro jogo acontece em 04 de outubro, às 09h, no Clube do Banese.












Texto e foto: Grazziele Santos

AUDITORA VIAJA À BRASÍLIA EM BUSCA DE AMENIZAR A SITUAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO





No período de 03 a 08 de outubro, a Dr.ª Jória Dias, auditora do município de São Cristóvão, viaja à Brasília com o objetivo de encontrar soluções para as situações pendentesdo município.



A auditora informou que as soluções serão procuradas em parceria com os Ministérios. "Buscaremos junto com a Receita Federal, equipamentos que amenizem o déficit de São Cristóvão", informou a Dr.ª.



A viagem também servirá para que a auditora, levando em conta as carências do município, pleiteie a doação de equipamentos que possam ser utilizados na conjuntura municipal de São Cristóvão, e estejam retidos pela alfândega da Delegacia da Receita Federal.




Texto e Foto: Yara Santos

SÃO CRISTÓVÃO REALIZA O II ENCONTRO NA PRAÇA

Chegou o dia, é hoje, 30, a partir das 15h, o II Encontro na Praça. Realizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a segunda edição do projeto acontece na Praça da Matriz, onde haverá a Feira de artesanato, apresentação dos Jovens que Encantam e as Taieiras.

Os shows musicais terão início às 16h30, com o Grupo de Samba “Opções” e tem continuidade com a cantora de música popular brasileira, Karla Isabella, às 20h; e a Banda de seresta, Natura, às 22h.

O “Prata da Praça” é um quadro novo do Encontro, que revelará os talentos de São Cristóvão. Os interessados em cantar se inscreveram na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e serão acompanhados pelo maestro Mangueira e sua banda.

Na feira de artesanato, serão expostos os produtos de artistas renomados, como Paulo Sérgio, Ricardo Lins e Nivaldo, o entalhador. Além desses profissionais, também serão expostos os trabalhos em pintura em tela e outras modalidades feitos pelas crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, através dos Projetos Sociais Peti e Projovem.

Toda a programação será postada pela Casa Curta-Se em tempo real. O Curta-Se estará presente na programação do Encontro na Praça, onde exibirá filmes brasileiros e franceses, em parceria com o festival francês.

Às 18h, acontece a Mostra Informativa de Curtas com o ‘Pode Piorar’; ‘Sambatown’; ‘Bob Lester’; ‘Contatos’; ‘Ratos’; ‘A diagonal dos loucos’; ‘Innsbay’; ‘Vida Mandigueiro’.

A realização do II Encontro na Praça conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Municipal da Cultura e do Turismo João Bebe Água; Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMIDES); Secretaria Municipal de Infraestrutura; e SMTT.

Texto:Yara Santos

Designer: Sandra Helena

29 setembro 2011

PETI PROMOVE “PROJETO REVELAÇÃO 2011”








Cerca de 300 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participaram nesta manhã, 29, do projeto ‘Revelação Peti 2011’. Promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, o projeto realizado no Lar Esmeralda, situado no povoado Recreio dos Passarinhos, foi criado com o intuito de avaliar as ações desenvolvidas nas unidades do programa estimulando e reconhecendo os novos talentos.
Durante todo o dia, sob a coordenação dos oficineiros e educadores, as crianças se divertiram e mostraram seus talentos. Segundo Sandra Lima, coordenadora do Peti, todo mês é escolhido um tema para ser trabalhado nas unidades, este mês o tema escolhido foi à família, onde através de palestras e atividades lúdicas os alunos aprendem a importância de cada temática. “Além das temáticas os alunos participam de aulas semanais de pintura em tela e canto, o que fortalece e muito no desenvolvimento artístico e cultural dos nossos pequenos” completa a coordenadora.
Divididos em três modalidades, os alunos das unidades do Parque Santa Rita, Sede, Eduardo Gomes, Recreio dos Passarinhos, Cabrita e Aldeia mostraram aos demais colegas suas habilidades. “Abrimos as inscrições no início do mês e a mobilização para a formação dos grupos e escolha do que seria apresentado ficou por conta dos próprios alunos, que se sentiram motivados e preparados para participar do projeto” explica Sandra.
Artes manuais foi a primeira categoria a ser disputada. Sob o olhar criterioso do júri os pequenos não se intimidaram e em 10 minutos mostraram suas habilidades. Caricaturas, desenhos abstratos e paisagens deram viram ao pedaço de papel em branco, transformando-o numa verdadeira obra de arte. Em seguida foi a vez das apresentações da categoria Contadores de História.
Envergonhados algumas crianças optaram por uma apresentação mais rápida, mas os mais desinibidos apostaram na popularidade e trouxeram até torcida organizada, a exemplo do garoto Everton, aluno do Peto Sede, que durante sua apresentação da parlenda arrancou aplausos da platéia.
A secretária da Inclusão, Carolina Pereira, fez questão de prestigiar os talentos do Peto e disse que esse tipo de atividade é muito importante pra o desenvolvimento das crianças, não somente pela mostração de habilidades, mas principalmente pela forma como é feita a atividade. “Acho esse projeto super válido, pois as crianças aprendem a trabalhar em equipe, se sentem mais seguras e preparadas para enfrentar futuros desafios. Além, é claro de identificar os talentos, que modéstia parte são inúmeros” falou.
A última categoria, intitulada Ritmos, foi uma das mais competidas, onde cerca de 40 alunos participaram. Divididos em duetos, trios e grupos os pequenos soltaram a voz e dançaram os mais diferentes ritmos, com direito a participação da platéia. Após as apresentações os alunos degustaram um delicioso almoço e brincaram durante o restante do dia ao som da banda Jovens que Encantam.
Cada categoria classificou um ganhador, que recebeu um brinde doado por alguns secretários municipais e demais colaboradores do Peti.














