15 outubro 2010

SEMINÁRIO DE DEFESA CIVIL É REALIZADO EM SÃO CRISTÓVÃO

Aberto na manhã de ontem, 14, o I Seminário sobre Defesa Civil em São Cristóvão, que abordou o tema Construindo uma São Cristóvão melhor. Promovido pela Prefeitura de São Cristóvão através da Coordenação Municipal de Defesa Civil o evento fez parte da comemoração dos 10 anos da existência da Comdec. Representantes de diversas coordenações espalhadas por todo território sergipanos marcaram presença.
Segundo o Major Mendes a cidade de São Cristóvão está de parabéns e merece ser vista como um exemplo para os demais municípios. Além da organização a Comdec de São Cristóvão vem se empenhando para um melhor desenvolvimento do trabalho, motivando não somente os que se beneficiam dos serviços da Defesa Civil na quarta cidade mais antiga do país, mas também os demais companheiros.
“A crescimento da Comdec de São Cristóvão motiva os demais municípios, principalmente aquele que ainda não dispõem do serviço, a criá-lo na sua cidade. Nós sabemos das dificuldade, mas é através da força de vontade que desenvolveremos um excelente trabalho” completa o Major.
A abertura do evento foi feito pelo coordenador municipal, Luciano Silva, que contou um pouco da historia da Comdec. Emocionado, Luciano lembrou da forte chuva que assolou a cidade em abril desse ano e falou ainda da experiência de passar seu aniversário com água até a cintura. Para o coordenador a Comdec só existe através do companheirismo. O lema a vida em primeiro lugar se faz valer a partir do momento, por exemplo, que você sai de sua casa embaixo de uma tempestade e vai ao encontro de uma senhora, a qual a chuva se encarregou de levar sua casa, utensílios e até mesmo comida, e só saia dali depois de colocá-la num local seguro.
“Defesa Civil não se faz sem Corpo de Bombeiros, sem Samu, Policia Militar. Defesa Civil não se faz sem gestão municipal, sem moradores, não se faz sem voluntários. É esse conjunto que faz da defesa civil o que ela é hoje e faz valer sua importância e credibilidade perante a população” disse.
De acordo com o Prefeito Alex Rocha, apesar das dificuldades, muitas coisas vêm sendo realizadas na cidade, como limpeza do Rio Pamaropama, principal fonte de água da cidade e maior prejudicado, canais e trabalho de conscientização da população quanto ao respeito do meio ambiente. “Nosso principal problema hoje é o desrespeito com o meio ambiente. Infelizmente a população, ainda, continua jogando lixo em locais inadequados, o que auxilia muito aos desmoronamentos, entupimentos das valas, sem falar na poluição” explica.
Alex Rocha falou ainda que em poucos dias será executado um plano de combate à poluição dos rios, canais, praças e demais vias públicas da cidade. “Não quero mais ver São Cristóvão nas capas de jornais exibindo tragédias, quero ver minha cidade exibindo cidadania e progresso” completou.


Palestras

Com o intuito de proporcionar a comunidade e as pessoas que trabalham diretamente com as situações de risco no Estado uma discursão, de forma que cada um pudesse compartilhar suas propostas de melhoria e experiências, o evento contou ainda, com três palestras.A primeira proferida por Major Mendes, que fez questão de deixar bem claro que o trabalho da defesa civil não se limita apenas os dias de chuva ou as situações de risco, como por exemplo os desabamentos. “Nós fazemos defesa civil o ano inteiro”.
Logo após foi a vez do Capitão Leonardo, representando a Defesa Civil de Pernambuco, que falou da experiência durante os trabalhos de resgate não nos estados de Alagoas e Pernambuco, e do Sargento Elielson Silva do Corpo de Bombeiros de Sergipe, que fez demonstração com cães e falou da parceria da corporação junta a defesa civil.

Homenagens

Em reconhecimento a bravura e todo trabalho desenvolvido durante as situações de risco ocorridas nesses 10 anos de existência da Comdec, foram, homenageados 20 pessoas, entre elas, o Major Mendes, Major Mateus, o Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, a Secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Oliveira, ao coordenador da Comdec de São Cristóvão, Luciano Silva e demais colaboradores que se mostraram homens e mulheres valentes e não mediram esforços para salvar vidas quando necessário. Após as homenagens o público pôde se deliciar um saboroso coquetel ao som da Lira Sancristovense.

Foto e texto: Grazziele Santos