07 outubro 2010

ADOLESCENTES DO PROJOVEM APRESENTAM PEÇA TEATRAL PARA GRUPOS: JESUS TE AMA E ALEGRIA DE VIVER

A batida envolvente e o som contagiante nos levavam à apenas um endereço nesta manhã, 07, Ginásio de Esportes do Conjunto Eduardo Gomes. Foi assim que deu-se início a manhã de lazer dos adolescentes do Projovem e dos grupos da melhor idade “Jesus te Ama” (Cras Conjunto Eduardo Gomes) e “Alegria de Viver” (sede). Sob o comando do oficineiro do Projovem, Roger Nascimento, os meninos e meninas deram um show de dança com direito a passos personalizados, como por exemplo o túnel, trenzinho e caracol.
Mas amanhã não trouxe apenas diversão aos ouvidos nem ao corpo, trouxe também aos olhos e a mente. Incentivados pela coordenação do Cras, os adolescentes que fazem parte do projeto ‘Projovem’ apresentaram uma peça teatral, está direcionada a elevação da auto-estima dos grupos da melhor idade.
Escrita por Roger Nascimento a peça, que foi encenada pelos próprios alunos, demorou cerca de um mês para ser montada. O oficineiro, explica que a elaboração e finalização do texto também contou com a ajuda dos adolescentes, que arrancou muitos aplausos da pláteia.
O enredo da peça conta a história de duas amigas, ambas da melhor idade, mas com percepções distintas sobre o mundo. Severina acredita que mesmo idosa a vida não acabou, na verdade ela começou. Já a amiga, Centenária, discorda de tudo e acha que o melhor é esperar a morte chegar. Aos poucos as duas vão entrando em concordância e chegam a conclusão que muita diversão e alegria está por vir.
Atenta, a platéia não tirava os olhos da apresentação e acompanhavam todos os detalhes da peça. Maria Aparecida Alves, componente do grupo ‘Alegria de Viver há um ano, falou que a peça serve de exemplo para todos, pois muitas vezes achamos que a vida não tem mais valor e acabamos por desacreditar em algumas coisas, mas devemos ser persistente e lutar.
A atividade faz parte do cronograma elaborado pelos psicólogos, assistentes sociais e oficineiros do Centro de Referência e da Assistência Social (Cras), que durante todo o ano desenvolvem atividades ligadas ao bem estar físico, emocional e mental de cada componente.
Para Jaqueline Menezes, psicóloga e uma das coordenadoras do grupo Alegria de Viver, a manhã de lazer mostra que a convivência entre idosos e jovens é possível, basta apenas querer. “Tenho certeza que nessa manhã estamos quebrando um tabu, pois muita gente, ainda, acredita que os adolescentes devido a pouca idade não têm nada para ensinar. Hoje foi possível comprovar que podemos sim realizar a interação e a troca de experiência, cada um na sua idade, entre jovens e pessoas da melhor idade” explica.


Foto e Texto: Grazziele Santos