Texto e foto: Grazziele Santos

SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO TOMAM MEDIDAS PARA MELHORAR A SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO

A Secretaria Municipal de Administração de São Cristóvão, em prol do cumprimento dos horários de trabalho e conseqüente melhoramento na qualidade do serviço oferecido pela Saúde do município, anuncia a implantação do ponto eletrônico nas unidades.
Reunidos na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário municipal da Saúde, Thiago Araújo Menezes; em companhia do secretário da Administração, Manoel Barros; da coordenadora da Atenção Básica, Joélia Ferreira Gouveia; da auditora, Jória Dias; do presidente do Sindicato dos Servidores, Carivaldo Moura; falaram sobre os benefícios da implantação do ponto eletrônico.
Assistidos por diretores de unidades de saúde, coordenadores, agentes de saúde e sindicalistas, que por sua vez ocuparam as cadeiras do Plenário Edson Fontes, os secretários abordaram as questões que caminham para a solução, mediante instalação do ponto.
Segundo o secretário municipal da Administração, tendo os horários de chegada e saída dos profissionais das unidades registrados eletronicamente, a população desfrutará de um serviço melhor, com a presença efetiva dos profissionais da Saúde, inclusive dos médicos, solucionando a problemática enfrentada pelo município, devido ao não cumprimento da carga horária contratual por alguns funcionários.
A adoção do ponto eletrônico não se constitui na forma única de solução das dificuldades enfrentadas por São Cristóvão no que se refere à Saúde, porém, a medida evidenciará o compromisso ou a falta deste por parte dos profissionais contratados pelo município, o que gerará ações administrativas que preservarão os direitos da população.
“A Prefeitura Municipal de São Cristóvão paga salários em volta do valor de R$ 6 mil a médicos que devem cumprir 6 horas de trabalho, mas por algum motivo, não as cumprem efetivamente, portanto, o ponto eletrônico que também é utilizado no Hospital João Alves Filho, no Hospital de Cirurgia, no HPM, vai impedir que diretores sejam coniventes e os demais atendentes abandonem seus postos diante da saída dos médicos”, defendeu o secretário de Administração.
Presente à reunião, a auditora Jória Dias informou que, diferente de como muitos pensam, o Ministério da Saúde divulgou uma estimativa de que para atender com qualidade cada paciente, um médico deveria receber uma média de 20, o que não impede o profissional de atender 18 ou 30, mas muitos se apóiam no número exato da estimativa, o que não corresponde à grande demanda do município.
O presidente do Sindicato do Servidores, Carivaldo, evidenciou que a proposta , de fato, é louvável, pois a Saúde tem sido noticiada com carências em todo o país, e em São Cristóvão , não tem sido diferente, agravada pelas questões já citadas. Enfatizou também, em companhia com o secretário de administração, que foi durante a atual gestão em que foi feito um novo Estatuto.
“A Prefeitura , hoje, custeia R$ 40 mil para a construção do Hospital de São Cristóvão, tem um Estatuto novo e mais atualizado do que o anterior que datava de 1992, saindo na frente da capital, até”,concluiu Manoel Barros.
Todas as mudanças causam estranhezas, até que façam parte do cotidiano e sejam absorvidas, mas a instalação do ponto eletrônico é uma medida administrativa do município de São Cristóvão, na tentativa de salvar a Saúde da UTI, oferecendo um melhor serviço para a população, grande beneficiária deste processo, tolhendo aqueles que não cumprem com as suas funções usurpando do povo sancristovense o direito básico à Saúde.

Texto e Fotos: Yara Santos



26 setembro 2011

WOMEN’S CLUB VISITAM SÃO CRISTÓVÃO E SE ENCANTAM COM A CACETEIRA E PRÉDIOS HISTÓRICOS










No último domingo, 25, o município de São Cristóvão recebeu a visita das Women’s Club, que participam do XXVI Encontro Nacional, em Sergipe, reunindo mais de 200 mulheres de todo o país.
Em São Cristóvão, o grupo aportou na Praça São Francisco, patrimônio da Humanidade, onde foi recepcionado pela ‘Caceteira de Rindu’. De imediato, a dança marcada pela batida dos instrumentos, colorida pelas chitas dos vestidos, contagiou as mulheres e seus acompanhantes, levando-os a se misturarem e dançar com o grupo folclórico, aplaudido por todos.
Em seguida, recepcionado pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes, e toda a equipe municipal, o grupo visitou os prédios históricos, como a Igreja São Francisco, a Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, a Casa do Folclore Zeca de Noberto, O Posto de Informações Turísticas e o Museu Histórico de Sergipe, contando com a presença do diretor, o historiador Thiago Fragata, onde a Prefeitura ofereceu um buffet composto por comidas típicas ( queijadinhas, bolachinhas de goma, disquinhos, doces, bolos de macaxeira, banana, milho e puba), encantando a todos os paladares.
As mulheres também puderam conhecer o artesanato produzido pelas artesãs de São Cristóvão, produzidos na Sala do Saber, além das peças entalhadas, reproduzindo os prédios e ícones históricos e culturais do município, feitas pelo artista Nivaldo e pintada por sua equipe. Foi distribuída a nova folheteria turística do município, conquistando de vez aquelas que já conheciam São Cristóvão e as que vieram pela primeira vez, muitas delas, desafiando as limitações físicas da idade, superando pela motivação da beleza da cidade.
Guiadas por estagiários, coordenadoras, equipe técnica, ao som das Caceteiras que não pararam de brincar durante toda a tarde, as integrantes do Women’s Club parabenizaram a Prefeitura Municipal de São Cristóvão pela recepção e por toda a riqueza apresentada desde o folclore até a culinária. Por volta das 19h, o grupo se despediu e seguiu para a capital.

Caceteiras
- Este é um grupo folclórico dedicado ao São João, com alegria dos seus cantos e danças. A Caceteira tem como foco, o samba-de-coco, com seu tirador em versos que é respondido pelos demais brincantes. As figuras se vestem de trajes coloridos e são acompanhadas por sanfona, pandeiro e ganzá. O chefe da Caceteira é mestre Rindu, figura da maior importância da cultura imaterial, pois além da Caceteira, é chefe da Chegança, ligado ao ciclo de mar e guerra.



Texto e Fotos: Yara Santos

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZARÁ O II ENCONTRO NA PRAÇA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, através da Direção de Arte e Cultura, realizará na próxima sexta-feira, 30, a segunda edição do Projeto “Encontro na Praça”, agora repleto de novidades.
A programação acontecerá na Praça da Matriz, onde a partir das 15h, será aberta a Feira de Artesanato, com exposição de pintura em tela; peças entalhadas; e demais produtos concebidos por crianças e adolescentes dos Projetos Sociais desenvolvidos pelo Município (Peti e Projovem), além de artistas plásticos renomados, como Paulo Sérgio, Ricardo Lins e Nivaldo, o entalhador.
A identidade cultural de São Cristóvão estará estampada na programação, através das Taieiras, de Sr. Jorge do Estandarte, e segue com a diversidade, contando com a apresentação dos ‘Jovens que Encantam’; o Grupo de Samba ‘Opções’; a cantora Karla Isabella; e a Seresta da Banda Natura.
A II edição do Encontro na Praça traz uma novidade que envolverá, ainda mais, a comunidade com o projeto, é o ‘Prata da Praça’, uma oportunidade para você mostrar o seu talento musical. Toda a programação será postada pela Casa Curta-Se em tempo real.
Os interessados em cantar no palco do Encontro devem se inscrever previamente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, escolhendo três músicas a serem ensaiadas com o maestro Mangueira e conhecendo o regulamento para a participação. A inscrição é gratuita.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão realiza II Encontro na Praça através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio da Fundação Municipal da Cultura e do Turismo João Bebe Água; Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMIDES); Secretaria Municipal de Infraestrutura; e SMTT.


Texto: Yara Santos

24 setembro 2011

'MÚSICA NA IGREJA' É PRESTIGIADO POR TURISTAS




O Projeto ‘Música na Igreja’, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, através da Diretoria de Arte e Cultura, na última sexta-feira, 23, recebeu a primavera com o quarteto de saxofone, da Lira Sancristovense, na Igreja Nossa Senhora da Vitória.

Realizado sempre às tardes das sextas-feiras, ontem, em especial, o projeto foi prestigiado por um grupo de estudantes vindos da capital baiana, do Colégio Módulo, localizado em Salvador.
Acompanhados de seus professores, os estudantes assistiram ao quarteto e se maravilharam com a estrutura da Igreja da Matriz, recebendo também o guiamento da equipe técnica da Igreja.


O quarteto afinou os instrumentos e apresentou a característica de cada um dos saxofones, e a história da invenção e seu patenteamento, e em meio aos aplausos, executou peças contemporâneas e clássicas.

Na plateia, estudantes da filarmônica, turistas, o regente auxiliar, José Marcos de Andrade, professores, ou seja, mais de cinqüenta pessoas assistiram ao projeto e saudaram os músicos por manterem viva a música, somando beleza aos prédios históricos de São Cristóvão.











Texto e Fotos: Yara Santos






CMDCA PREPARA CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Na próxima segunda-feira, 26, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizará reunião na Casa dos Conselhos, agora localizada à Rua Messias Prado, nº 172, sobre a Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo a secretária executiva da Casa dos Conselhos, Adriana Lima de Jesus, todos os órgãos municipais que trabalham a temática da criança e adolescente e a Assessoria de Comunicação estão convidados para a reunião, onde será feito o levantamento dos preparativos do evento.
A reunião acontece na Casa dos Conselhos, a partir das 10h.


Texto: Yara Santos

23 setembro 2011

SEMIDES REALIZA ARRASTÃO PARA COMEMORAR O DIA DA CRIANÇA

A Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social de São Cristóvão (Semides) prepara uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças.
Segundo o diretor Administrativo da Semides, Márcio Siqueira, o órgão realizará uma programação que contemplará as crianças e adolescentes dos programas sociais do município, a exemplo do Peti e Projovem, com um grande arrastão, puxado pelo cantor sergipano, Cid Natureza.
“As crianças e adolescentes dos programas sociais receberão camisas, assim como toda a equipe da Inclusão e toda a comunidade também está convidada a participar do arrastão”, informou Siqueira.
A concentração do arrastão será em frente ao Colégio Gaspar Lourenço, com chegada na Praça da Matriz, onde haverá Parque de Diversões para a garotada.
A programação acontece nos dias 13, na sede a partir das 8h, e no dia 14, no conjunto Eduardo Gomes, onde a concentração será em frente à Igreja Nossa Senhora do Loreto, com chegada no Centro Comercial.

Texto: Yara Santos

PETI DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA ATIVIDADE SOBRE A FAMÍLIA




“Queria ser um passarinho para olhar tudo de cima, casa, cavalo e riacho.” A Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou o Dia da Família, nesta sexta-feira, 23, envolvendo crianças e adolescentes usuários do programa, reunindo as famílias.
Iniciado com uma palestra sobre o significado de família, as crianças e suas respectivas mães assistiram às apresentações previstas para a programação desta sexta.
Logo após a palestra, o Coral ‘Vozes da Esperança’ regido pela professora Clara Raquel, cantou e encantou a todos com músicas infantis, com frases significativas, onde as crianças chamaram a atenção para o direito de viverem com plenitude a infância e a importância do respeito às diferenças. Na programação, o jogral, um vídeo com o registro das atividades do mês, a dança e os parabéns para o aniversariante do mês.
Segundo a educadora, Analine Nascimento Silva de Oliveira, o mês de setembro é da Família, por isso essa temática foi trabalhada com as crianças. “Esse foi o primeiro encontro com a família, em outubro trabalharemos a temática da criança”, explicou.
Os adolescentes do Peti da sede apresentaram a dança que ensaiaram para participar do Campeonato de Revelações 2011, organizado pela coordenação do Peti de São Cristóvão, com todas as unidades, a ser realizado no Recreio dos Passarinhos, no dia 29. “A coordenação está promovendo esse concurso “Revelações 2011”, mobilizando todas as unidades do Peti, onde as crianças e os adolescentes se apresentarão em diversas modalidades, como a dança, ritmos, artes manuais, e canto coral, no dia 29, a partir das 8h”, informou a educadora.
Ao final da programação, as crianças, os adolescentes, as mães e as educadoras cantaram os parabéns do aniversariante do mês, Éverton Damaceno Cruz, e se deliciaram com um bolo de chocolate e muitos doces.
À tarde, foi o momento das crianças e adolescentes assistidos pelo Peti da sede, neste período, fazerem a festa junto com as educadoras e suas mães. Assim como no período da manhã, a programação foi aberta com o significados de família, as mães viram os trabalhos desenvolvidos pelos filhos na unidade, além de assistirem a um vídeo com o registro das atividades realizadas durante o mês de setembro, emocionando a todos desde a trilha sonora até as fotos.
Logo após, cantaram e coreografaram com a regente do Coral, envolvendo todos os presentes. Os aniversariantes do mês, Josué Adrian, Carlos Roberto e Anderson Rafael receberam os parabéns dos amigos e todos comeram um belo bolo de chocolate e muitos doces.
A última música escolhida para o repertório do Coral deixou uma mensagem simples com um teor complexo de sabedoria para todos que estavam na unidade Peti da sede, se estendendo até onde o canto chegou. “As flores são diferentes, os bichos são diferentes, a gente é diferente e o que temos de igual é o coração”.

Texto e Fotos: Yara Santos

22 setembro 2011

ESTUDANTES PARTICIPAM DA 3ª RODA DE LEITURA REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO


Na manhã desta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a 3ª Roda de Leitura, esta coordenada pela folclorista e coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos.

Assistidos por um público especial, formado por estudantes do ensino médio do Colégio Gaspar Lourenço, a roda foi apresentada pela coordenadora, Maria Gloria Santos; pelo diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata; o professor, Edmílson Celestino de Barros; a Diretora do Colégio Eliseu Carmelo, Maria Rita dos Santos; a professora do Colégio Gaspar Lourenço, Irani Carvalho; a coordenadora do Posto de Informações Turísticas, Eliene Marcelo; e pela coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, Rose Mary Barbosa, responsáveis pela leitura e interpretação de textos de autores brasileiros.

A roda de leitura foi preenchida por Cora Coralina, Núbia Marques, Cecília Meireles e, entre outros, Vesta Viana, cuja trajetória está em Exposição no Museu Histórico de Sergipe, “As memórias de Vesta”.

Cada leitura e interpretação personalizaram os textos lidos pelos presentes, o que prendeu a atenção dos estudantes, que se preparam para o nível superior, a faculdade.

Ao final das leituras, foi aberta a conversa, onde timidamente, instigados cada vez mais pelas palavras, os estudantes começaram a interagir e levantar questões sobre a poesia, sua importância e presença.

Sabatinado sobre a importância da poesia em sua vida, o diretor do Museu, Thiago Fragata, respondeu que em 2005, publicou um manifesto pela poesia diária, reivindicando a presença e valorizando dessa estética do texto e, mesmo, dos poetas nos jornais. “Sinto a falta da poesia nas páginas de Cultura dos Jornais, até daqueles que se dizem os melhores do Estado. Há cerca de 40 anos, os jornais publicavam poesias, diferente da realidade atual”, disse.

O historiador estendeu-se e afirmou que as palavras têm sabor e viajou pelas composições de Cora Coralina, onde enfatizou que essa autora é de uma família de doceiras, o que certamente adocicou as suas palavras sobre Goiás, sendo este reconhecido como patrimônio histórico brasileiro desde o ano de 2001.

Eliene Marcelo enfatizou a importância da formação do discurso, da formulação do pensamento e interação, já que os estudantes estão na iminência da realização do vestibular e acesso à faculdade, onde suas opiniões serão cobradas, o que os incentivou a levantar questões.

Por fim, os estudantes seguiram para o Museu histórico de Sergipe, onde visitaram a exposição de Vesta Viana, a qual faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Cultura, a 5ª Primavera dos Museus, ‘Mulheres, Museus e Memórias’.


Texto e Fotos: Yara Santos